Pages

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ator americano vai a evento da CUT, chama Lula de herói e protesta contra PL 4330


Ator americano foi a evento da CUT em São Paulo.Ele segurou cartaz contra a regulamentação da terceirização.

O ator americano Danny Glover, ativista dos direitos humanos e ligado a centrais sindicais dos Estados Unidos, participou de evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, nesta terça-feira (14) e elogiou o ex-presidente Lula, que estava no local. “Meu herói”, disse o atorao se encontrar com Lula

Danny Glover atuou em filmes como “Máquina Mortífera”, Ensaio sobre a cegueira” e no seriado “Plantão Médico”. No ano passado, ele posou para uma fotografia segurando um cartaz de apoio à candidata do PT. Na época, o perfil de Dilma no Facebook, administrado pelo PT, publicou a imagem. No Brasil, ele já participou de uma assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, em 2013.

No evento desta terça-feira, Glover segurou cartaz contra a regulamentação da terceirização, proposta em dicussão na Câmara, e arriscou frase em português: "a luta continua", disse na abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT. Glover participa do evento ao lado de Lula, que deve discursar a militantes.

No evento, Lula disse que  que os manifestantes ainda vão se "ajoelhar aos pés de Dilma", para agradecer à "companheira por ter combatido tanto a corrupção".

Lula participou do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

"Neste instante em que é mais fácil entrar no banheiro da fábrica e falar mal do governo, não podemos permitir que a infâmia, o malcaratismo e a má-fé de algumas pessoas venham a destruir o projeto político que começamos a construir no pais", afirmou.

 Lula afirmou também que Dilma não se rende diante da adversidade. "Porque aos 20 anos, levava choque. Naquela época, não era delação premiada, não. Era choque", ironizou.

Durante a solenidade, Lula vestia um agasalho com o símbolo da confederação. Na abertura, um grupo teatral exibiu num telão a imagem, captada num ato contra o governo Dilma, de bonecos da presidente e de Lula enforcados.

Ele citou reportagem da Folha segundo a qual queda de Dilma prejudica a imagem dele. Lula deixou claro, foi uma tentativa da imprensa  azedar sua relação com a presidente. Ele afirmou que nada prejudicará sua ligação com a presidente. E mandou um recado para ela: "Dilma, se tem gente para te defender para sair dessa enrascada é esse pessoal aqui", disse ele, apontando para os sindicalistas.

Sob aplausos, Lula falou sobre as empreiteiras que doaram tanto para o PT como para o PSDB

"Será que o dinheiro dos tucanos veio de quermesse?", perguntou.

Reunido com metalúrgicos de todo o pais, Lula pediu  para os sindicalistas lutarem contra a aprovação do projeto que amplia a terceirização do trabalho no Brasil. "Não deixar aprovar a lei 4330 é uma questão de honra para os trabalhadores", disse.

Lula disse ainda que nos momentos difíceis, quando se fala em impeachment, são os sindicalistas que ajudam o governo a sair da enrascada.Em 2005, durante o mensalão, a oposição tentou tirá-lo do governo. Mas graças ao apoio dos movimentos sociais seus opositores baixaram o faixo.

Ele fez uma crítica ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), um dos entusiastas da terceirização.

"O que o Eduardo Cunha não sabe é que a aprovação da lei nega tudo que foi construído ao longo de anos e anos", disse.


  Durante o discurso  Lula voltou novamente a defender o governo de Dilma  e pediu para os movimentos sociais e sindicalistas a estarem ao lado de presidente:"Dilma, conte conosco para qualquer coisa mas por favor tente evitar. Ela não é deputada portanto não pode votar essa lei, mas tem que fazer com que o Congresso Nacional respeite as conquistas históricas da classe trabalhadora brasileira", disse.

Lula afirmou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) "com todos os defeitos que tenha" foi "uma conquista do povo brasileiro". "O que não queremos é que as empresas passem a utilizar quase que mão de obra escrava como no final do século passado. Porque essas conquistas foram com muita luta. Certamente que o Eduardo Cunha e alguns deputados novos não sabem", disse em referência ao presidente da Câmara, que acelerou a tramitação do projeto.

Muito aplaudido pela  plateia, Lula adotou um tom enfático ao falar contra o projeto da terceirização - o PL 4330 teve o texto base aprovado na Câmara na semana passada e a apreciação de destaques e emendas prossegue na Casa.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração