Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Na imprensa estrangeira o assunto é....



Abrindo página ontem no "NYT", a cobertura da cúpula latino-americana mostrou uma conversa de Lula, Hugo Chávez, Raúl Castro e Evo Morales e o enunciado "Em encontro no Brasil, Washington é desdenhada" (scorned).Iniciando o longo texto do correspondente Alexei Barrionuevo, os "Líderes latino-americanos deram mais um passo para longe da órbita de décadas dos EUA, num encontro que reuniu quase toda a América Latina e o Caribe, mas excluiu os EUA. E, no processo de juntar os líderes de 31 países, o Brasil mais uma vez mostrou suas credenciais de líder indiscutível da América Latina".

O espanhol "El País", com ampla cobertura, destacou a entrada de Cuba no Grupo do Rio, como ação de Lula, além de seu pedido de "uma chance a Obama", reação à expulsão proposta por Morales


Os sites de "NYT" e "Financial Times" ressaltaram que Obama indicou a secretário de Agricultura um defensor do etanol e também de "reduzir a tarifa sobre o etanol de açúcar do Brasil". Ele é também próximo de Hillary e Bill Clinton, com interesses no setor, inclusive no Brasil.


Paul Kennedy, historiador em Yale, propôs ontem áreas que deveriam ser priorizadas por Obama, no "International Herald Tribune". "Primeiro, América Latina. Visitas que fiz a México, Brasil sugerem que existe um desejo amplo por uma relação equilibrada com o primo ianque".


O site da Americas Society, instituição de política externa voltada ao hemisfério, postou afinal sobre a cúpula latino-americana. Diz que "sublinha não só a crescente liderança do Brasil, mas também uma chance de Lula facilitar, servir como mediador nas relações Estados Unidos-Cuba".

Aqui no Brasil...

Lauro Jardim noticia na Veja.com que amanhã nasce a Maior, empresa que associa o ABC de Nizan Guanaes ao "maior grupo de mídia da região Sul", RBS, marcando sua "expansão sem volta a outras regiões". A "surpreendente associação tem um ponto em comum, Armínio Fraga e Pedro Parente, dupla que trabalhou no governo FHC( Da coluna do coleguinha Nelson de Sá)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração