Pages

domingo, 29 de abril de 2012

Isso é Lula e Dilma: além das cotas, UNB abriu mais 60% de vagas para 'brancos' disputarem

A turma do contra (DEMos e imprensa demotucana), para demonizar a política de cotas raciais nas universidades para os estudantes negros de baixa renda, incitavam os estudantes "brancos" dizendo que "ficariam com menos vagas".

Pois o governo Lula desmentiu categoricamente essa tese, quando o então ministro da educação Fernando Haddad criou o REUNI em 2007, para expandir vagas nas Universidades Federais.

Os números não mentem. Vamos pegar o caso da Universidade de Brasília (UNB), onde há 20% de vagas reservadas como cota racial. Com o REUNI, dobrou a oferta de vagas presenciais desde 2007.

Se o governo fosse demotucano, sem cotas e sem REUNI, para cada 100 vagas que existia em 2007, os estudantes "brancos" continuariam tendo 100 vagas para disputar, hoje.

Com o governo Lula e Dilma, as vagas foram duplicadas, e cada 100 viraram 200, sendo 40 para cotistas. Com isso, os estudantes "brancos" que tinham à disposição só 100 vagas para disputar, passaram a ter 160.

É por isso que falamos aqui que a boa luta política é pelo aumento de vagas para todos, e não ficar brigando pela continuidade de um ensino superior restrito e elitista onde quase não se via negros.

Além dos números, há os argumentos morais e racionais que justificam cotas, os quais praticamente esgotamos na nota "Onde O Globo e o DEM guardam o seu racismo". E os ministros do STF também, ao julgarem as cotas constitucionais e justas, para tornar a pirâmide social brasileira cinza, em vez do topo ser branco e a base negra.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração