Pages

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Depoimento de fã de Lula: “ Estou aqui para dar uma força ao Lula”

O início do tratamento do ex-presidente Lula contra câncer de laringe movimentou as imediações do Hospital Sírio-Libanês. O local foi tomado por equipes de tevê, fotógrafos, repórteres e até curiosos. Mas, no meio deste quadro, a presença concentrada e silenciosa do aposentado Osvaldo Alves, de 73 anos, chamava atenção.

Sentado em uma mureta na entrada do hospital, Alves disse que estava lá para “dar uma força ao Lula”. “Sou um grande admirador dele. Sempre acompanhei a carreira do Lula. Tenho centenas de recortes sobre ele. Guardo tudo que sai na imprensa falando do Lula. Acho que agora ele precisa da minha força, da minha energia”.

Alves, que saiu do bairro da Mooca, na zona leste, para passar o dia “ao lado” do ex-presidente, conta que começou a prestar atenção em Lula na década de 80. “Quando ele foi preso no Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e ainda era presidente de sindicato, entendi que ele era um homem de força (Lula ficou preso entre os dias 19 de abril e 20 de maio de 1980, sob a alegação de ferir a Lei de Segurança Nacional). Nunca estive com ele, mas sou um fã de verdade. Sei que tem muita gente rezando para que ele saia dessa inteiro. Mesmo quem não concorda com a política do Lula e do PT, torce por ele”.

Presentes e banquetes
Segundo um dos porteiros do prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo, no ABC desde que a notícia do câncer foi divulgada, pessoas estão deixando cartas, orações, flores e bombons na portaria. A expectativa dele é receber ainda mais “mimos” para o ex-presidente.

No restaurante Zelão, um dos preferidos de Lula, o garçom João Vitorino Filho diz que “a alegria do ex-presidente faz falta” e que espera revê-lo em breve. Antes de ser garçom, Vitorino atuava no sindicato dos gráficos e esteve no lendário comício de Lula, em 1979. “Ele precisa ficar bom logo para comer o nosso ‘baião de dois’”, afirma.

Juno Rodrigues Silva, amigo de Lula e dono do restaurante Gijo’s (point petista em São Bernardo), disse estar torcendo para que ele “faça direitinho esse tratamento e volte logo para a família e para os companheiros”. “Se ele quiser, vamos fazer um jantar especial para comemorar a cura”.

O Instituto Cidadania, ONG que Lula voltou a comandar depois de deixar a Presidência, criou e-mail saudelula@icidadania.org  para receber mensagens de solidariedade. De acordo com o instituto, até ontem à tarde, cerca de 1,2 mil mensagens ao ex-presidente já haviam sido enviadas.

Oração do papa
Segundo a assessoria de Lula, o papa Bento XVI teria afirmado que irá orar pelo petista e enviado mensagem de melhora a ele, por intermédio do embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Barbuda.

Quimioterapia

O ex-presidente Lula passou pela primeira sessão de quimioterapia para combater o câncer na laringe – ele passaria a noite no hospital e teria alta hoje cedo. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, o resultado da biópsia indica que o tumor é do tipo mais comum e pode ser considerado como de agressividade média, com grande chance de cura.
Os médicos reconheceram que o tratamento indicado para o caso, que inclui quimioterapia e radioterapia, apresenta risco de deixar sequelas na voz do ex-presidente. O oncologista Paulo Hoff ressaltou, contudo, que esse risco em relação à voz é mínimo, uma vez que o tumor não comprometeu as cordas vocais.

Apesar disso, segundo os médicos, não há restrição para que Lula continue falando normalmente durante o tratamento. Para evitar riscos maiores, ele será acompanhado por uma equipe de fonoaudiólogos e nutricionistas, para monitorar efeitos colaterais do tratamento.

Lula será submetido a três sessões de quimioterapia – cada uma com cinco dias de infusão de medicamentos e um ciclo de 21 dias. Os médicos ressaltaram que apenas em 40 dias será possível saber se o tratamento ministrado é o mais adequado para o caso de Lula. Ele deve iniciar a radioterapia entre 10 e 12 de janeiro.

Por recomendação dos médicos, a agenda de viagens de Lula foi cancelada para que fique perto da equipe médica. Isso significa que ele deverá permanecer em São Paulo durante o período do tratamento.

Dilma

Após a visita de mais de uma hora que fez ontem ao ex-presidente Lula no hospital, a presidente Dilma Rousseff afirmou estar feliz por ter encontrado o padrinho político “muito disposto” e cheio de energia.

“Saio certa de que  em janeiro, ver o presidente desfilando na Gaviões da Fiel”, em referência à escola de samba paulistana que vai homenagear o ex-presidente no Carnaval de 2012.

A presidente disse ter sofrido muito com seu próprio tratamento e contou que conversou sobre vários assuntos com Lula, e não apenas sobre a quimioterapia. A presidente afirmou que Lula quis discutir o G-20 e o desempenho dos países da zona do Euro, que sofrem com a crise financeira e econômica mundial. JT

4 Comentários:

Ana disse...

Companheiro Lula, muita força!

Toda essa onda de gente irritada com o tratamento de saúde do ex-presidente cheira a hipocrisia e ódio sem nenhuma justificativa.
Não tenho nada falar sobre isso.
Só quero deixar claro q torço de verdade para q ele tenha sucesso no tratamento para q possa seguir a vida lutando pelo direito dessa mesma gente raivosa e rancorosa (não sei do quê).
Força Lula.
Tá falado.

Anônimo disse...

Que o nosso Deus poderoso dê a cura ao nosso eterno presidente lula,mas uma luta pra ser vencida anraços marlene furtado

jegue disse...

Não consigo enviar meu e-mail para o saudelula .
Dá para me ajudar ?
Vou copía-lo aqui em sua caixa de mensagem e peço que o envie para mim , por obséquio , pois gostaria de deixar minha mensagem a este grande brasileiro .
Caro companheiro .
Gostaria de chamá-lo de pai , más não vou fazê-lo , pois sei que seus opositores , detrátores e colonizados deste país irão chamá-lo de populista e o diabo a quatro .
Sei de sua luta e sei que voce provou a todos que é possível chegar lá , e acima de tudo que não somos uma nação de segundo mundo e não somos vira-latas , como nossas elites sempre nos fizeram acreditar . Que o Brasil é o país do futuro e que ser brasileiro não é vergonhoso .
Hoje vemos que voce tinha razão , enquanto o mundo amarga uma crise com desemprego , fome e despejo , nosso país cresce , nossos filhos vão as universidades e temos o pleno emprego , ainda temos problemas , más com o tempo eles serão resolvidos , afinal , 5002 anos de descaso não se resolvem em 8 anos. Hoje , os países ricos vem a nossa porta com o píres na mão pedir nossa ajuda . Que diferença daquele tempo em que voce e os demais companheiros saiam as ruas com cartazes dizendo , "FORA FMI" . Seu 4° ano primário e seu curso de torneiro mecânico no SENAI mostraram serem mais eficientes que um título na Sorbone , aliás , seu Science PO foi um tapa na cara desta elite colonizada que teve o poder por 502 anos e só defendeu os interesses das nações do hemisfério norte .
Lula , voce é o cara , gostaria de conhecê-lo pessoalmente para lhe dizer isso , más já que não dá , envio-lhe este e-mail .
Quero desejar-lhe pronto re-estabelecimento , quero lhe dizer que voce é um exemplo para nós trabalhadores e que estamos orando e torcendo para que sua recuperaçaõ seja rápida .
Más não se preocupe , voce é duro na queda e não irá cair , nós estamos aqui e sempre que precisar nos chame .
Não se preocupe com a nossa presidenta , a militância está a postos para oque der e vier , vamos defende-la com unhas e dentes contra as oposições e sua mídia golpista , pois sabemos que o governo que ela representa é uma continuação do seu governo . Um governo progressista e compromissado com o Brasil e seu povo , não um país onde meia duzia se dá bem , enquanto a maioria paga a conta .
Um abraço de um companheiro seu de partido e admirador .
Elson .
Tarabai , 01/11/2011 .

Anônimo disse...

Diabo XVI,faça uma oração para o Zépedágio

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração