Pages

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

8,7 milhões de NOVOS empregos com carteira assinada


O IBGE anunciou nesta quinta-feira, dia 22, uma pesquisa que mostra que o desemprego em outubro é o terceiro menor da história (clique aqui). Segundo o IBGE, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, o desemprego chegou a 8,7% no mês passado. Em setembro o desemprego foi de 9%.

A taxa de desemprego no país em outubro foi a segunda menor já registrada, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desemprego atingiu 8,7% no mês passado nas seis maiores regiões metropolitanas, ante 9% em setembro.

A taxa de desocupação foi a menor para um mês de outubro e a segunda menor em toda a série da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, iniciada em 2002", informou o instituto em relatório divulgado nesta quinta-feira. A menor taxa registrada pelo IBGE foi em dezembro do ano passado, quando foi de 8,4%. Em outubro de 2006, a taxa de desemprego no país era de 9,8%.

O número de pessoas ocupadas subiu 0,2% de setembro para outubro, totalizando 21,3 milhões. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento foi de 3,1%.

Já o número de desocupados caiu 3,4% de setembro para outubro, para 2,024 milhões de pessoas. Em relação a outubro do ano passado, a queda foi de 9,8%, informou o IBGE. O instituto considera desocupado quem não estava trabalhando no período da consulta, mas procurou trabalho nos 30 dias que antecederam a pesquisa.

Em outubro, o rendimento médio real dos trabalhadores atingiu 1.123,60 reais, uma alta de 0,5% frente a setembro. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento foi de 1,2%, informou o IBGE. A população inativa, não classificada pela pesquisa como ocupada nem como desocupada, foi estimada em 17,3 milhões de pessoas em outubro. Os inativos são aqueles que não estavam trabalhando quando a pesquisa foi apurada, nem procuraram por trabalho.

Por: Douglas de Oliveira especial para o blog

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração