Pages

terça-feira, 21 de junho de 2016

Ibope dobra margem de erro para 4% na pesquisa anti-Haddad


Realizações de Haddad que a mídia tucana não mostra, mas na campanha poderá mostrar. Hospitais de especialidades e FabLab (Laboratórios abertos para os paulistanos criarem e inventarem com impressoras 3D).

Depois ainda me perguntam porque eu tenho bronca com pesquisas eleitorais, principalmente aquelas esquisitas longe das eleições.

Olha só o que o Ibope aprontou nesta para prefeito de São Paulo divulgada hoje.

Quase todas as pesquisas importantes tem margem de erro de 2%. Alguns institutos menores e menos famosos de vez em quando soltam alguma com no máximo 3%. Pois o Ibope soltou esta com margem de erro de 4% para mais e 4% para menos. Haja vontade de não acertar, com uma faixa de incerteza alargada para 8 pontos.

O fato é tão bizarro, que só Russomano (PRB) fica fora da margem de erro, com 26%. Os outros 7 candidatos ficam em empate técnico dentro da margem de erro. O último colocado Major Olímpio (SD), com 2%, pode estar empatado (segundo essa margem de erro do Ibope) com a segunda colocada Marta Smith de Vasconcelos Suplicy que aparece com 10%. No limite da margem de erro ambos poderiam ter 6%.

Mas os absurdos não acabaram.

Haddad (PT) lidera a pesquisa espontânea com 5%, seguido de Russomano com 4%. Na hora em que vamos para a pesquisa estimulada, o Ibope conseguiu chegar ao milagre de Haddad continuar praticamente com o mesmo índice (7%), enquanto Russomano tem o milagre da multiplicação do votos por seis e meio (sobe 22 pontos).

Se eu fosse estatístico e apresentasse uma pesquisa desta para meu chefe, me mandaria jogar no lixo e fazer de novo, porque não tem nem razoabilidade para ter valor científico. A menos que quem encomendou as pesquisas ... deixa pra lá. Porque até esperteza tem limites. Para convencer razoavelmente o distinto público precisa pelo menos evitar absurdos gritantes.

Em tempo: que a eleição em São Paulo está em aberto não há dúvida, sendo difícil apontar um favorito. Creio que Haddad chega ao segundo turno na reta de chegada, a partir do momento em que a campanha esquentar e se polarizar, porque até imagem pessoal é ele quem tem a de político mais confiável e a que mais representa os anseios da população, ao lado de Erundina. Haddad leva a vantagem de ter realizações e resultados recentes para mostrar na campanha que a mídia esconde. Russomano começa como favorito à segunda vaga no segundo turno, mas corre o risco de ser atropelado por outros que se engalfinharão por esta vaga e o atacarão na campanha em suas vulnerabilidades. Marta cometeu suicídio político: perdeu os votos da esquerda e não ganhará os votos da direita. Prevejo uma votação bem pequena para ela. Leia também: No golpe dentro do golpe, só os bancos arrastam as fichas

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração