Pages

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lei que limita acesso de siglas a fundo e TV é sancionada



A presidente Dilma sancionou nesta quinta-feira, sem vetos, projeto de lei aprovado no Congresso Nacional que restringe o acesso de novos partidos aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral na televisão. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Como entram em vigor menos de um ano para as próximas eleições, as regras não valem para 2014.

A tramitação do texto chegou a ser suspensa por liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, mas depois liberada pelo plenário da Corte. O Senado aprovou o projeto, em decisão final, no início deste mês.

Pelas novas regras, a partir das eleições de 2016, o deputado federal que trocar de legenda não leva ao novo partido sua parcela do fundo partidário e de propaganda eleitoral. O cálculo levará em conta a bancada eleita para a Câmara dos Deputados.

Além disso, atualmente, as novas legendas têm direito a participar da divisão igualitária de um terço do tempo de propaganda eleitoral. Com a nova lei, os novos partidos participarão da divisão de 1/9 do tempo total de propaganda no rádio e na televisão.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração