Pages

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Belo Monte e o voto

Confesso que não vi vídeo onde atores globais protestam contra a usina de Belo Monte. Do ponto de vista estético, é um deslumbre – dizem.

Minha pergunta é política. Num país com 200 milhões de habitantes, a palavra final sobre investimentos desse porte é do eleitor. Por mais charmosas que sejam nossas estrelas globais, aqui vale a regra: um homem, um voto.

Vivemos sob um regime democrático, o mais prolongado de nossa história.

Se fosse para fazer uma guerra de publicitários, as pessoas favoráveis a Belo Monte poderiam exibir um vídeo negro para lembrar o apagão que levou milhões de brasileiros a economizar energia, impediu a retomada do crescimento nos anos 90 e causou outros prejuízos a nação. Tenho certeza de que faria um bom efeito.

O eleitor tomou sua posição nas urnas da campanha de 2010.

Tivemos uma candidata contrária a Belo Monte.

Tivemos uma candidata favor. A adversária de Belo Monte não foi para o segundo turno.

O voto vitorioso em 2010 deu prioridade ao crescimento, ao emprego e à distribuição de renda. Isso não se faz sem energia.

Os verdes europeus priorizam a discussão ambiental em relação ao desenvolvimento econômico. Falam sem rodeios. Eles aceitam que há uma contrapartida a ser debatida, que envolve o desemprego.

Todo esforço para diminuir o consumo de energia implica na discussão de redução de empregos. Envolve sacrifício do desenvolvimento. Talvez fosse bom na Europa, pelo menos antes do desastre que carrega Itália, Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal…

O projeto alemão de eliminar a energia nuclear implicará numa explosão das tarifas de energia nas residencias e na inviabilização de parte do parque industrial do país. De Paulo Moreira Leite

Este é o debate.

7 Comentários:

Herminio disse...

Esee pesoal contrario ao investimento belo monte estão todos empregados, os que não estiverem protegidos pelo regime da estabilidade no emprego público, que diga-se de passagem eu sou contra,salvo algumas excessões e bem poucas, os outros estão recebendo de ongs estrangeiras ou mamando em partidos de oposição que não querem o desenvolvimento do pais e ja pensam em 2014, esses querem e torcem pelo caos pra terem alguma chanse nas próximas eleições presidenciais ponto!

Anônimo disse...

O Jorn. Paulo Moreira Leite tem escrito bons artigos, queria só acrester que o apagão dos anos 90 que pagamos caro, foi no governo do FHC, talvez o mais corruto. Eugênio L. da Costa

Anônimo disse...

A Globo contra Belo Monte, a Folha contra Belo Monte, mil ongs e três partidos emergentes contra Belo Monte, os padres contra Belo Monte ... acho que vou ficar a favor de Belo Monte!

Apelido disponível: Sala Fério disse...

A Globo contra Belo Monte, a Folha contra Belo Monte, mil ongs e três partidos emergentes contra Belo Monte, os padres contra Belo Monte ... acho que vou ficar a favor de Belo Monte!

Anônimo disse...

Mexeu com os brios de muita gente. Há mais vídeos a favor do que contra, e bem fundamentados tecnicamente.

josé claro disse...

Onde tem Globo tem manipulação! Não eh possível esse descalabro de uma corporação contraria quase sempre aos interesses nacionais. E continuam as tentativas para o enfraquecimento democrático do nosso país, através do que Lula, lá atrás chamou de denuncismo. Podem continuarem tentando, mas serão sempre derrotados, afinal, hoje temos essa ferramenta revolucionária que é a internet. Não adianta tentarem manipular as massas, porque os blogueiros "sujos" vão continuar a desmanchar toda e qualquer farsa.

J. Carlos disse...

Helana,
Quando o Governo Federal expulsou os arrozeiros das terras indígenas, Raposa Serra do Sol, os hipócritas da Globo ficaram a favor dos arrozeiros. Chegaram até fazer ironia como: Por que o Lula não devolve o Brasil ao índio?
Agora, os mesmo hipócritas fingindo que estão preocupados com os índios, com os gastos e o desmatamento, desencadearam mais um movimento chamado de: “A GOTA D'ÁGUA", que na minha modesta opinião está fadado ao insucesso, assim como o CANSEI e MARCHA CANTRA A CURRUPÇÃO. Ora, Daniel Dantas desmatou no Pará uma área equivalente ao estado de Sergipe para criar gado, ou seja, interesse próprio sem benefícios ao povo brasileiro e estes mesmos hipócritas da Globo não disseram nada. Mas a construção da Usina de Belo Monte, que trará benefícios ao povo em geral e certamente nos livrará de outro apagão do "Desgoverno" do FHC, até parece que o mundo vai acabar. Assista o que diz os Asseclas da Globo e depois curta a paródia do Rafinha Bastos do CQC.
Link: http://observatorionline.blogspot.com/2011/11/rafinha-bastos-ironiza-movimento-gota.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração