Pages

terça-feira, 9 de junho de 2015

Lula é melhor que FHC até como cabo eleitoral


Mais de 60% foram reeleitos

Em 2006 com boa fase de Lula, 79% dos governadores foram reconduzidos.

A reeleição, instituída no país durante o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - e que possibilitou sua recondução ao cargo em 1998 -, beneficiou a maioria dos prefeitos e governadores que tentaram permanecer no cargo desde então, segundo levantamento do jornal "O Globo".

Dos mais de 7.600 prefeitos que concorreram a um segundo mandato, cerca de 61% foram reconduzidos ao cargo. Esse percentual, contudo, pode ser maior, já que o levantamento não considera os casos em que o prefeito deixou o cargo no meio do segundo mandato para que o seu vice pudesse concorrer à reeleição.

 No caso dos governadores, as taxas são mais expressivas: 69% de reeleição. Esses percentuais refletem, em parte, uma característica da eleição nacional, em que todos os presidentes que tentaram a reeleição até hoje no Brasil também foram bem-sucedidos. A reeleição para cargos nos Executivos foi aprovada em 1997.

 Para as prefeituras, ela passou a valer na eleição de 2000. Desde então, a maior taxa de prefeitos reeleitos ocorreu em 2008 (68%), quando também houve um recorde de candidatos que concorreram nessa situação: 2.900. Somadas as últimas quatro disputas municipais, mais de 4.600 candidatos foram reconduzidos ao cargo (considerando também aqueles que concorreram mais de duas vezes no período).

 Embora seja o maior partido à frente das prefeituras, o levantamento mostra que o PMDB é o 10º colocado no percentual de reeleitos. O PDT ocupa o primeiro, com 67% de taxa de reeleição. O recorte por Estados demonstra que as máquinas municipais são mais eficientes no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará. Esses três Estados apresentam os maiores percentuais de reeleição de prefeitos. Segundo o levantamento do "Globo", dos 88 governadores que disputaram a reeleição desde 1998, 61 sagraram-se vencedores. 

O único Estado que foge à regra é o Rio Grande do Sul, que nunca deu uma segunda chance seguida a quem estava no poder. Durante o governo Lula, os governadores que tentaram um segundo mandato se deram melhor. Em 2006, por exemplo, 15 dos 19 governadores que buscaram a continuidade foram reeleitos (79%).

 Quando Fernando Henrique conseguiu aprovar a reeleição, o índice de aprovados pelos eleitores não foi grande. Em 1998, primeiro ano em que o instituto passou a valer, 21 governadores foram às ruas para obter um segundo mandato: 14 conseguiram, um aproveitamento de 66%. Esse índice é praticamente o mesmo do pleito do ano passado, quando 17 candidatos se lançaram à reeleição e 11 tiveram sucesso (64%).

Reforma Política Prós. Quem é a favor da reeleição argumenta que o fim da recondução pode levar à descontinuidade de projetos de longo prazo.

Contras. Quem defende o projeto aprovado na Câmara no mês passado - que acaba com a reeleição nos cargos do Executivo - sustenta que ter o controle da máquina administrativa para concorrer a um segundo mandato favorece a perpetuação de grupos políticos no poder.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração