Pages

domingo, 9 de novembro de 2008

A Folha Mentiu


Nota da Policia Federal

"Em relação à matéria "Sem ordem judicial, PF quebra sigilo telefônico", publicada no jornal Folha de S.Paulo (07/ 11/ 2008), a Polícia Federal esclarece que não houve, em nenhuma hipótese, quebra de sigilo telefônico sem autorização judicial.

Na realidade, a PF solicitou à Nextel que informasse a mera localização das torres de retransmissão dessa empresa -ERBs (Estação Rádio-Base)- situadas próximas à Superintendência da Polícia Federal em SP e de alguns dos principais endereços objeto de busca. Em nenhum momento foi requisitado, a qualquer empresa telefônica, dado que exija autorização judicial para tanto. Inicialmente, a Nextel respondeu negativamente, entendendo que se tratava de pedido de números telefônicos. Mas, esclarecido à empresa que se tratava de mera informação de localização de antena, não protegida por sigilo telefônico, os dados foram fornecidos à autoridade policial no exercício da presidência do inquérito.

A relação de telefones constante no inquérito policial trata de identificação dos aparelhos alugados para a execução da Operação Satiagraha, feita pela diretoria responsável pelo aluguel e repassada ao presidente do referido inquérito. E sequer destes telefones houve a identificação de chamadas efetuadas e recebidas. Também não procede a afirmativa da matéria de que tais números de telefones serviram de base para solicitar as ordens de busca e apreensão nos endereços dos investigados no inquérito que apura o vazamento de informações sigilosas da Operação Satiagraha. Isto porque, na representação pelas buscas, não houve qualquer menção ou citação desses dados.

Está também equivocada a informação de que o delegado federal Amaro Vieira Ferreira trabalha na Delegacia Fazendária em São Paulo, já que sua lotação é na Corregedoria Geral de Polícia em Brasília. A Polícia Federal não investiga jornalistas no referido inquérito policial, pois respeita a norma constitucional que garante o sigilo de fonte desses profissionais. A investigação visa à apuração de vazamentos de dados sigilosos da Operação Satiagraha. Também não existe ilegalidade nos pedidos formulados ao Detran e ao Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), quanto à solicitação de multas, pois referidos órgãos, quando necessário, devem prestar informações aos órgãos policiais no interesse de investigações e para a garantia da segurança pública."


A Folha mentiu, e hoje está fazendo uma mea culpa

Diz o jornal, "'O órgão não explicou, porém, por que pediu, segundo consta nos autos, a relação completa de "todos" os celulares e antenas usadas exclusivamente em locais onde havia equipes da TV Globo"...A PF deve explicações para a Folha?

Em defesa da Folha

A Folha foi ouvir Gilmar Mendes que, saiu em defesa da Folha.

"Não se combate ilegalidade cometendo ilegalidade", disse Gilmar mendes, que voltou a condenar as operações da PF . O Ministro questiona eficácia das ações: "O que resultou disso? Quantos foram condenados? Quantos bens foram apreendidos?"

Realmente seu Gilmar Mendes. Não tem ninguém preso, isso por que, o senhor fica de plantão para soltar os bandidos. Ou seja. A policia federal prende, o senhor solta

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração