O ministro José Múcio Monteiro tomou posse nesta terça (11) como presidente do TCU (Tribunal de Contas da União). Em seu discurso de posse, ele agradeceu ao ex-presidente Lula pela indicação para integrar a corte, em 2009.
A referência a Lula, foi seguida de aplausos da plateia, composta por autoridades diversas, servidores do tribunal
O agradecimento a Lula se deu nos minutos finais da fala de Múcio, quando ele se referia a pessoas que foram importantes em sua trajetória.
“A gratidão é a memória do coração, já disse Santo Agostinho. No campo político, preciso agradecer Roberto Magalhães, que me iniciou na política, ao povo de Pernambuco, que me deu cinco mandatos, e ao ex-presidente Lula, que me fez ministro”, declarou.
Órgão ligado ao Congresso, o TCU é responsável por fiscalizar as finanças do governo federal e julgar as contas do presidente da República.
Nesta terça, também tomou posse como vice-presidente e corregedora do tribunal a ministra Ana Arraes.Os dois terão mandato de um ano, podendo ser reconduzidos aos cargos por mais um.
Múcio fez carreira na política, tendo exercido cinco mandatos como deputado federal. Passou pelos extintos PDS e PFL (hoje DEM), PSDB e, por último, PTB, pelo qual foi ministro das Relações Institucionais de Lula entre 2007 e 2009.
Lula o indicou a ocupar a vaga que cabe ao Palácio do Planalto no tribunal. A indicação foi aprovada pelo Congresso.
Participaram da posse o presidente da República, Michel Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Eunício Oliveira, e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, além da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
1 Comentários:
TÁ AÍ UMA PESSOA DIGNA QUE APARECE NOS TEMPO OBSCUROS E IMUNDOS DO CENÁRIO BOLSONARIANO!!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração