Pages

sábado, 30 de agosto de 2008

Datafolha e Ibope: números do 2º turno SP flagram pesquisa manipulada

Há algo de podre nas pesquisas Datafolha e Ibope de 29 de Agosto, e são os próprios números deles que atestam isso. Esconderam o gato, mas deixaram o rabo de fora.

O resultado do primeiro turno combinaram direitinho. Bateu com pequenas variações entre os dois institutos, cujas justificativas cabem dentro da margem de erro.

Mas no segundo turno tem uma diferença feia, e não há margem de erro que explique.

Enquanto o Ibope mostra a vitória de Marta folgada sobre Alckmin com 11% de diferença, o Datafolha crava um inusitado empate.

No mesmo segundo turno, o Ibope mostra uma vitória de Marta sobre Kassab por ampla margem com diferença de 23%, enquanto o Datafolha mostra uma diferença de 9% !!!

As pesquisas foram feitas no mesmo dia, e nada justifica tamanha diferença a não ser manipulação forjada ou muita incompetência.

Como ambas as pesquisas foram encomendadas pelo PIC / PIG (Estadão, Globo e Folha de São Paulo) que claramente fazem oposição à Marta, a dedução lógica é que a Folha esteja inflando o Kassab além da conta, e surrupiando pontos de Marta.

Como dizem que a margem de lucro dos institutos de pesquisa é a margem de erro ... Os próprios institutos se colocaram sob forte suspeição.

Em tempo: os números do 1o. turno foram:

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração