Pages

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Revolta contra a revista Veja por induzir estudantes a serem expulsos do ENEM



A revista Veja virou alvo de críticas nas redes sociais após publicar em seu perfil no Twitter (@VEJA) um polêmico post entendido como incitação a violar regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com potencial para vazar o conteúdo da prova, durante sua realização, antes de seu término.

O post, publicado no domingo (4), uma hora antes do início da prova, dizia: "Compartilhe fotos do Enem no Instagram: #VEJAnoEnem. As melhores serão exibidas em VEJA".

O uso de celular e câmeras é proibido nos locais da prova, conforme o edital do exame. No sábado, 37 alunos foram desclassificados por infrigirem esta regra.

A revista se defende dizendo que convidou os internautas a enviar fotos sobre o Enem, e não da prova do Enem.  No entanto, no Twitter, os estudantes foram duros nas críticas à revista entendendo que estava induzindo-os a ser expulso do Enem:

Alguns comentários dos internautas sobre o caso:

Fe Príncipe ‏@itsfeprincipe
E depois seja eliminado da prova RT @VEJA Compartilhe fotos do Enem no Instagram: #VEJAnoEnem. As melhores serão exibidas em VEJA"

Luan da Costa ‏@LuanCostapb
Seja babaca e tenha sua prova anulada seguindo as orientações da toda poderosa @VEJA . #VEJAnoENEM

Carlos Eduardo Felix ‏@ceduardofelix
Se vc tirou foto da PROVA do ENEM por causa de um post da @VEJA, vc é um imbecil que nem merecia estar na sala de prova. #VEJAnoEnem

Luan da Costa ‏@LuanCostapb
mais um desserviço da na querida @VEJA #VEJAnoENEM . e agora ? o q vão argumentar?

Guilherme Athaide ‏@guiathaide
@Veja disse q pessoas foram desclassificadas por fotografarem o enem e pedem para estudantes fazerem isso p vcs #pqfazissoveja? #vejanoenem

Anita Silveira ‏@anitasilveira
#VEJAnoEnem dando lições de atrocidade. depois a culpa é MEC. que absurdo

Jardinho ‏@jaderplanob
e seja eliminado da prova RT @VEJA: Compartilhe fotos do Enem no Instagram: #VEJAnoEnem. As melhores serão exibidas http://goo.gl/e2wq1 Seguido por Reserva Cultural

"É difícil acreditar que isso foi escrito de forma inocente", diz professora

A coordenadora de língua portuguesa e professora de redação do Cursinho da Poli, Caroline Andrade, foi ouvida pelo site Universia e questionou a atitude da revista Veja: "é difícil acreditar que isso foi escrito de forma inocente, porque gera uma ambiguidade enorme e nenhum veículo midiático escreve sem um propósito. Se a publicação não agiu de má fé, ela acabou sendo até inocente na maneira como ela construiu nessa frase". (com informações do Universia, aqui, aqui e aqui)

16 Comentários:

Anônimo disse...

ATE NO ENEM ESSA REVISTA IRRESPONSAVEL SE METE E AINDA POR CIMA DE FORMA TENDENCIOSA E MENTIROSA ESSA REVISTA JA DEVIA TER FECHADO AS PORTAS PARA NAO FAZER TANTO MAL A POPULAÇAO MAIS CARENTE DO NOSSO PAIS,DEIXA OS ALUNOS DO ENEM EM PAZ VEJA(QUE VERGONHA)ESSA TURMA DA VEJA SE SENTEM MAL AO MENOS FAVORECIDO NO NOSSO BRASIL SEREM VISTO PELOS GOVERNOS LULA-DILMA COM BONS OLHOS,FAÇAM UM FAVOR PESSOAL DA VEJA DEIXEM AS PESSOAS DE BEM EM PAZM,RESPIRAREM O PROGRESSO.

Manuel Rodrigues disse...

e voces queriam o que? que ela elogiasse?

acorda gente, a veja quer é acaber com o enem, pra ralé voltar para os guetos...

Everaldo/Recife disse...

A canalhice da inVeja não tem limites.

Anônimo disse...

A in(veja) não poderia ser direta no seu intento (pedir fotos das provas): vazar questões do Enem DURANTE as provas. Houve maldade premeditada. A revista queria ter em mãos, sim, fotos das questões. Que máfia!
Ary

Anônimo disse...

e. E vai ficar por isso mesmo? Se estudantes expulsos seguiram a recomendação "inocente" desa publicação de esgoto, deveria, pelo menos, para se redimir de sua burrice, entrar com ação por danos morais.

ricardo orais

Anônimo disse...

A atitude da Veja é vergonhosa porque ela induzo o estudante ao erro, sendo assim, agiu de má fé e não por inocência. Não sejamos ingênuos aonde a Veja pode ter agido por "inocência", pra quem já se meteu em tanta sujeirada da corrupção brasileirada. Que o diga o Carlos Cachoeira, Mensalão Universitário e tantas outras aonde a Abril - dona da Veja - se meteu e continua se metendo em até hoje.

Unknown disse...

Desculpem-me vocês todos. Não há ninguém que tenha mais ÓDIO da revista Veja do que eu. Duvido! Mas a postagem, em momento algum, disse para tirar fotos DAS PROVAS DE ENEM. Claro que pode gerar várias interpretações, inclusive de imbecis despreparados que se inscrevem, não sei porque, e aqueles que estão lá só para tumultuar, como a imbecil da mãe que trocou mensagens com a filha(deveriam ser presas as duas). Há que se levar em conta todo tipo de safadeza que existe. E tem muito. Agora, se a Veja publicar uma só foto da prova, aí sim, no meu entender configura-se incitação ao crime. É claro que a Veja não é inocente, mas não caiamos nessa. Eles estão se deliciando com esta quantidade de posts sobre o assunto.

Anônimo disse...

Já passaram dos limites!

Anônimo disse...

No STF, depois do mensalão, todos são culpados até que provem o contrário. Então: @veja é culpada. Fato.
Rosa.

Yacov disse...

ABSURDO dos Absurdos... E isso vai ficar assim?? Isso é crime, ou incentivo ao crime, o que dá no mesmo. CADEIA PARA CIVITA, JÁ!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Haroldo Cantanhede disse...

Sinceramente, acho que quem caiu nessa armadilhazinha (uma em centenas) armadas pela revistinha da abril merece a desclassificação. A Internet está cheia de páginas, blogs, fóruns, etc., onde se discute às claras o papel perverso da revista veja em tudo que interessa ao país; é só esgoto que sai da nossa grande mídia, entreguista e inimiga do país e do povo. Quem mandou acreditar nessa porcaria?

Americo disse...

Até onde essa revistinha de esgoto vai chegar? Até onde vai continuar golpeando? Isso já é uma conspiração contra o governo, contra o povo,contra os estudantes... E ninguém fala nada? Ninguém faz nada?

Anônimo disse...

Governo Federal está esperando o que para acabar de vez com essa revista vagabundo, criminosa, detrito de maré baixa, tem que tirar de circulação ou veicular nas TVs de rede aberta, mostra para a população o quanto essa revista é criminosa, com um bando de jornalistas sem ética.

Maria

Anônimo disse...

ESSA REVISTA SE TRANSFORMOU NUM PANFLETO DE PÉSSIMA QUALIDADE, E AGORA ACHANDO POUCO INDUZ CLARAMENTE OS ESTUDANTES A SIFU..... SE FHC ESTIVESSE NO PODER, ESSE PANFLETO ESTARIA LAMBENDO AS SUAS BOTAS QUIETINHA, QUIETINHA. MAS COMO O NOSSO LULA E DILMA TEEM ORIGEM NO TRABALHO E COM UM GRANDE OLHAR SOBRE A MAIORIA DO POVO, ENTÃO ELES NÃO SUPORTAM QUEM VENHA DO POVO. PARA A VEJA O POVO QUE SE EXPLODA, ELA QUER MESMO É A BOQUINHA QUE PERDEU E QUE ESTÁ ESPERNEANDO. PODEM ESPERNEAR E MUITO POIS AINDA VÃO SIFU POR MUITO TEMPO. ELES PENSAM EM ENQUADRAR O LULA, MAS TERÃO QUE ENQUADRAR A MAIORIA DOS BRASILEIROS. E AÍ VÃO ENCARAR?
DEDÉ VIANA - RECIFE\PE

Anônimo disse...

O MINISTRO DA JUSTIÇA ou qual órgão competente, ENTRA AONDE NESTA HISTÓRIA??????????????????????

Anônimo disse...

Governo, faça alguma coisa a Veja já passou dos limites; e tenho certeza, ri dessa frouxidão!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração