Pages

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Não sejamos injustos. Benedita estava com Jandira na hora que Cunha foi eleito.

É bom a gente recuperar um pouco o senso de auto-crítica e certificarmos informações com fontes confiáveis antes de abrir a metralhadora giratória com fogo "amigo", senão parte da blogosfera, em vez de fazer críticas construtivas ou até desabafar, acabará ultrapassando o manchetômetro do PIG em termos de notícias negativas contra o governo Dilma e o PT.

Hoje me deparo com alguns militantes e blogueiros de esquerda crucificando a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) com uma acusação completamente falsa: a de que ela estaria comemorando a vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no momento em que saiu o resultado da votação para a presidência da Câmara dos Deputados.

O boato correu a partir de uma foto onde aparece só cabeça dela sorrindo no meio da aglomeração de deputados, com aliados de Cunha mais à frente comemorando com seus braços levantados, e expressões de gritos de alegria de torcedor.

Detalhe: Benedita estava ao lado de deputados do PT e do PCdoB, no meio da aglomeração.

Ela já desmentiu e repeliu insinuações em seu facebook.

A foto não é montagem. A original está no banco de imagens da Agência Câmara de Notícias, mas tem um vídeo que desmente essa difamação de que ela estaria comemorando.

No vídeo (infelizmente só achei da Globonews com resolução razoável, a partir dos 19 segundos até os 29s na parte superior direta da tela) dá para ver, pouco antes do momento da foto, que ela conversou com Jandira Feghalli (PCdoB), que também chegou a dar um risinho em seguida. Sei lá se era riso de ironia, se algum colega de parlamento fez ou falou alguma palhaçada, ou se era só rir para não chorar mesmo. Mas não era comemoração.

Foto pega centésimos de segundo e um gesto fora do contexto não diz nada se não olhar o todo.

A gente não pode cair em armadilhas, fazendo o jogo dos outros que querem semear discórdia e desânimo do nosso lado.

1 Comentários:

Unknown disse...

As vezes agentes de contra-informação plantam montagens para criar clima de terror com isso dividir partidários ou militantes. Precisamos estar atentos aos sinais.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração