Pages

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Por ação judicial de Aécio Neves, MPE fluminense apreende documentos e computadores na Eletrobrás


Busca e apreensão é democracia? Tem gente querendo voltar aos tempos do AI-5.


O Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou nesta quarta-feira, 11, uma operação de busca e apreensão de computadores e equipamentos de pessoas que, segundo o candidato a presidência Aécio Neves (PSDB) estariam difamando nas redes sociais. A ação, que contou com o apoio da Polícia Civil.

O MP instaurou um procedimento investigatório depois de receber uma representação do PSDB - leia-se Aécio Neves - , que identificou com autorização judicial os endereços de IP (o número de registro) dos computadores dos envolvidos. Segundo o MP, uma das máquinas estava localizada na sede da Eletrobrás no Rio de Janeiro. 

Um dos alvos da operação desta terça, a jornalista Rebeca Mafra disse ao site da revista Fórum que encontrou sua casa "revirada" e que foram levados todos os seus equipamentos eletrônicos, inclusive máquina fotográfica e cartão de memória. Ela afirmou que não é filiada a nenhum partido e negou ter difamado Aécio nas redes sociais.

O Ministério Público Estadual de São Paulo e do Rio de Janeiro acolheram pedido de investigação apresentado pelo PSDB -  candidato Aécio Neves - para que seja apurada uma suposta "campanha de difamação", o que ele classificou como "quadrilha virtual" na internet 


O MPE (Ministério Público do Estado) do Rio de Janeiro realizou diligência e apreendeu na casa de Rebeca um computador, um smartphone e dois discos rígidos, além de CDs e pendrives.

 O endereço do apartamento da produtora, no centro do Rio, consta em documento fornecido à Justiça paulista por uma companhia telefônica, em processo movido por Aécio Neves e que corre sob sigilo. 

Perseguição política  na Eletrobás

O MPE fluminense também cumpriu mandado de busca e apreensão no prédio da Eletrobrás, apontado como outra fonte dos ataques á Aécio. O órgão afirma que não pode especificar quantas diligências foram realizadas e quantas estão por realizar, para não atrapalhar a investigação.

 Nos documentos anexados ao processo, há  ainda outros dois endereços no centro do Rio de Janeiro apontados como locais utilizados para criticar  Aécio na web. 

E não para por aí

A pedido do PSDB, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira, 11, multar a Caixa Econômica Federal em R$ 25 mil por causa de uma propaganda institucional na qual foram mencionados programas do governo federal como "Minha Casa, Minha Vida" e "Minha Casa Melhor".

Para convencer a maioria dos ministros do TSE, o PSDB argumentou que a publicidade tinha o objetivo de influenciar a eleição deste ano em benefício da candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

 É importante que nós pensemos bastante nos tipos de democracia que estão em jogo. A democracia da participação popular, da inclusão por meio da renda e da liberdade  versus a "democracia" da busca e apreensão, dos mandados policiais contra a liberdade de expressão e da repressão. 

1 Comentários:

LUIZ NOGUEIRA disse...

E OS ATAQUES DA MÍDIA CONVENCIONAL SEM PROVAS A TORTO E A ''DIREITA'' AO GOVERNO DO PT PODE?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração