Pages

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Senador Bernie Sanders e 29 deputados americanos, criticam prisão de Lula:Acusações não comprovadas



Carta assinada por Bernie Sanders critica julgamento de Lula e morte de Marielle

O senador dos Estados Unidos assinou carta enviada ao governo do Brasil.O congressista  afirma que Lula foi preso com base em acusações não comprovadas em um julgamento altamente questionável e politizado.

 Bernie Sanders pede Lula Livre

Um grupo de 29 congressistas americanos, incluindo o senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016, vai enviar nesta quinta-feira (26) ao governo brasileiro uma carta em que denuncia a intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil" e pede providências.

O documento, dá destaque à prisão do ex-presidente Lula, em função do que afirma serem acusações não comprovadas em um julgamento altamente questionável e politizado, e à morte da vereadora e ativista Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Os dois fatos demonstram uma vigente ameaça à democracia no Brasil, diz o deputado Mark Pocan, democrata de Wisconsin e líder da iniciativa.

"Acredito que é importante, como membro do Congresso, me manter engajado em temas da democracia e dos direitos humanos nas Américas”, afirmou Pocan. Ele disse ter acompanhado o desenvolvimento da democracia brasileira nos últimos anos e afirmou estar muito preocupado com os últimos desdobramentos.

Na carta, Lula é chamado de o principal candidato presidencial para as eleições de outubro. Os deputados pedem que ele responda ao processo em liberdade, e afirmam que a luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente das eleições".

Quanto a Marielle, a carta pede uma investigação internacional independente sobre seu assassinato. "Evidências críveis sugerem que membros das forças de segurança do Estado podem estar implicados no crime”, afirmam os congressistas. A investigação sobre sua morte ainda não apontou suspeitos.

O documento, capitaneado pela bancada progressista do Congresso americano, formado por 535 membros no total, ainda chama o governo do presidente Michel Temer (MDB) de extrema direita, e critica o corte de gastos da gestão e a mudança das leis trabalhistas.

A carta será endereçada ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral.

Em janeiro, Amaral afirmou, em resposta a uma missiva semelhante, que o processo contra Lula correu "em estrito cumprimento à lei". (Agência Reuters)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração