Pages

domingo, 17 de maio de 2009

Lula chega à China em busca de parceria


Eu não disse? Eu disse para vocês. A CPI é para encobrir a lama que escorre do senado e câmara Olha só o que o Presidente Lula disse:Em entrevista coletiva na Embaixada do Brasil na Arábia Saudita"Eu até agora não sei o que está por trás dessa CPI. Possivelmente alguns que assinaram estavam querendo tirar das suas costas todo esse debate que a imprensa está fazendo sobre o Senado. Outros, possivelmente, estejam preocupados com o processo eleitoral de 2010. Eu, francamente, estou preocupado em governar o Brasil e vou me dedicar a isso", declarou o Presidente.

Rumo à China

O Presidente Lula já se despediu da Arábia Saudita e desembarca nesta segunda-feira em Pequim para sua segunda visita oficial à China em cinco anos, com o desafio de pôr em prática uma "parceria estratégica" entre os dois países que vá além da relação comercial. Um dos principais pontos da agenda de Lula durante a visita de três dias será a assinatura de um plano qüinqüenal de ação conjunta para o período de 2010 e 2014.

Esse plano deverá estabelecer metas para o crescimento do comércio bilateral, dos investimentos e de outros pontos da cooperação entre os países. A China é considerada "parceira estratégica" do Brasil desde 1993, quando foi assinado um acordo entre os países durante o governo Itamar Franco.

Desde então, a importância comercial do país asiático para o Brasil vem crescendo significativamente, a ponto de a China ter se tornado em abril pela primeira vez na história o maior parceiro comercial do Brasil, desbancando 80 anos de liderança absoluta dos Estados Unidos.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração