Pages

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lula recebe prêmio na Polônia por respaldo à liberdade e democracia


O ex-presidente Lula foi agraciado com o prêmio 'Lech Walesa', criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

Lula  receberá o prêmio em cerimônia que acontecerá no próximo dia 29 de setembro na cidade de Gdansk, no norte da Polônia, segundo a Fundação Lech Walesa confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe.

Lula expressou seu agradecimento à fundação polonesa e disse que considera o prêmio como um reconhecimento não só de suas conquistas pessoais, mas também do povo brasileiro, que nos últimos oito anos mostrou como é possível realizar uma transição econômica e social de forma pacífica e democrática.

Por sua parte, o ex-presidente polonês Lech Walesa lembrou que, embora Lula tenha 'raízes ideológicas diferentes', compartilha com ele uma origem sindical e a realização de mudanças excepcionais em seus respectivos países.

Walesa fundou seu prêmio em 2008, 25 anos após ter sido agraciado com o Nobel da Paz por sua luta contra o comunismo e pelo advento da democracia na Polônia. A fundação polonesa premia o vencedor com US$ 100 mil.

Em 1990, após protagonizar numerosos protestos e pôr em xeque o Governo comunista polonês, a queda do muro de Berlim abriu as portas da democracia na Polônia, onde Lech Walesa se tornou o primeiro presidente eleito livremente pelos cidadãos desde a Segunda Guerra Mundial.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que aqaueles que não vivenciaram de perto todo aquele processo do socialismo no Leste Europeu não deveriam comentar a repeito, apenas notciar os eventos. Porque a queda do tal Muro de Berlim nada mais foi do que a coroação de uma trabalho minucioso da CIA com o Papa, não por acaso polonês, para destruir o sistema muito jovem se comparado com o capitalismo que existe há séculos e jamais resolveu os problemas dos povos, apnas dos ricos e poderosos. Os povos socialistas (a palavra certa é socialismo e não couunismo, como se usa) perderam todas as suas grandes conquistaa e bem estar social inegável e jamis foram ajudados pelo Ocidente a alcançar o tal desenvolvimento tecnológico. Hoje enfrentam desemprego, violencia, drogas e a queda na qualidade de ensino e de outros serviços públicos. E estão afinadíssimos com os USA.Não há o que elolgiar ou comemorar.
Renata Lemos.

VERA disse...

Parabéns, Presidente LULÃO, vc merece!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração