Pages

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Aprovação do governo Lula atinge 80%,diz CNI/Ibope


A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 72% em junho de 2008 para 80% em setembro, divulgou nesta segunda-feira, 29, a pesquisa CNI/Ibope. A desaprovação caiu de 24% para 17% no mesmo período. O documento informou que o índice de aprovação é o mais alto já obtido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A avaliação do governo Lula em ótimo ou bom subiu de 58% para 69%, o melhor resultado para o atual governo e o segundo melhor desempenho de um governo desde o início da série histórica CNI/Ibope. Em setembro de 1986, na vigência do Plano Cruzado, o governo do presidente José Sarney obteve 72% de avaliação positiva.

A avaliação ruim ou péssima recuou de 12% em junho para 8% em setembro e a avaliação regular do governo caiu de 29% para 23%. o desempenho do presidente Lula e de seu governo atingiram marcas só comparáveis ao início do primeiro mandato, em 2003, no patamar negativo, a rejeição ao Lula também é a menor desde março de 2003, atingindo 17%, ou sete pontos percentuais a menos que a última pesquisa CNI/Ibope, em junho.No mesmo sentido, o governo Lula foi avaliado negativamente por 8% dos entrevistados, o que indica o menor índice de rejeição desde março de 2003, ainda no primeiro mandato. Das pessoas que responderam às perguntas, 23% avaliaram o governo Lula como regular.A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas nas cinco regiões entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Confiança

A confiança no presidente subiu de 68% em junho para 73% em setembro. A melhora na avaliação ocorreu depois de dois levantamentos em que o índice se manteve estável. De acordo com a CNI/Ibope, a avaliação de setembro é a terceira melhor da série histórica, inferior apenas aos 80% registrados em março de 2003 e os 76% de junho do mesmo ano.

O porcentual daqueles que não confiam no presidente Lula caiu de 29% em junho para 23% em setembro deste ano. A pesquisa revelou também que aumentou o número de entrevistados que consideram o segundo mandato melhor do que o primeiro. Passou de 40% em junho para 48% em setembro. Por outro lado, o total daqueles que avaliam o segundo mandato como pior do que o primeiro passou de 20% para 11%.


A CNI/Ibope também revelou que o governo Lula alcançou a nota média mais alta desde que teve início, atingindo 7,4 numa escala de 0 a dez.

CNT/Sensus

Na semana passada, uma pesquisa divulgada pelo CNT/Sensus mostrou também a alta aprovação do presidente, que disparou quase dez pontos. Lula passou de 69,3% para 77,7%, e voltou ao patamar do primeiro ano de governo, em 2003. (Estadão)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração