Pages

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Eduardo Campos tem mais em comum com Serra... a privataria da Celpe



O governador Eduardo Campos (PSB-PE), depois de um recente encontro com José Serra (PSDB-SP) disse ter mais coisas em comum com os tucanos do que com alguns "aliados" (até recentemente ele se declarava aliado à Lula e a Dilma).

Uma das coisas em comum é o ex-sócio de José Serra, Gregório Preciado, casado com uma prima do tucano, que aparece com destaque no livro "A Privataria Tucana". Documento apresentado no livro, obtido da CPI do Banestado, mostra movimentações de dinheiro em paraísos fiscais, em seu nome. Coincidentemente, Preciato representou o consórcio Guaraniana, com espanhóis da Iberdola, para arrematar a CELPE (Companhia Energética de Pernambuco) no leilão de privatização do setor elétrico.

No início do ano de 1998, Eduardo Campos era Secretário de Fazenda do avô, Miguel Arraes, então governador de Pernambuco. FHC era presidente e José Serra tinha deixado o ministério do Planejamento, com as diretrizes para privatizar tudo o que pudesse ser vendido, inclusive as empresas do setor elétrico que ainda não haviam sido privatizadas.

Campos aderiu em Pernambuco à privataria assinando a lei para privatizar a empresa de eletricidade do governo do estado, a Celpe. Além de assinar a lei, ele integrou a Comissão para conduzir o processo de venda.

Eduardo Campos tentou, na época, uma antecipação de R$ 700 milhões pelo BNDES, antes do leilão, mas o banco não autorizou. Então, depois de não conseguir a reeleição, no apagar da luzes do mandato, o governo de Arres revogou o decreto de privatização, para o processo de privatização voltar à estaca zero, depois de não ter conseguido antecipar os recursos no BNDES.

O sucessor no governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), restaurou o decreto, e a empresa foi à leilão, tendo como único participante o referido consórcio.

Nas eleições de 2010, quando a empresa tornou-se dor de cabeça para o cidadão de Pernambuco, pelo serviços precarizados, Jarbas e Campos se enfrentaram nas urnas. Nos debates ninguém quis assumir a paternidade da privatização da empresa. Hoje os dois parecem ter superado a discussão, onde um começou a privatização e o outro terminou. Ambos se acertaram para subir no mesmo palanque, desde a eleição municipal de 2012.

6 Comentários:

Almerindo disse...

Você não vai dizer que isso aqui também é fogo amigo, né, Zé?

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/04/11/deputado-pimenta-quer-que-helena-chagas-explique-verba-para-o-pig/

cida disse...

Eduardo Campos já está em campanha presidencial . Acredito que apostando nos seus olhos verdes para imprescionar ! Porque tentar atrapalhar o Brasil em um momento como este , com atitudes de divisão qd poderia tá somando é apostar em retrocesso , atrazo , privatizações, imcompetência, ingratidão e falta de amor a pátria brasileira

Anônimo disse...

vale a pena lembrar de novo pois em tempos atras certamente o nobre senador jarbas vasconcelos deve ter botado a boca no trombone com relaçao as derrapadas politicas do seu hoje aliado senador jarbas vasconcelos pois teve o caso dos precatorios que certamente o jarbas ja explorou em campanhas passadas e teve esse caso que acabo de ler nesse blog com relaçao a celpe pous ai fica evidente que os verdadeiros aliados do vaidoso eduardo campos sao mesmo os conservadores,vaidosos e avessos ao povo o serra e o jarbas(que ultimamente sofrem derrotas das urnas pois e o povo dando o nao ao serra e ao jarbas que nao elegeu seu filho vereador do recife),hoje nao vejo o eduardo campos como aliado do lula e dilma pois o governador esta cada vez mais aliado a aqueles que dao as costas para o povao:o serra e o jarbas vasconcelos e tem tambem a globo,que do povo nao gosta,entao o governador eduardo mudou o seu estilo voltado para o povo para o estilo eduardo campos vaidoso e voltado para o serra,jarbas e globo...mais com a dilma bem no governo fica dificil para os vaidosos a dilma deu continuidade ao maravilhoso governo do presidente lula um governo que valorizou as pessoas mais carentes do nosso pais,valeu lula,valeu dilma,valeu povo brasileiro////////////////

Anônimo disse...

EDUARDO CAMPOS+JARBAS VASCONCELOS+SERRA=PRIVATARIA

Zé Augusto disse...

Almerindo, pedir explicações é válido. Críticas leais e verdadeiras são válidas. O que é fogo amigo é fazer acusações falsas, espalhar boatos falsos, inverter o que a pessoa diz (ou por falta de apuração ou por má fé), inventar, desconstruir a imagem como a oposição faria e enfraquecer o próprio campo político. O ano que vem terá eleições, se o PT e o PCdoB ficar fazendo intriga contra seus próprios quadros, arrisca a perder cadeiras na Câmara, em vez de aumentar a bancada. Para dar um exemplo, quando blogs atacam Paulo Bernardo, enfraquecem o PT do Paraná, e o Dr. Rosinha (que os mesmos blogs elogiam) pode não se reeleger (ele foi o eleito por média em 2010, foi o eleito do PT com menos votos da bancada paranaense).

Carlos Cesar Felix disse...

Pessoal que estoria é essa de vereador do PT assinar homenagem a ROTA?


http://www.viomundo.com.br/politica/rota.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração