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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alpargatas anuncia fábrica em Minas

Maior empresa de calçados da América Latina, a Alpargatas S.A. deve anunciar hoje a construção de uma nova fábrica na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. A empresa pretende investir R$ 177 milhões nos próximos quatro anos na unidade mineira, e espera gerar cerca de 2,2 mil empregos diretos e mais de 3 mil indiretos.

O principal item das novas linhas de produção serão as sandálias Havaianas, tradicional marca da companhia controlada pelo grupo Camargo Corrêa. A nova planta, que começa a ser construída em agosto e deve entrar em operação no segundo semestre do ano que vem, vai fabricar cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que representa um aumento de 35% na produção atual.


A empresa fabricou e vendeu no ano passado 244 milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios."Optamos por gerar empregos no Brasil. Temos condições competitivas de fabricar nosso produto localmente", diz Márcio Utsch, presidente da Alpargatas S.A.

Made in Brazil. A afirmação pode soar como uma provocação à principal rival da empresa no País. Em abril deste ano, a Vulcabrás/Azaleia comprou uma fábrica na Índia, com a intenção de transferir para o país asiático a parte mais intensiva em mão de obra da sua produção de tênis.

O valor da aquisição não foi divulgado, mas, incluindo os investimentos que serão feitos nos primeiros dois anos, a companhia do empresário Pedro Grendene anunciou que vai aplicar US$ 50 milhões em sua operação indiana. A decisão da Vulcabrás foi motivada justamente pela redução da competitividade no Brasil (por conta do real forte) e pela concorrência dos importados.

Para Utsch, da Alpargatas, o "made in Brazil" tem uma importância estratégica para as marcas da companhia. "A produção brasileira faz diferença, gera valor para o nosso produto, principalmente lá fora", afirma o executivo.

Questionado sobre o câmbio, Utsch diz que, se por um lado o real valorizado inibe as exportações, por outro permite a importação de matérias-primas a preços mais camaradas.

Antidumping. Sobre a concorrência dos importados, o executivo não acredita nas medidas antidumping. "Elas protegem por cinco anos. Para nós, é melhor enfrentar os concorrentes agora do que esperar para investir em tecnologia, gerar escala e conhecimento", acrescenta.

Em setembro de 2009, o governo brasileiro adotou uma tarifa antidumping (que hoje está em US$ 13,85 por par) contra o calçado chinês, com o objetivo de proteger o mercado local. Para os empresários do setor, a medida não adiantou porque os chineses começaram a praticar "triangulação" e as importações vindas de Vietnã, Malásia e Paraguai aumentaram significativamente. De acordo com a Abicalçados (associação do setor), as importações de calçados de outros países asiáticos que não da China quase dobraram no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Parte dos fabricantes pede agora uma extensão da sobretaxa para outros países.

Localização. Como as grandes fábricas da Alpargatas estão no Nordeste, a escolha de Montes Claros foi motivada pelo fato de a cidade estar mais próxima de grandes centros consumidores, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

A Alpargatas tem fábrica de sandálias em Carpina (PE) e em Campina Grande (PB). Também estão na Paraíba as duas unidades de artigos esportivos da companhia. Há ainda oito fábricas na Argentina (cinco de produtos esportivos e três têxteis).

A decisão de construir uma nova fábrica no Brasil faz parte do plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6 bilhões. Presente em 85 países, a Alpargatas trabalha, além de Havaianas, com as marcas Dupé, Rainha, Topper, Mizuno, Timberland e Meggashop.

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R$ 177 milhões é quanto a Alpargatas pretende destinar à unidade de Montes Claros nos próximos quatro anos 2,2 mil é o número de empregos diretos que serão gerados. Estado

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