Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Mensagem mostra doação da Andrade a entidade presidida por irmã de Aécio



A quebra do sigilo do celular do ex-presidente da empreiteira Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo mostra trocas de mensagens dele com um ex-assessor do senador Aécio Neves (PSDB-MG) conhecido como tesoureiro informal de campanhas e uma discussão sobre doações a uma entidade que foi presidida pela irmã do tucano.

Em novembro de 2012, Azevedo, que foi preso na 14ª fase da Operação Lava Jato e hoje é delator, recebe uma mensagem de José Augusto Figueira, identificado em relatório da PF como presidente da Oi Futuro, em que é dito que reservaria "160 ou 320 mil" para o "Servas".

Naquela época, a Andrade Gutierrez era uma das controladoras da Oi. O caso foi revelado pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

No relatório da Polícia Federal, "Servas" é o Serviço Voluntário de Assistência Social, associação civil de Minas que foi dirigida por Andrea Neves, irmã de Aécio, de 2003 a 2014.

O documento da investigação também lembra que, no dia anterior, segundo outras mensagens, Aécio se reuniu com Azevedo no Rio.

EX-ASSESSOR

Em outro trecho do mesmo relatório, há uma conversa de 2014 de Azevedo com Oswaldo Borges da Costa Filho, que foi presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas) nos governos de Aécio Neves e do tucano Antonio Anastasia.

Em 27 de agosto daquele ano, em meio à campanha eleitoral para a Presidência, Azevedo pergunta se seria possível encontrar Oswaldo em São Paulo.

Dois dias depois, o ex-presidente da Codemig diz ao empreiteiro da Andrade Guierrez: "Obrigado otavio. Com vc funciona !!!! Rss, abs".

Para a PF, as mensagens possivelmente estão relacionas a "doações eleitorais".

Em junho, reportagem da Folha mostrou que Oswaldo Borges é mencionado na negociação de delação da empreiteira OAS.

Andrea Neves

Apontada como braço-direito do senador, Andrea Neves aparece no relatório da Polícia Federal por ter presidido a associação civil Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social. No dia 22/11/2012, Otávio recebe mensagem de Jose Augusto Figueira, então suplente do conselho de administração da Oi e presidente da Oi Futuro.

Na mensagem, Figueira informa a Otávio que ele possui saldo de R$ 1,5 milhões e que “para o Servas reservara, 160 ou 320 mil e que aguarda retorno asap”. Além de apontar a existência da associação mineira, presidida entre 2003 e 2014 por Andrea Neves, a Polícia Federal salienta que dada a proximidade das datas é possível que o assunto Servas tenha relação com uma reunião realizada um dias antes.

Essa reunião, conforme revelam mensagens analisadas pela PF, foi agenda no dois dias antes da conversa sobre o Servas. Em mensagem do dia 20, interlocutor identificado como Major Braga (Aécio) enviou a seguinte informação para o ex-presidente da Andrade Gutierrez: “Boa noite Dr Otávio! A pedido do Senador Aécio Neves preciso falar com o senhor! Obrigado, Major Braga”.

Minutos depois, Major Braga envia outra mensagem: “Dr Otávio, Senador Aécio Neves pede para avisar que irá dormir na residência da mãe dele, Sra. Ines Maria. Reunião amanhã transferida para o endereço, Rua Prefeito Mendes Moraes, nr 1100 / Cobertura – RJ”.

Segundo a PF, mesmo após a troca do local do encontro, Otávio “confirma o recebimento” e diz que “estará lá no dia seguinte” Leia mais  aqui em  Lava Jato chega no ninho tucano, com delações contra Aécio e Serra

1 Comentários:

Cidinha Leite disse...

E não irão presos... São ricos e do Psdb... vai tudo parar na gaveta.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração