Pages

domingo, 12 de julho de 2015

Pesquisa cavalo paraguaio do Ibope, coloca Aécio alucinado na frente.


O Ibope soltou uma pesquisa dizendo que Aécio venceria Lula por 48% x 33% em "segundo turno" se as eleições presidenciais "fossem hoje". Alckmin x Lula daria 40% X 39%.

Duvido! E duvido até que os tucanos sóbrios acreditem que "se as eleições fossem hoje" o resultado seria esse.

Pesquisa do Ibope faltando 3 anos e meio para as eleições é igual cavalo paraguaio. O cavalo tucano aparece alucinado na frente, eufórico como se estivesse dopado, mas na primeira curva já é ultrapassado e acaba perdendo com a língua pra fora.

Além de não confiar muito em pesquisas destes institutos, já cansei de ver esse mesmo filme antes. Em 2009, o Montenegro, dono do Ibope, deu uma entrevista em uma revista "garantindo" que Dilma não ganharia. Todos sabemos qual foi o resultado das eleições de 2010.

Em 2005, logo após estourar o mensalão foi a mesma novela. Serra aparecia na frente, segundo o Ibope. Foi só Lula dizer que seria candidato à reeleição no início de 2006 que na pesquisa seguinte ele já apareceu na frente, fazendo Serra até desistir de brigar com Alckmin pela candidatura presidencial. O resultado das urnas, todos conhecem.

Pois bem, se Lula sair por aí dizendo que é candidato e explicar porque, como ele fez em 2006, aí vamos ver o que uma pesquisa (honesta) diria.

Aécio não sai do palanque, dizendo que é candidato (disse até em uma rádio, em ato falho, que "foi eleito Presidente da República"). Lula nem definiu se será candidato mesmo, até porque 2018 ainda está muito longe, e a próxima eleição é 2016, onde Lula tem que se preocupar em ajudar a eleger os prefeitos de seu campo político.

Então muitos pesquisados no Ibope nem tem convicção ainda se Lula seria candidato pra valer. Tem até gente que gosta muito do Lula e acha que ele não deveria se sacrificar mais, não por medo da eleição, que venceria, mas porque governar no Brasil tem sido um sofrimento por causa de muito político picareta e por causa da imprensa corrupta, traidora da Pátria, anti-nacionalista, que odeia o povo, tem asco de trabalhadores ganharem mais, e de pobres e classe média terem mais direitos sociais e serviços públicos.

Mesmo não levando a sério a pesquisa, algumas curiosidades:

1) A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho. Com uma pesquisa "tão boa" assim para a tucanada, por que segurar 23 dias na gaveta?

2) Muito estranho só divulgar pesquisa de segundo turno sem divulgar a de primeiro turno.

3) Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope, já ressalva, se precavendo: “É preciso levar em conta que o número de indecisos, hoje, é muito maior do que seria se, de fato, estivéssemos perto de uma eleição (...) É fato que a base de Lula diminuiu, mas não se pode dizer que ele esteja morto, em termos políticos.”

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração