Pages

sábado, 31 de dezembro de 2011

Miriam Leitão também aplica o conto do vigário no leitor

Dívida relativamente ao PIB, encolhe no governo Dilma.
Dívida pública explodiu no governo FHC em relação ao PIB. Miriam Leitão elogiava.
No governo Lula dívida despencou. Miriam Leitão critica.
É por querer impor essas mentiras ao telespectador que a audiência da TV Globo despenca.


A dívida do Brasil caiu para 36,6% do Produto Interno Bruto este ano. Projeção do BC é de 35,7% para 2012 (quanto menor esta relação melhor as contas públicas).

Esses números não mentem. Mostram que, dentro do possível, o governo Dilma guiou a economia com louvor em 2011, um ano difícil, devido à forte retração internacional e uma certa incapacidade das elites brasileiras produzirem o suficiente para atender a demanda do crescimento de 2010.

O fato foi que o PIB cresceu mais do que a dívida. Significa que a dívida tem menos peso na renda nacional, sobrando mais dinheiro produtivo para economia nacional.

No final das contas, isso (além da geração de empregos e distribuição de renda) é o que mais importa "na ponta do lápis".

O blá-blá-blá de Miriam Leitão para "desejar" um mau 2012 aos brasileiros.


Mas a urubóloga Miriam Leitão, da TV Globo, encerra o ano com seus tradicionais agouros de prever um mau 2012 para os brasileiros, na contra-mão da realidade, como fez uma avaliação ruim de 2011.

Na tentativa de desqualificar o sucesso brasileiro, a urubóloga tenta aplicar o conto do vigário em seus leitores, pinçando apenas os números que considera negativos, omitindo completamente a relação dívida/PIB.

Inventa de defender um déficit nominal zero, o que, com grande chances, jogaria o país em uma recessão ou estagnação. Se cortar investimentos estatais no social e na política industrial (que a urubóloga chama de custos), em tese reduziria a dívida num primeiro momento, mas o crescimento econômico iria para o vinagre, e as próprias receitas de impostos cairiam.

Com menor crescimento, menor arrecadação, maior vulnerabilidade... adivinhe de onde o governo teria que buscar dinheiro para fechar as contas? Tendo que emitir títulos e aumentando a dívida.

O resultado seria uma deterioração na relação dívida/PIB, arrastando o Brasil para a política da contaminação pelas crises internacionais, como era no nefasto governo neoliberal demo-tucano.

Cai no golpe do vigário da madame Leitão só os incautos, quando ela faz outra critica, sobre o "aumento da carga tributária". Ora, não houve aumento de alíquotas de impostos em setores produtivos nacionais (houve apenas o fim de renúncia fiscal provisória), nem para os trabalhadores, nem sobre a folha de pagamento, tanto é que a geração de empregos foi excelente durante o ano.

O que houve foi tributar o capital especulativo estrangeiro com um IOF maior, o que é bastante saudável, além de tributar pontualmente produtos importados que faziam "dumping" contra produtos nacionais, usando especulação cambial (aliás o IPI maior sobre carros importados só entrou em vigor em 16 de dezembro, mas em contrapartida o governo reduziu o IPI sobre carros nacionais).

O objetivo nem era de aumentar a arrecadação, neste caso, se bem que é bem-vinda, pois na prática reduz em parte o pagamento de juros líquido (paga-se com uma mão e com a outra recebe de volta parte do dinheiro via IOF). Mas o objetivo mais importante foi conter a queda do dólar, defendendo o Brasil da guerra cambial promovida até pelos EUA, que prejudicava a produção nacional e os empregos daqui, tornando os importados mais baratos artificialmente.

O governo Dilma, a exemplo de Lula, dirigiu com maestria essa equação. Não errou a mão a ponto de deixar a dívida explodir como fez o governo demo-tucano, nem errou a mão a ponto de estagnar a economia como também fez FHC, impedindo o crescimento da renda nacional e dos trabalhadores.

A urubóloga precisa de um computador calibrado, pois na ponta do lápis, suas contas só servem para enganar quem quer cair no conto do vigário, já tradicional no jornalismo da Globo.

13 Comentários:

Eduardo Campos disse...

O POVO NÃO É BOBO FORA A REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Campos disse...

O POVO NÃO É BOBO FORA A REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POVO NO PODER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SAUDAÇÕES PEEMEDEBISTAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O MEU PMDB MELHOROU A VIDA DO POVO BRASILEIRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O MEU PMDB É O PARTIDO QUE MELHOROU A VIDA DO POVO BRASILEIRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POVO MELHOROU DE VIDA, A VIDA DO POVO ESTÁ MELHORANDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O NOSSO SENADOR RENAN CALHEIROS DO MEU PMDB ESTÁ TRABALHANDO PARA MELHORAR A VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS !!!!!!

Anônimo disse...

A PiGona ainda vai ser encontrada com uma maçã na boca. Em São Paulo. Lá não tem UPP.
Ary

Eduardo Campos disse...

O POVO NÃO CAI MAIS NO 171, CAÔ, CONTO DO VIGÁRIO, GOLPE, ESTELIONATÁRIOS, DA REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POVO NÃO É BOBO FORA A REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A REDE GLOBO SE FUDEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A REDE GLOBO SÃO UM BANDO DE ESTELIONATÁRIOS, GOLPISTAS, VIGARISTAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Campos disse...

O POVO NO PODER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FORA A REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

A REDE GLOBO SE FUDEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Campos disse...

O NOSSO SENADOR RENAN CALHEIROS DO MEU PMDB TEM UM RECADO PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE MELHORARAM DE VIDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POVO NÃO É BOBO FORA A REDE GLOBO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A REDE GLOBO SE FUDEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O POVO NO PODER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O PODER É DO POVO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Herminio disse...

Essa dona está defendendo os seus patrões e o povo sabe disso, de que lado ela está e sempre esteve desde que o grande Lula assumiu o governo do Brasil.

Adir disse...

Putz, que ´porra de leitor lê uma merda dessas? fazem três anos que não coloco as mãos em impressos, nem gaiola tenho para usar uma merda dessas!!!

Blog teste disse...

Durante os últimos 9 anos, M.Leitão só errou. Nem ela acredita no que diz, mas a ordem é que continue dizendo.

José Medeiros disse...

Dois pontos notáveis deste post:
1. "Inventa de defender um déficit nominal zero, o que, com grande chances, jogaria o país em uma recessão ou estagnação. Se cortar investimentos estatais no social e na política industrial (que a urubóloga chama de custos), em tese reduziria a dívida num primeiro momento, mas o crescimento econômico iria para o vinagre...".
Ora, digo eu, a Leitão já tem o seu garantido. Remunerá-la e bem para arrostar o país em uma crise digna da administração tucana, isto não é "custo" mas "investimento". Esta mulher é regiamente finanCIAda por interesses de dentro e de fora do país, na figura da Globo que por sua vez é financiada por nós, via repasse de verbas, para se deixar usar a serviço de uma elite de privilegiados, que rosnam para o povo pobre mas que lambe, submissa e de bom grado, as botinas encharcadas de esterco do imperialismo e neocolonialismo que não desiste de tomar de assalto o patrimônio e subsolos nacionais.

2. "Cai no golpe do vigário da madame Leitão só os incautos, quando ela faz outra critica, sobre o "aumento da carga tributária".
Afinal, comento, nenhuma palavrinha, umazinha só, sobre o recente aumento de impostos em São Paulo, sobre as linhas brancas e eletrônicos, promovido pelo mais famoso picolé de chuchu do Brasil, um dos aliados da Globo? A D. Leitão teria um mínimo de honestidade intelectual?

Luiz Henrique disse...

houvi na rádio que troca notícia que o Brasil foi o País que menos cresceu entre os emergentes. Isso é verdade? me esclareçam por favor.

Eduardo Campos disse...

O NOSSO RENAN CALHEIROS DO MEU PMDB PARA PRESIDENTE DO SENADO !!!!!!!!!!!!!!!

O NOSSO RENAN CALHEIROS DO MEU PMDB SERÁ ELEITO PRESIDENTE DO SENADO MAIS UMA VEZ SUCEDENDO O EXCELENTE PRESIDENTE DO SENADO JOSÉ SARNEY QUE É UM FIEL ESCUDEIRO DO PRESIDENTE LULA E DO GOVERNO LULA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

O NOSSO RENAN CALHEIROS DO MEU PMDB TAMBÉM É UM FIEL ESCUDEIRO DO PRESIDENTE LULA E DO GOVERNO LULA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SADAÇÕES PEEMEDEBISTAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Doh! I wаs domaіn searchіng at nameсheаp.
сοm аnd went to type in the ԁomain name: httр://wωw.
bloggеr.cοm/сοmmеnt.g?
blogID=21443289&pοѕtID=1243810985194183310 anԁ guess who alгeaԁy hаԁ it?
You ԁiԁ! hаha ϳ/κ.
I was about to buу this domaіn name but
гealizеd it ωaѕ taken sο I thοught I'd come check it out. Good blog!

https://www.xing.com/profile/Sam_Carter2?sc_o=mxb_p
Also visit my webpage : cherry pickers

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração