Pages

sábado, 19 de setembro de 2015

Produção de grãos aumenta para 209,5 milhões de toneladas


A safra brasileira de grãos 2014/2015 está em 209,5 milhões de toneladas, com mais um recorde sobre os números passados. O aumento é de 8,2% ou 15,9 milhões de toneladas sobre da produção de 2013/14, de 193,62 milhões de toneladas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta sexta-feira, os números registrados no 12º levantamento da safra.

O ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado nos estados do Sudeste, Centro-oeste e no Paraná, foi um dos responsáveis pelo crescimento. A produção chega a 54,5 milhões de t, com aumento de 12,6% a mais que as 48,4 milhões de t de 2013/2014. Com relação ao levantamento anterior, houve um acréscimo de 500 mil t. Já a soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, registrando 11,8% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior. 

O trigo está em início de colheita em alguns estados do Centro-oeste, Sudeste e no Paraná. A expectativa é de aumento de produção, podendo chegar a sete milhões de toneladas, graças sobretudo à recuperação da produtividade no Rio Grande do Sul.


A pesquisa registra 58 milhões de hectares da área total. A de plantio das culturas é 1,7% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 976,1 mil ha. A soja apresentou crescimento de 6,4% ou 1,9 milhão de hectares acima da área anterior, assim como o milho segunda safra, que teve acréscimo de 4,1% ou 376,4 mil ha. No total, a área da soja é de 32,1 milhões de hectares e a do milho segunda safra, de 9,6 milhões.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 29 de agosto, com informações de área plantada, produção e produtividade média estimadas, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis.

 Após uma nova consolidação dos dados do 2º levantamento da safra 2015/16 de cana-de-açúcar, divulgado no último dia 13 de agosto, foi feito um ajuste nos dados relativos à produção da safra mineira. O número de 53,33 milhões de toneladas foi corrigido para 61,28 milhões de toneladas. Assim a produção nacional tem seu total alterado de 655,15 milhões de toneladas para 663,11 milhões de toneladas.

Safra brasileira este ano deverá ser 8,6% maior do que em 2014, estima IBGE

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá ser, este ano, 8,6% superior à registrada em 2014, chegando a 210 milhões de toneladas. O volume deverá superar em 16,7 milhões de toneladas o do ano anterior. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em agosto deste ano, é mais otimista do que a feita em julho, que previa safra de 209 milhões de toneladas para este ano.

Dos 26 principais produtos analisados pelo IBGE, 16 deverão ter aumento na produção, este ano. Entre as três principais safras de grãos, são esperados acréscimos nas lavouras de soja (11,9%), milho (6,5%) e arroz (3,6%).

Também são esperados crescimentos em lavouras como trigo em grão (17,1%), batata-inglesa 1ª safra (0,7%), batata-inglesa 2ª safra (0,2%), café em grão arábica (3,3%), cana-de-açúcar (2,5%), cebola (1,1%), cevada em grão (21,8%), laranja (9,3%) e mandioca (0,6%).

Dez produtos deverão ter queda na produção, entre eles, batata-inglesa 3ª safra (-12,9%), café em grão canephora (-18,7%), feijão em grão 1ª safra (-9,0%), feijão em grão 2ª safra (-4,3%) e feijão em grão 3ª safra (-5,4%).

A estimativa de agosto da área a ser colhida deve ser de 57,6 milhões de hectares este ano, ou seja, um aumento de 1,9% ante a área colhida em 2014 (56,5 milhões de hectares). A previsão é 0,2% inferior à feita em julho deste ano.

Com informações da Agência Brasil

1 Comentários:

ANTONIO disse...

Eu ia comentar isso no Blog Valor Economico, mas refleti melhor e decidi passar o recado direto ao governo ao em vez de dar pérolas aos porcos. Essa politica de cortes, comandada pelo fmi e uma tal agencia de risco dos americanos mandando novamente no pais, isso e coisa de governos neoliberal, que se fosse os tucanos era isso que eles iam implementar, cortes e mais cortes ate ajustar as contas que eles insistem que não eram deles, nessa linha esta o Levy, contra a vontade do esqueleto do PT, que atormenta a Dilma dia e noite por implantar um programa de governo do outro e contra o seu.
O que tem que se ver e quem tá ganhando e quem tá perdendo, e todos sabem que os bancos e que mais ganham com essa politica.
Mas, se correr o Bicho pega, se ficar o Bicho come, cabe ao governo escolher o lado que vai ficar, sabemos que bichos que pegam e que comem estão no congresso, mas que felizmente são em menor numero, e são contra o povo, do outro lado esta em grande numero os brasileiros, estes são seus eleitores e seu partido que as elegeu.
A lógica manda que o governo fique do lado em que fez compromissos e por isso e através disso o levou ao pleito, o governo não precisa ter medo, a economia tava indo bem com a distribuição de rendas, mas ouve muita pressão e o governo recuou, deve retomar e prosseguir, pois e mais suave errar tentando acertar com nossos ideais, que errar acuado com os ideais dos outros, a não ser que as nossas instituições são tão frágeis que não sustentam a legitimidade de um pleito validado pelo voto. Vai com o povo Dilma, sabemos que saberá a hora certa, mas fique com o povo, por favor! é um chefe de família que esta lhe pedindo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração