Pages

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ele vai chegar aos 100%?



Governo Lula é considerado ótimo ou bom por 73%, segundo CNI/Ibope; no Nordeste, 46% dão nota 10 à gestão

A maioria dos brasileiros sabe da crise econômica internacional e a considera grave, mas avalia que o País está tomando as medidas adequadas para enfrentá-la. Nesse contexto, revelado por duas pesquisas de opinião divulgadas ontem, a aprovação ao governo Lula subiu a novas taxas recordes.

Segundo levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o governo é considerado ótimo ou bom por 73% dos brasileiros. Esse índice é quatro pontos porcentuais superior ao obtido em setembro, em plena campanha eleitoral, época em que o presidente foi pouco atacado e teve suas realizações destacadas por aliados em centenas de cidades do País.

O instituto Sensus, que divulgou pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), detectou números semelhantes aos do Ibope: 71,1% dos entrevistados vêem o governo como ótimo e bom. A taxa de aprovação ao desempenho pessoal do presidente é ainda maior: 80,3%.

Segundo o Ibope, os brasileiros com menor renda e escolaridade são os mais satisfeitos com a administração do País. Na faixa dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, nada menos que 81% vêem o governo como ótimo ou bom. Mas foi entre os mais "ricos", com renda acima de cinco salários mínimos, que as taxas positivas tiveram crescimento maior desde setembro.

A nota média dada ao governo, em uma escala de 0 a 10, ficou em 7,8, ainda segundo Ibope. Na Região Nordeste, 46% dos entrevistados optaram pela nota 10. O governo também foi aprovado no grau máximo por 54% dos que têm renda de até um salário mínimo.

O capítulo da pesquisa Ibope sobre a crise internacional revela que 75% dos entrevistados já haviam tomado conhecimento dela ao ser abordados pelo instituto. Destes, 84% vêem a crise como "grave" ou "muito grave" e 62% consideram ótima ou boa a atuação do governo no enfrentamento do problema. Segundo 29% dos consultados, os efeitos da turbulência econômica já são sentidos em seu dia-a-dia.

OTIMISMO

Na pesquisa Sensus, 70,9% dos entrevistados dizem que a crise já está atingindo ou vai atingir o Brasil. Para 35%, o País sairá fortalecido dessa situação.

O levantamento ainda detecta otimismo em relação à economia em 2009, mas em tom mais contido do que o verificado em setembro. O índice dos que prevêem melhora no emprego nos próximos seis meses, por exemplo, caiu de 59,2% para 47,3%.

Lula comentou a melhora de sua avaliação, ontem, em discurso na 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. "Um governante não pode ficar olhando apenas para o seu umbigo, porque tem 80%, e achar que está bom", afirmou. "Ainda falta muito para realizar o sonho que nos trouxe para a Presidência da República."

O Sensus ouviu 2.000 pessoas entre os dias 8 e 12 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Já o Ibope fez 2.002 entrevistas entre 5 e 8 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração