Pages

sábado, 30 de agosto de 2008

O desespero da Revista Veja para derrubar Paulo Lacerda


Bateu desespero na Revista Veja. Deve ser medo da cadeia, ainda que sem algemas.

A impressão que nos passa é que a Revista Veja sabe o que fez no verão passado, e suas atividades de natureza criminosa podem estar à beira de vir à tona, de uma vez por todas.

Então usa a técnica de atirar para acertar no que não estão está vendo.
Faz uma série de acusações à ABIN para desencadear uma investigação externa em cima da Agência de Inteligência, e provocar pressão política da oposição contra qualquer atividade da ABIN.

Com isso, quer paralisar as investigações da ABIN sobre conspirações deflagradas contra o Estado de Direito, inclusive aquelas perpetradas nas páginas da Veja, sobretudo durante a campanha eleitoral de 2006, mas também com evidências no caso do "dossiê anti-FHC" para derrubar a ministra Dilma.

Desde 2006, quando a revista publicou um dossiê comprovadamente falso de contas no exterior do presidente Lula, do ex-delegado Paulo Lacerda, que a revista tem medo da obsessão do ex-delegado em caçar criminosos, e, para Paulo Lacerda, criminoso é criminoso, independente do colarinho branco ou de possuir diploma de jornalista ou de ser dono de mídia.

O ex-delegado deixou a PF e foi para a ABIN, que não caça mais criminosos comuns, e sim terroristas e conspiradores contra a ordem democrática (uma especialidade da revista). Há diversos tipos de terrorismos, desde aqueles que cometem atentados violentos, como aqueles que atentam contra o estado brasileiro através de operações de sabotagens tecnológicas, corrupção econômica e midiáticas.

A capa já tem uma mensagem subliminar: Vingança. Insinua vingança de Paulo Lacerda, quando o chefe da ABIN apenas cumpre seu dever.

A reportagem da Veja começa mal com o título "A ABIN gravou o ministro", atribuindo errôneamente à Agência de Inteligência, autoria de grampos clandestinos, coisa terminantemente proibida pela legislação vigente.

Porém, no texto da própria reportagem, a revista se desmente.

A reportagem relata que a fonte (servidor da ABIN) diz que passou pelo seu setor de trabalho (sem maiores especificações) escutas clandestinas contra autoridades do Estado brasileiro.

Ora, é óbvio que é função da ABIN apurar denúncias de espionagem, incluindo escutas clandestinas feitas por terceiros, contra instituições e autoridades do Estado, sem que isso signifique que a ABIN seja autora das escutas.

Imagine que governos estrangeiros grampeem o Ministério da Defesa para espionar.
Imagine que empresários inescrupulosos grampeem ministros, como apurou a operação Chacal, seja para ter acesso a informações confidenciais, seja para chantagear.
Imagine que policiais ou agentes corruptos façam grampos clandestinos em órgãos do Estado.

Imagine que revistas corrompam arapongas da ABIN para vazar documentos da instituição.

Imagine que revistas corrompam policiais para produzir escândalos e ter acesso à gravações clandestinas ou protegidas por segredo de justiça, visando derrubar governos e interferir em eleições.

Imagine que assessores parlamentares conspirem em conluio com funcionários de ministérios para derrubar ministros forjando falsos dossiês.

Imagine que funcionários de empresas de telefonia, terceirizados ou não, façam grampos para espionar autoridades, como aconteceu na operação Ferreiro.

É óbvio que é uma das atribuições da ABIN desbaratar redes de espionagem e conspirações, e para isso, recolha denúncias e requisite às polícias e ao judiciário as provas de gravações e o acompanhamento das investigações policiais que envolvam espionagem contra autoridades.

Se o próprio STF fez denúncias de que suspeita que tenha sido grampeado pela ABIN, é óbvio que a ABIN abriu inquérito interno, e procurou investigar eventuais gravações clandestinas que tenham ocorrido, seja por servidores corrompidos dentro da ABIN ou por terceiros.

Vamos imaginar que o texto da Veja seja verdadeiro (coisa difícil, mas vamos tentar). Diz a Veja:

"O diálogo entre o senador [Demóstenes] e o ministro [Gilmar Mendes] foi repassado à revista por um servidor da própria Abin sob a condição de se manter anônimo. O relato do araponga é estarrecedor. Segundo ele, a escuta clandestina feita contra o ministro Gilmar Mendes, longe de ser uma ação isolada, é quase uma rotina em Brasília. Os alvos, como são chamadas as vítimas de espionagem no jargão dos arapongas, quase sempre ocupam postos importantes. Somente neste ano, de acordo com o funcionário, apenas em seu setor de trabalho já passaram interceptações telefônicas de conversas do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho [kkkkkk... nós todos tivemos acesso à esta conversa na Internet], e de mais dois ministros que despacham no Palácio do Planalto – Dilma Rousseff, da Casa Civil, e José Múcio, das Relações Institucionais. No Congresso, a lista é ainda maior. Segundo o araponga, foram grampeados os telefones do presidente do Senado, Garibaldi Alves, do PMDB, e dos senadores Arthur Virgílio, Alvaro Dias e Tasso Jereissati, todos do PSDB, e também do petista Tião Viana. Esse último, conforme o araponga, foi alvo da interceptação mais recente, que teve o objetivo "de acompanhar como ele está articulando sua candidatura à presidência do Senado"."

Como se vê o texto é tão descabido que, para citar um exemplo, não faz sentido a ABIN grampear o Tião Viana, que é do próprio partido do governo, para saber o que ele está articulando com o próprio governo. É óbvio que as articulações de Tião Viana começam pela própria base governista.

Faria sentido a ABIN apurar se os grampos são verdadeiros e quem estaria espionando clandestinamente Tião Viana.

Como não podia deixar de ser, na lista está ÁLVARO DIAS e ARTHUR VIRGÍLIO. A Veja coloca a bola na marca pênalti para os conspiradores tucanos pedir CPI da ABIN, vir com aquele discursinho mequetreque de "estado policial".

Qualquer semelhança com um recente "dossiê" não é mera coincidência.

REVISTA CONTINUA ADVOGANDO EM DEFESA DE DANIEL DANTAS

A revista continua fazendo acusações injuriosas na legenda da foto, quando diz:

"Paulo Lacerda, diretor da Abin, está no epicentro do escândalo. Além de coordenar secretamente uma operação policial que nem o diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa (à dir.), conhecia, a agência que ele dirige grampeou ilegalmente os telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal, de ministros do governo Lula e de parlamentares."

Além de cometer a injúria de atribuir grampos à ABIN, quando nem a "fonte oculta" da revista diz isso, comete outra grande injúria contra Paulo Lacerda, em defesa de Daniel Dantas, quando nega que quem coordenou a operação Satiagraha foi o Delegado Protógenes Quieroz dentro de suas atribuições funcionais, e recorreu a informações de inteligência da ABIN, coisa perfeitamente legal, pois todo bom policial troca informações com seus informantes, dentro dos limites da lei.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração