O Presidente Lula será recebido na Guiana Francesa por Nicolas Sarkozy no dia 12 de fevereiro. A cooperação na fronteira entre o Amapá e o território francês será o principal assunto das conversas entre os dois líderes, numa visita que também deve reforçar o apoio de Paris às pretensões geopolíticas do Brasil. Os 650 km de fronteira que separam o Brasil da Guiana Francesa têm sido palco de problemas recorrentes para os dois países.
Sarkozy pedirá ao governo brasileiro que exerça maior controle na área para evitar a entrada de clandestinos em solo francês. Autoridades dos dois países também estão preocupadas com a delimitação das águas territoriais sobre o rio Oiapoque. Em novembro, a Marinha francesa feriu a tiros quatro pescadores brasileiros que haviam violado a fronteira aquática.
França e Brasil devem aproveitar a visita de Lula para anunciar a construção de uma ponte sobre o rio Oiapoque, ligando o município brasileiro homônimo à cidade francesa de Saint-Georges. O projeto estava engavetado desde 2001, principalmente por causa de reticências da França.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração