Nota de Esclarecimento (11/06/2013)
Ministério da Fazenda
Em relação à matéria veiculada nesta terça-feira pela Agência Estado, é absolutamente inverídica a versão de que o governo esteja antecipando receitas para o Tesouro Nacional, “engordando“ seu caixa ou recorrendo a “malabarismo contábil”.
A operação de cessão onerosa de créditos celebrada entre a União e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não gera impacto primário positivo para o setor público. Pelo contrário, ao invés de reforçar o caixa da União, essa operação tem impacto primário negativo, uma vez que se trata de uma destinação de parte do crédito do Tesouro Nacional junto Itaipu Binacional para a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE.
Da mesma forma, não há nenhuma correlação entre a emissão de R$ 15 bilhões de títulos do Tesouro Nacional para o BNDES, conforme autorizado pela Medida Provisória nº 618, de 2013, e a cessão onerosa dos créditos de Itaipu no montante de R$ 1,455 bilhão.
Portanto, trata-se de um equívoco afirmar que esta cessão onerosa resulte em aumento da dívida pública.
Por fim, a operação permitiu a antecipação de despesas da CDE de junho a dezembro de 2013, conforme previsto no Decreto nº 8.020, de 29.5.2013.
4 Comentários:
A mídia conservadora não se conforma com o momento econômico privilegiado que o país vive e tenta desmentir essa realidade por todos os meios ao seu alcance. O Brasil encontra-se como seu PIB em crescimento, assim como sua produção industrial, ao lado de inflação em queda e desemprego mínimo.
que coisa feia em colaboradores do estadao publicarem noticiarios que nao condizem com a verdade e o ministerio da fazenda ter que fazer o desmentido,comentei com base no texto que o exelente blog nos mostra.
digo para os jornalistas,colunistas e colaboradores do estadao que mentira tem perna curta,pois de acordo com esse texto que acabo de ler nesse sempre imformativo blog que o ministerio da fazenda teve de desmentir uma inverdade noticiada pelo referido jornal,desejo a paz e sorte para todos nos...
entao se entendi o que esta escrito nesse blog depois de o estadao se declarar a todo instante que e um jornal de parcialidade e nao imparcial,agora o estadao esta mentindo pois segundo o texto lido nesse blog,o ministerio da fazenda desmentiu o estadao...
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração