Pages

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Email mostra Siemens fazendo acordo com a Alstom em licitação de trens no governo Roriz


Um e-mail entre executivos da Siemens, em 6 de fevereiro de 2006 - em poder do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), demonstra que a empresa alemã estava negociando dividir com a Alstom a licitação para fornecimento de trens e manutenção no metrô do Distrito Federal durante o governo de Joaquim Roriz . 

De acordo com o documento, um dos executivos diz que, na tarde do dia seguinte, na sede da Serveng-Civilsan (outra empresa que participava da licitação), a Siemens faria mais uma tentativa de acordo com a Alstom. "Nossa última proposta foi uma divisão 50%-50%, onde a Siemens sairia vencedora", informa o executivo ao colega no e-mail.

Esse mesmo funcionário da empresa alemã narra o encontro que teria mantido com o então presidente do metrô de Brasília, Paulo Victor Rada de Rezende, em 2 de fevereiro daquele ano, em Brasília. "Ficou claro que a vontade do cliente (governador Joaquim Roriz do DF em 2006) é de que a Siemens saia vencedora, porém ele "fica em cima do muro".

O executivo alega a favor da multinacional que "um forte argumento a nosso favor é o fato das liminares da TTrans, MPE, Tejofran e SPA contra o edital focam todas na Alstom, alegando que o "edital estaria dirigido para a atual contratada. A concorrência foi vencida pelo consórcio Metroman, formado pela Siemens e Serveng-Civilsan.

O mesmo e-mail também dá a entender que a negociação no Distrito Federal estaria condicionada a um acerto nos lotes 1 e 2 da linha 4 do metrô de São Paulo. "Não tenho tocado no assunto com o amigo da Alstom para não tumultuar as negociações em curso, porém, não mudei de opinião quanto ao condicionamento da assinatura do acordo com Alstom no metrô DF à subcontratação da Siemens nos lotes 1+2 da linha 4. 

O Ramos andou dizendo ao Décio Tambelli do metrô SP, que não pode mais subcontratar a Siemens depois do caso Taulois/Ben-hur"  diz outro trecho do e-mail.( Com informações de O Globo, que não deu o nome de Roriz) Siga nosso blog no Facebook

2 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Eu num disse que quinquim era o agente pequim da Cia para o centro-oeste, taí a grande prova.
Essas propina todas paraa esquerda vermelhusca não voltar o puder

Ana Cruzzeli disse...

Só pra completar, um dia desses eu volto lá na embaixada ianque e esfrego essa na cara deles, que ¨nois¨ já sabia desse celula da CIA no DF, a célula-pequim, e nem precisou de agente dissidente pra nos contar .

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração