Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Regras para a imunidade de igrejas

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei para regulamentar a imunidade tributária dos templos religiosos. De autoria do deputado federal Audifax Barcelos (PSB-ES), que exerce seu primeiro mandato, o projeto propõe o estabelecimento de critérios para que as igrejas tenham isenção de impostos. Entre as propostas está a proibição da distribuição de qualquer parcela de seu patrimônio ou renda e a manutenção da escrituração de suas receitas e despesas em livros "revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão ou meios digitais que atendam ao disposto na legislação pertinente".

A justificativa do deputado, que é integrante da Frente Parlamentar Evangélica, é que a imunidade vem sendo alvo de polêmicas em torno de sua abrangência, "o que torna conveniente a edição de norma sobre a matéria". "Constata-se também que tem sido observada a ocorrência de simulações, onde pessoas não religiosas tentam ocultar a ocorrência de fatos geradores de obrigações tributárias, mediante a utilização indevida de aparato religioso, visando a confundir a autoridade fiscal", afirma o parlamentar, que é economista, na justificativa apresentada para o seu projeto. Audifax não foi localizado pela reportagem em seu celular para falar sobre o projeto.

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada ontem revelou que a Igreja Universal do Reino de Deus injetou R$ 482 milhões na TV Record no ano passado. O valor representa 25% do faturamento da emissora e se refere à compra pela Universal - uma das maiores igrejas pentecostais do Brasil com cerca de 2 mil templos no Brasil e no exterior - de seis horas diárias da programação da Record. De acordo com a reportagem, os valores injetados na Record pela igreja do bispo Edir Macedo foram obtidos por meio de um cruzamento de dados feito a partir do balanço anual da Record e de informações fornecidas pelo mercado publicitário. Nesse balanço, publicado no Diário Oficial Empresarial, em 31 de maio, a Record informa em uma das notas técnicas do balanço que conta com parcerias fixas e clientes que lhe fornecem uma receita mensal fixa, sem identificar quem são esses clientes e qual o valor desses contratos

As igrejas de qualquer culto tem imunidade tributária garantida pela Constituição Federal (CF) de 1988. O artigo 150 da Lei veda aos estados, municípios e governo federal a instituição de impostos sobre "templos de qualquer custo". De acordo com o parágrafo 4º desse artigo, essa imunidade alcança o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais dos templos. Esse benefício foi instituído pela Carta Magna para assegurar a liberdade de crença e o livre exercício de cultos religiosos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), Halley Henares Neto, as discussões sobre os limites da imunidade para os cultos religiosos acrescentam no processo de melhorias das tributações nacionais. No entanto, as mudanças devem obedecer aos princípios constitucionais, levando em conta as características da sociedade brasileira e os benefícios que as instituições imunes representam. "Por representar um bem significativo para as pessoas, os impostos sobre renda e patrimônio religioso não são arrecadados. Por outro lado, com exceção do direito à vida, não existem direitos absolutos e as regras podem ser ponderadas e relativizadas, sem esvaziar ou impedir as atividades já aceitas pela sociedade."

11 Comentários:

Silvio disse...

Porque razão não paga imposto. Tem que pagar. Apenas uma história O prêmio Cardeal brasileiro foi o Cardeal Arcoverde. O Chapéu de Cardeal custou muito caro a Brasil. Esse Chapéu foi a leilão organizado por o Papa Benedito XV(O Papa negro, isto por ser jesuíta) Foi uma peja entre Brasil e Argentina. No leilão estava perdendo Brasil Ai o representante do Brasil gritou bem alto: Alem do lance que acaba de fazer a Argentina,Eu,Brasil,vencedor nunca vencido proponho mais,Todos os bens,todas as grandes e ricas propriedades rurais e urbanas,toda a baixela ,todas as riquezas,em ouro,prata,obras de arte , e em dinheiro que estão em nome da Ordem de São Bento,da Ordem Beneditina,e que são genuinamente brasileiras passarão para os frades estrangeiros,isto e para o Vaticano.Ante essa proposta o secretario do Papa baixou o martelo. Todo u ouro e a prata que roubarão de estas terras por Espanha e Portugal foi para o Vaticano e hoje esses países são os mais pobres da Europa. Sô u ouro que levou Portugal de Brasil foram 712, 500 Kg. O Vaticano nos empobrece há séculos. Recordam o encerramento do Concilio Ecumênico Vaticano II Pablo VI ofereceu a cada um dos 2500 bispos presentes, um anel de ouro.Vamos a continuar contribuindo?

VERA disse...

Eu gostaria de saber quem será o deputado SEM-RELIGIÃO com aquilo roxo, que terá a CORAGEM de peitar as chamadas "igrejas", verdadeiras fábricas de fazer e lavar dinheiro!!! Eu, que não tenho religião, sou trabalhadora e não tenho como sonegar, porque meus proventos estão expostos no meu miserite, sou obrigada a pagar exagerados impostos, enquanto os chamados padres, pastores e bispos, verdadeiros vendilhões da fé, e exploradores da boa-fé do povo, ficam ricos da noite para o dia e não pagam um só tostão de imposto!!!

Anônimo disse...

Com esse projeto fica mais facil para as igrejinha que abre em porta de garagens e os baraões das da midia lavarem dinheiro em nome deuses. Acho isse projeto desnecessario, as igrejas são tidas como empresas e não como ong filantropica. Tem que pagar imposto sim... Será que esse deputdo é pastor? Acho que sim...

Francisco Andrade disse...

Vergonhosa essa tal de "ïmunidade tributária"!!!As igrejas são verdadeiros mercados religiosos. Ses dirigentes e donos dos templos e de outros patrimônios devem pagar igualzinho aos demais cidadãos. O Estado brasileiro é laico!!!!

Anônimo disse...

Totalmente favorável a taxação das igrejas uma vez que elas são empresas onde circula muito dinheiro.É um mercado que cresce pomposamente. Virou mesmo um negócio rendável.

José Henrique disse...

Sou cristão católico mas acho um absurdo a isenção de impostos sobre as Igrejas. Elas devem apresentar Ballanço como uma empresa qualquer e devia ser tributada sim. Hj vemos Igrejas injetando dinheiro em canais de televisão veja o caso da IURD com a Record, mas temos a Canção Nova que recebe tem sócios e não são publicados seus balanços e não sabemos aonde os recursos são aplicados. A sociedade não pode ficar a merce destes mercenários assim eu os considero. Senão amanhã todo mundo está abrindo Igreja como fachadas de seus negócios. E sabem quanto custa para abrir uma Igreja R$ 382,00 É brincadeira ou quer mais.

Morais disse...

Acho realmente um absurdo um pais de família com vários filhos na escola e que ganha um pouco mais ter que pagar imposto de renda e mais um punhado de impostos enquanto que alguns espertos fundam igrejas e ganham rios de dinheiro desviando a arrecadação e não pagam impostos.

Valmir disse...

Sou pastor, dirijo uma comunidade cristã, onde não cobramos o dízimo, não passamos a sacolinha e ainda sobra dinheiro para ajudarmos os pobres. Qual o segredo? É que não temos uma "máquina" chamada religião para manter. Com Fé, oração e amor verdadeiro, se consegue fazer a Obra do Reino que é pregar e viver o Evangelho, enquanto aguardamos a volta do Senhor. Não sou católico, não sou evangélico, sou cristão. O que muitos pastores e denominações evangélicas estão praticando, chega mesmo a concorrer com a história negra do catolicismo. Sempre digo: O dia que os evangélicos forem maioria no Congresso...a primeira "seita" que fecharão - por força de lei - é esta onde apascento...pois para eles...nós é que somos impostores.
Jesus não precisou, os apóstolos não precisaram e a Igreja Primitiva não precisou de uma instituição pesada e cara para realizar a Obra do Reino. Só precisou de corações convertidos, dispostos por Fé a amarem.

X-MAN disse...

E o deputado-pastor que foi pego com dez milhões em grana de uma igreja?, a desculpinha que o dodói deu no jornal dele (quando quer dá uma dessas) foi que os bancos não aceitavam contar dinheiro miudo, o que foi prontamente desmentido pelos bancos (indignação seletiva perde). O cidadão disse que era contribuição dos fieis mas ninguem quis fazer a continha pra ver o numeroabsurdo de fieis que teriam que ter contribuido, o negocio então era derrubar o Lula. passou da hora de moralizar essa bandalheira. religião é uma coisa diferente disso aí.

josé lopes disse...

Muitas destas igrejas com raras e honrosas exceções servem par dar emprego a pastores e a lavagem de dinheiro. Dai de graça o que de graça recebestes", esssa máxima do Mestre é ignorada.

Vejam aqui:

Youtube Silas Malafaia.

Um absurdo!

http://www.youtube.com/watch?v=A_JkR4cevuI

http://www.youtube.com/watch?v=YhJDFa0e210&NR=1

Água Benta a 100 reais.

http://www.youtube.com/watch?v=IdSJMV9G7m8&NR=1

MARCOS BICALHO disse...

A empresa é uma seita anônima ou ltda.; o negócio é representação de produtos invisíveis; o público alvo é gente desesperada diante das incertezas da economia, da saúde e das relacionamentos interpessoais; o investimento é em comunicação e marketing, pode ser pedurado na praça; o lucro é de 100 %; os impostos são zero; os candidatos não precisam ter nenhuma formação específica; o serviço consiste em repetir, sem questionar, o que o chefe mandar. Quem se candidata a sacerdote ou jornalista?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração