Pages

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ENEM: quase 2 milhões de estudantes desmentem José Serra

http://glo.bo/AwE32D
José Serra foi pego em mais uma mentira na sua propaganda eleitoral enganosa, quando disse que Haddad "afundou o ENEM". Nada mais falso.

O ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), conduzido por Haddad no Ministério da Educação, é um sucesso absoluto, inclusive acabando com o elitismo que havia no vestibular para as Universidades Federais.

Graças ao sucesso do ENEM, só em janeiro deste ano, 1.757.399 milhões de jovens ficaram livres de ter que pagar taxa de inscrição em vestibular, e tiveram oportunidade de disputar vaga em 95 universidades públicas.

A economia no bolso das famílias destes estudantes atingiu 3.411.111 inscrições, pois cada candidato pode fazer até 2 inscrições, de forma a ter mais uma oportunidade através de uma segunda opção.

Tudo isso é feito por qualquer estudante que fez a prova do ENEM. Basta se inscrever gratuitamente pela internet, de dentro de casa ou da lan-house, em qualquer lugar do Brasil, para qualquer uma das 95 faculdades federais do Brasil todo que aderiram, que interessar ao estudante.

O sistema informatizado, chamado SiSU (Sistema de Seleção Unificado) seleciona os candidatos em cada curso, preenchendo as vagas com os inscritos que tiveram nota mais alta no ENEM.

Tão ou mais importante do que ficar livre da taxa de inscrição, é a oportunidade dos estudantes de renda mais baixa poderem concorrer em outras cidades, sem ter que viajar para fazer as provas, um custo até mais pesado para famílias de classe média ou de baixa renda.

O sistema é tão bom e tão justo que adverte uma estimativa de nota mínima necessária em cada curso, de forma que o estudante pode trocar sua inscrição para outro curso ou outra faculdade que exija nota menor, até o dia do encerramento do processo, aumentando muito sua oportunidade de conquistar uma vaga.

Mas José Serra é o candidato do "pense atrasado", e é incapaz de enxergar todas estas inovações feitas por Haddad.

Sem ter como criticar um programa tão bom, José Serra apela de novo para a propaganda mentirosa.

O tucano mente ao acusar Haddad pela ocorrência de roubo da prova por um segurança da gráfica do Grupo Folha. Ora, quem foi responsável foi a gráfica que foi contratada para imprimir as provas sem permitir vazar.

O gráfica foi até condenada a indenizar o Ministério da Educação pelos prejuízos causados, ao ter que anular aquela prova e fazer outra. Esse fato desmente peremptoriamente José Serra.
http://goo.gl/E8kWZ

Mas o maior desmentido vem das ruas: são dos quase 2 milhões de estudantes, suas mães, seus pais, irmãos, primos, tios, colegas e amigos, que passaram a ter condições de disputar vagas nas melhores faculdades do Brasil, de graça e com um simples acesso à Internet.

3 Comentários:

duferrugem disse...

Olhem essa matéria aí. Esse é o PSDB
http://www.novojornal.com/politica/noticia/relatorio-da-oea-classifica-minas-gerais-como-terra-sem-lei-16-10-2012.html

fatima disse...

atenção.... vamos ficar de olho no zé baixaria....
ele está pagando uma nova pesquisa de intenção de votos nas regiõers ricas para dizer que está crescendo nas pesquias , o golpe da eleição está em curso, atenção para as novas manobras.... ele é capaz de tudo pela presidencia.... já que a prefeitura é um trampolim

Unknown disse...

Zé Serra com seu peculiar carisma e nojo de pobre devia pegar a viola e enfiar no saco de vez, esse partido social democrata de araque já encheu o saco pela falta de compromisso com o povão.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração