Pages

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A eterna busca da mídia pela 'bala de prata' contra Lula


Como vocês já sabem, a nova "bala prata" da oposição, da Veja e da Globo é a operação Porto Seguro da Polícia Federal.

A operação é sobre funcionários do terceiro escalão do governo federal que montaram um esquema de suposta venda de pareceres técnicos na burocracia estatal. Equivale às dezenas de operações que a Polícia Federal faz por ano sobre fraudes em órgãos públicos, e nem teria grande relevância política, não fosse um mandado de busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo. Leia mais aqui

8 Comentários:

Almerindo disse...

"Quando maior esse discernimento mais se impõe ao aparato conservador camuflar suas bandeiras amarrotadas em agendas de apelo popular.
A disputa desloca-se do campo estratégico da economia para o uivo udenista.

A guerra aberta contra o PT testa os limites do novo arsenal que consiste em destituir o poder, e os compromissos consagrados nas urnas, mas fazendo-o por dentro das instituições, sobretudo com a exacerbada manipulação da ferramenta judiciária.

A renuncia ao golpe de força é compensada pela força da hipertrofia midiática que se avoca inimputável para coordenar e ecoar a ofensiva.

Quem ainda insiste em delegar a defesa do projeto progressista brasileiro ao exclusivo sucesso econômico –que é crucial, de fato– subestima as contradições políticas inerentes à travessia para um ciclo de crescimento num mundo em convulsão.

Apostar no discernimento compassivo da população diante desse horizonte de instabilidade e acirramento conservador implica não apenas em voluntarismo cego.

Há outras coagulações perigosas implícitas aí. Uma delas consiste em assinar uma pax branca que concede ao conservadorismo o pleito da hegemonia intocável na esfera da comunicação.

É como se uma parte do PT e do governo Dilma não ouvisse os alarmes que soam de forma estridente e continuasse a perguntar: ‘Que horas são?’.
‘É tarde; é tarde’ –responderá um dia o coelho dessa história."

Texto completo aqui: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/11/27/globope-dilma-perde-o-bonde-da-ley-de-medios/

Malú disse...

Eles ainda não aprenderam que todas as suas "balas de prata" sempre acabam se revelando de lata.

Anônimo disse...

Prezada Helena,

Sou um grande admirador seu, e já manifestei aqui a minha visão da relação governo versus grande mídia

A alteração das leis de comunicação é o caminho mais difícil e com perspectivas de vitória mais incerta, mas existem outros caminhos.

Minha sugestão:

O PT deve recorrer a justiça comum para se defender quando for atacado, afinal, hoje, qualquer um pode inventar qualquer coisa contra Lula e o PT sem se preocupar com as consequências, esta apatia é responsável por muitos dos excessos e loucuras da mídia, alem disso, para muita gente boa, o silencio do PT é uma confissão de culpa.

O PT não é uma ONG pobre e desprotegida, o PT é um partido politico forte, ligado a sindicatos e movimentos sociais com recursos humanos e financeiros para enfrentar disputas jurídicas.

Recorrer a justiça independente do resultado é um sinal de coragem, pois mesmo sendo derrotado o PT terá na pior da hipóteses, a chance de divulgar a sua versão dos fatos, influenciar os ânimos dos juízes e mapear as tendencias dos magistrados.

Basta de medo do judiciário, os benefícios superam os malefícios.

Por favor, coloque este tema para discussão.

Anônimo disse...

ESSA MIDIA TENDENCIOSA QUE VIVE PEGANDO NO PE DO NOSSO MELHOR PRESIDENTE ESTA PERDENDO O TEMPO POIS PARA NOS MAIORIA ABSOLUTA E ESMAGADORA DOS BRASILEIRINHOS(AS) QUE AMAMOS O LULA JAMAIS VAMOS ACREDITAR EM UM VIRGULA DO QUE ESSA MIDIA VERGONHOSA POR SER TENDENCIOSA VIVEM DIVULGANDO SOBRE O NOSSO MELHOR PRESIDENTE POIS QUE ESSA MIDIA VEJA OS RESULTADOS DOS INSTITUTOS DE PESQUISA DE OPINIAO QUEANDO FAZEM LEVANTAMENTO SOBRE A APROVAÇAO DO NOSSO QUERIDO LULA E AGORA DA DILMA ISSO E O QUE DEIXA ESSES MEMBROS DA MIDIA TENDENCIOSA IRADOS,POIS NEI UM OUTRO GOVERNANTE DEIXOU O GOVERNO COM UM INDICE TAO ALTO DE APROVAÇAO E A MAIORIA ABSOLUTA E ESMAGADORA DOS BRASILEIROS(AS) QUE O AMAM COM TANTA SAUDADE DE UM GOVERNO VOLTADO PARA O BEM DE NOS,AMAMOS O LULA E ODIAMOS ESSA MIDIA TENDENCIOSA.

Anônimo disse...

COMO TEM GENTE QUE GOSTA DE PERDER TEMPO COM BAIXARIA E CALUNIA ISSO E O QUE FAZEM OS MEMBROS DESSA MIDIA TENDENCIOSA QUE VIVEM EM FUNÇAO DE TENTAR CALUNIAR O LULA,JAMAIS NOS MAIORIA DOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS QUE GOSTAMOS E CONFIAMOS NO LULA QUE TAO BEM GOVERNOU O BRASIL VAMOS ACREDITAR,LULA SORTE A VOCE E SUA FAMILIA.

Anônimo disse...

Pois é Helena, não é de hoje que o PIG tenta pegar o Lula. O pior é que agora também estão partindo pra cima da Dilma. Só a regulamentação da mídia pode por um contraponto a isto. Porém, não sei por que a Dilma teme tanto fazer isto. Se o PT no governo o PIG faz tudo isso, imagina se um dia a direita voltar ao poder, adeus PT e toda esquerda junto. Por isso, temos que pressionar a Dilma e o PT para que façam a regulamentação da mídia afim deles não denegrirem ainda mais a imagem da esquerda como já fizeram. Bem que os Blogs sujos e todos os movimentos sociais poderiam se juntar e tentar falar com a Dilma.

Rogério Bezerra disse...

Quando cada um de nós lê sua história, constrói a si próprio. No caso do Brasil, os antigos donos sempre leram nossa história de forma a desmerecê-lo. Ninguém aqui tem valor, nem eles mesmos. São uns doentes. E essa parecia nossa sina eterna quando Lula iniciou a revolução que o mundo conhece e inveja. Mas os antigos donos do Brasil preferem "reinar" num país de escravos, importador até de hábitos nefastos. Uma piada! São doentes.

Essa depreciação levou-nos a não "fazermos" filhos e já em 2030 cairá o nº de brasileiros. Darcy perguntava: "A quem interessa castrar as mulheres de Goiás?".
Essa dita elite não construiu uma "rarvardi" brasileira e , como no Império, mandam suas crias para fora. Aqui, os ricos e mais estudados são os grandes traidores da história. Lula nunca será perdoado! Lula, Dilma, Brizola, Boff, Beto, Hélder, Chico, Bethânia, Belchior, o uruguaio Taigura e tantos mais que minha ignorância nunca saberá que existiram.

Hoje falam de escola integral... Em 8 anos moídos pela Globo (empresa nacional), Brizola fez 500 Cieps para serem de tempo integral. Os camarotes do Sambódromo são as salas de aulas. Nada é dito. "Ninguém, ninguém é cidadão" (Caetano). Ninguém tem história digna. Ninguém do Brasil...

Anônimo disse...

Hoje as salas do Sambódromo já não são mais salas de aula. Ficou tudo para o "maior espetáculo popular do mundo". Só não dizem que o povão mesmo, que não tem dinheiro para assistir ao desfile que hoje não passa de um evento comercial, que enche as burras da prefeitura e dos bicheiros, assiste apenas a concentração dos carros na rua, sentados em arquibancadas sobre o canal poluidíssimo, fato considerado por amigos meus que vêm de outros países como uma verdadeira vergonha para um país que está tão cotado lá fora, como eles dizem "justamente por obra de um Presidente de origem pobre e que tirou milhões de pessoas da miséria".

Leila Mattos

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração