A precariedade da saúde pública no Rio de Janeiro ganhou, na noite de sábado, abrangência nacional. No capítulo da novela Duas Caras, da Rede Globo, a personagem Gioconda Barreto, interpretada por Marília Pêra, desmaia na rua.
Em socorro, uma pessoa liga para a casa do marido de Gioconda, Paulo Barreto - vivido por Stênio Garcia - dizendo que ele deveria mandar buscá-la, porque, caso contrário, ela seria levada para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. "Já estavam querendo levá-la para o Lourenço Jorge", avisa o personagem. Durante a cena, Paulo Barreto se assusta: "Hospital público, já pensou?", devolve.
O roteiro desagradou ao prefeito Cesar Maia(DEM), que contra-atacou. "Provavelmente não conhecem o Hospital Municipal Lourenço Jorge. Se fosse na vida real o capítulo seguinte seria: homem morre porque não há emergências no setor privado. respondeu, por e-mail.
Autor da trama, Aguinaldo Silva rebateu as críticas e acusou o prefeito de ter abandonado a cidade. O escritor admite ter votado em Cesar, mas se arrependeu.
Eleitor arrependido
"Cesar Maia devia evitar quaisquer comentários sobre o Rio de Janeiro, cidade que ele tratou com a mais solene indiferença nestes três anos... Mas agora, sem dúvida, vai encher de obras, para dar a impressão de que fez muito. Será que algum dia ele entrou no Hospital Lourenço Jorge? E se o fez, foi como prefeito? Porque aí não vale - eu queria ver ele entrar como um cidadão comum, e precisando de atendimento. Sim, eu votei nele. Mas se arrependimento matasse...", disparou o autor.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde limitou-se a informar que a unidade hospitalar atende a uma média de 600 pessoas por dia. E respondeu ainda que o secretário municipal de saúde, Jacob Kligerman, não comentaria a cena exibida na novela.
A Globo informou dia 23/11, que Aguinaldo Silva, autor de "Duas Caras" (21h), ficará afastado da trama até o dia 26 de dezembro. Desde a estréia de "Duas Caras" no começo de outubro, o ibope da novela tem ficado abaixo das expectativas, enquanto Aguinaldo Silva tem colecionado desafetos por meio de seu blog. Porque será? Audiência baixa como alega a Globo, ou um pedido dos demos?. Você decide!
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração