Pages

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pronunciamento da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV

Presidente Dilma:: "Não podemos colocar em risco tudo o que conquistamos. Temos muita coisa a perder. Não foi fácil chegar onde chegamos e não será fácil chegar onde se deseja — disse ao lembrar dos tempos difíceis quando lutou contra a ditadura militar."

Minhas amigas e meus amigos,

Todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no país. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.

Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas, se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita coisa a perder.

Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia.
O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República.

Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.

O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violência, promovida por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático. Não podemos conviver com essa violência que envergonha o Brasil. Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo.

Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.
Brasileiras e brasileiros,

As manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.

A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros.

Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática.

Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.

Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.

Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.

O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências, de sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.

Brasileiras e brasileiros,

Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar.
Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. 

Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes.

Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.

Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação.

Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.

Não posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria, é assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacífica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.

Minhas amigas e meus amigos,

Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça.

Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país.

Boa noite!

8 Comentários:

alex disse...

HELENA, QUERIDA ... Vc que tem acesso a cúpula do PT, convença nossos companheiros que a saída são as MÍDIAS SOCIAIS. O PT tem que ser rápido. Contratar gente profissional das mídias sociais. Desmontar armadilhas que vem sendo montadas a cada momento. Para isso, repito: É preciso contratar profissionais pra escrever 3 linhas. HELENA: o militante por mais boa vontade que possa ter não está preparado para isso! Será o benedito que o PT não vê isso. O caminho é o Twiter, o Face etc.

Glauco Man disse...

Eu tô botando fé que ela vai se esforçar. Vamos ver os outros envolvidos...

XAD disse...

Ufa! Que alívio! Mandou bem, Presidenta!
Para comemorar:

Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:
Não passarão!

Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração
que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
entre o sangue vertido
e o sonho desfeito.

Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
de traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
que na tua tragédia se redime.

Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
não morre um povo!

Não passarão!
Seja qual for a fúria da agressão,
as forças que te querem jugular
não poderão passar
sobre a dor infinita desse não
que a terra inteira ouviu
e repetiu:
Não passarão!
[Miguel Torga]

Wilsoleaks Alves disse...

Fiquei sem fala.
Essa é minha querida Presidenta. Maravilhosa!
Minha filhinha fez 16 anos em janeiro e já está fazendo o título de eleitor me disse que a Dilma não tem chance alguma, pois em todos os lugares onde frequenta nossa presidenta é execrada.
Cindy, minha mocinha, sempre foi comigo votar e era ela quem apertava as teclas da urna eletrônica. Perguntei-lhe (confesso com um pouco de receio da resposta) se ela iria votar na Dilma ano que vem e ela me disse até com uma agradável rispidez: "Ce tá doido pai? Claro que eu vou votar na Dilma!"

mariazinha disse...

Helena e ZÉ: VCs que estão mais próximos do governo, por favor, alerte-o:
Há tb vídeos no YT, correndo o mundo, editado em inglês, em formato espetacular, conclamando os gringos ao boicote na Copa do BRASIL. D. DILMA, deveria proibir essa farra pois denigre a imagem do BRASIL. Diz que a Copa brasileira será feita em cima do sangue dos pobres, tirando as verbas da saúde, da educação e outros bens da população. MENTIRA DESLAVADA! Não coloquei o endereço para não dar ibope aqui.

Anônimo disse...

Embora tardio, foi muito bom o pronunciamento da presidenta Dilma. Mas ela precisa voltar mais vezes à rede de CONCESSIONÁRIAS de rádio/tv para mostrar como o Brasil melhorou nos últimos dez anos. O Fome Zero, o Bolsa Família, a distribuição de renda, a diminuição da desigualdade, o salário mínimo (comparando com épocas passadas) e, principalmente, os programas que beneficiam diretamente os jovens: as escolas técnicas, o PRONAF, o ENEM, o Ciência sem Fronteiras e muitos outros que o governo sabe melhor do que eu.

JOSÉ ANTÔNIO PINTO PEREIRA disse...

Estou feliz que a nossa Presidenta tenha se manifestado, pois sou admirador desse governo, que tanto bem fez ao nosso país. E a volta dos desgovernos de direita, seriam mais que um pesadelo... Por isso me sinto no direito de dizer que a nossa Presidenta, precisa dialogar com os Servidores Públicos, pois não existe Serviço Público de Qualidade, sem servidores motivados. Sou servidor do Poder Judiciário Federal há 20 anos e, desde o início do governo da nossa Presidenta, estou falando, quase sozinho em defesa do seu governo. Comecei a ser até hostilizado por alguns colegas, pois eles entendem que os nossos salários estão defasados e o último PCS é simplesmente ridículo em termos de melhorias salariais. Afirmam com razão também que a data base, foi desrespeitada pelo governo petista, da mesma forma que foi pelo FHC. Por tudo isso, espero que a nossa Presidenta, dialogue de fato com os Servidores Públicos em geral.

XAD disse...

ALERTA ZONA SUL DE SÃO PAULO!

Eu fui bloqueada no Facebook (!). Provavelmente coisa do Anonymous.

Vi agora que o Movimento Passe Livre voltou atrás e convocou nova manifestação para a manhã da próxima 3a feira, na Zona Sul, com ponto de partida perto do metrô Capão Redondo e do Largo do Campo Limpo. Segue link:
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/movimento-passe-livre-volta-atras-e-convoca-novo-ato-em-sao-paulo,794e6d53bbb6f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Sinceramente, agora, não tenho dúvida de que o MPL é ligado ao Anonymous e só quer desestabilizar o país! O resto é “bandeira de fachada” pra despistar e confundir os partidos e movimentos de Esquerda.

Eu participei do ato no dia 20 na Paulista. Vi bem o que aconteceu lá. O ataque aos partidos e movimentos de esquerda foi orquestrado. Meu relato sobre o ocorrido foi publicado no Conversa Afiada:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/20/xad-na-paulista-se-lembrou-do-allende/

Vi também que o Cooperifa, Movimento da Zona Sul de SP, se reuniu, na ultima sexta, para avaliar os acontecimentos e firmar posições em defesa da Democracia:
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/06/contra-fascismo-grupos-de-periferia-se-articulam-em-sao-paulo-6181.html

Então, pelamor, Cooperifa! Mobilizem os grupos e coletivos de vcs para impedir a infiltração desse golpe de extrema direita na periferia de SP!! Esse ato golpista marcado pra terça não pode mobilizar a Zona Sul!!
É golpe. É fascismo. Mobilizem-se, companheiros!!

Quem puder divulgar esse alerta e entrar em contato com o Cooperifa, por favor, ajude:
https://www.facebook.com/Cooperifa

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração