Pages

sábado, 20 de agosto de 2011

Ministra nega clima de tensão no STF por impeachment de Gilmar Mendes


"Super tranquilo." Assim a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu nesta sexta-feira, 19, o clima na corte mais alta do País após o colega Marco Aurélio Mello impedir o arquivamento de forma sutil e quase despercebida do pedido de impeachment do também ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do tribunal.

A denúncia do advogado Alberto de Oliveira Piovesan contra o ministro já havia sido arquivada em maio pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas o advogado entrou com dois recursos no STF. O primeiro já havia sido negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que votou pelo mesmo fim para o último.

O voto foi seguido por Luiz Fux e pela própria Cármen Lúcia, mas a atitude de Marco Aurélio Mello impediu o fim da tramitação. A ministra, no entanto, descartou a possibilidade do colega ter pedido vista do processo para acirrar os ânimos internamente. "Esses pedidos às vezes decorrem exclusivamente por causa de um ponto que a pessoa prefere esclarecer melhor. Pedido de vista é regimental e não cria nenhum tipo nem de constrangimento nem de nada", disse a ministra....


Piovesan questiona a isenção de Gilmar Mendes e o acusa de favorecer advogados. Cármen Lúcia, porém, classificou o caso de "político". "O ato que era questionado era um ato político, que não se sujeita a nossa jurisdição", declarou.

Reforma política. 

Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra participou ontem do 54º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), em Belo Horizonte, durante o qual defendeu a necessidade de uma reforma política no País, mas com participação da população. Segundo Cármen Lúcia, o atual debate sobre a reforma política no Congresso deixa de lado os eleitores, que pouco ou nada sabem do que é discutido. "São 200 milhões de pessoas que precisam da política, porque o Estado é um ser político, que precisa de mudar, porque o quadro não está coerente com o que a sociedade espera em valores, principalmente éticos. Mas qual é a reforma?", indagou.

Ela lembrou que até Juscelino Kubitschek, quando ainda era governador de Minas (1951-1955), já defendia uma reforma política, mas, segundo a ministra, "falta o povo assumir seu poder". Cármen Lúcia defendeu que o projeto de reforma política seja elaborado por meio de consulta popular e, depois de pronto, seja "devolvido para que o povo possa referendar". "Temos que dar espaço para o povo dizer o que ele quer e como ele quer. O instituto do referendo está previsto na Constituição e é pouco acolhido no Brasil", observou. Do Estadão

3 Comentários:

Ronaldo Monteiro Nunes disse...

Precisamos limpar este país!

Betotelles disse...

Inocentar o Gilmar Dantas Mendes, é apenas uma questão de corporativismo, pois sua atuação e seus relacionamentos evidenciam comprometimento com muitos assuntos julgados sem a indispensável imparcialidade; portanto: deveria ser impedido pela "justiça".

Anônimo disse...

Pessoal, BOMBA, FURO, sou um ativista social em final de carreira, ajudei no início de 1980 a criar as condições para a construção do Partido dos Trabalhadores, militei no ME e no movimento sindical na cidade de Belo Hte, quero fazer uma denúncia que pode servir para acrescentar no impeachment do Gilmar Menes.

Vamos lá, em uma cidade do interior de Minas Gerais, tem uma pessoa que diz a todos seus colegas e amigos que ele é LARANJA DO GILMAR MENDES e que tem um caso com um filho adotivo do ministro, pois ele é bisexual. Esta pessoa não tem condições financeira nenhuma, e de uns anos prá cá tem aparecido com muito dinheiro e está fazendo altos investimento em duas cidades do triangulo mineiro,está questão do dinheiro é verdadeira, não sei se a fonte onde ele diz que pega o dinheiro seja verdadeiro, ENTÃO É NECESSÁRIO INVESTIGAR.

Estarei acompanhando o blog para ver a resposta.

No aguardo
ab.
"Roberto"

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração