Pages

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Te cuida Dilma: Embraer tem US$ 23 bilhões em pedidos no 2o. trimestre. O maior da história.

Os pedidos firmes de aeronaves a entregar (backlog) da Embraer no segundo trimestre deste ano chegou a US$ 22,9 bilhões, número considerado pela fabricante brasileira de aviões o maior da sua história.

Te cuida Dilma, porque, como presidenta da República, a sra. se esforçou para a China comprar uma parcela destas encomendas.

Fez "lobby" diplomático saudável para a economia e para os trabalhadores brasileiros, da mesma forma que o Obama tentou convencer o Brasil a comprar caças da Boeing para a FAB.

A imprensa dos EUA achou ruim o Brasil ter escolhido os caças suecos Gripen. Se a Boeing vencesse a concorrência no Brasil todos os estadunidenses elogiariam Obama por defender empresas e empregos em seu país.

Já a imprensa demotucana do Brasil acha que é crime quando empresas brasileiras ganham mercados no exterior com apoio da política externa governamental. Claro que só acham isso quando quem está na presidência da República é um petista. E tem Procurador da República que abre investigação por causa destas coisas, como fizeram com o Presidente Lula.

Do segundo ao quinto parágrafo acima, é apenas um exemplo do absurdo que vemos ao questionarem a atuação do presidente Lula para aumentar as exportações brasileiras. Tudo o que ele fez e faz pelo Brasil merece aplausos. Quem dera todas as lideranças políticas brasileiras agissem desta maneira.

Voltando à Embraer, não sei não, mas acho que a economia está começando a dar sinais de que o pior já passou (apesar da recuperação ainda ser lenta para ser sentida). Os indicadores passados são ruins, sobretudo com aumento da taxa de desemprego, mas pelo menos balança comercial virou positivamente e tem apresentado resultados animadores, o investimento estrangeiro recente veio maior do que o esperado, as pressões inflacionárias estão diminuindo, o próprio mercado financeiro já prevê em breve o fim do ciclo de aperto monetário (aumento da taxa de juros) e muitas empresas e alguns setores estão reagindo acima do esperado.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração