Pages

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lula recebe prêmio nos EUA por combater fome e pobreza

O ex-Presidente Lula recebeu nesta segunda-feira o prêmio Food World 2011, em uma cerimônia no Departamento de Estado norte-americano, em Washington. Além dele, o ex-mandatário de Gana John Agyekum Kufuor também foi escolhido pelo esforço feito enquanto esteve à frente da nação para executar políticas públicas de combate à fome e à pobreza.

O prêmio foi criado em 1986 pelo vencedor do Nobel da Paz de 1970, Norman Borlaug. Desde então, premia pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida no mundo a partir da distribuição de alimentos. Já o receberam cidadãos de Bangladesh, Brasil, China, Cuba, Dinamarca, Etiópia, Índia, México, Serra Leoa, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo o prêmio, Lula determinou que mais de 10 ministérios se concentrassem nos programas de transferência de renda capitaneados pelo programa Fome Zero, o que permitiu que mais pessoas tivessem acesso à alimentação. O ex-presidente foi elogiado também pelo estímulo à agricultura familiar e aos projetos de educação para crianças. Pelos dados oficiais, o Brasil reduziu de 12% a faixa de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza, em 2003, para 4,8%, em 2009.

À TV Azteca, Lula afirmou que a fome é o mal maior que tem que ser combatido, pois não há sentido que crianças continuem ser poder comer. Ele disse que passou fome quando criança e viu sua mãe diversas vezes na frente do fogão sem ter o que colocar na panela. "Criamos o Fome Zero e o Bolsa Família para acabar com este flagelo no Brasil, mas ainda temos que avançar muito para cumprir as metas do Milênio e, especialmente, para acabar com a insegurança alimentar", disse ele. "Essa tem que ser uma prioridade dos governantes de todos os países onde a fome ainda afeta milhões de pessoas, pois temos ainda um bilhão de pessoas que sofrem com a fome", afirmou, ainda.

Gana
O governo de Gana foi o primeiro da região subsaariana a reduzir pela metade a proporção de pessoas que passava fome no país. Segundo dados oficiais, a taxa de pobreza foi reduzida de 51,7%, em 1991, para 26,5%, em 2008. A porcentagem de pessoas que passava fome caiu de 34%, em 1990, para menos de 9%, em 2004.

"O ex-presidente Kufuor e o ex-presidente Lula da Silva definiram um poderoso exemplo para outros líderes políticos do mundo", disse o presidente do prêmio, embaixador Kenneth M. Quinn. "Graças ao seu empenho pessoal e à liderança visionária, Gana e o Brasil estão a caminho de ultrapassar o Objetivo do Milênio 1, que é reduzir à metade a fome extrema antes de 2015."

8 Comentários:

Anônimo disse...

O PIG não publicará essa noticia e quando o fizer será de forma negativa e bem escondida. Isso é o resultado do não enfrentamento da midia atraves do marco regulatorio que todo pais democratico tem e nós nada, nao tivemos c Lula e nao teremos c Dilma visto que eles tem um medo que se pelam da midia pois nao? Nossos votos nao sao aval p nenhum dos dois ja que nao confiam neles p agir em tantas areas assenciais p nos beneficiar.

josé claro disse...

O Presidente Lula merece todos os grandes premios que um grande líder pode receber. Parabéns ao Departamento de Estado Americano, por
justo reconhecimento.

A propósito, vou copiar essa matéria e colar lá no blog imundo, "Gente que "Mente", mantido pelos bicudos hipócritas de SP.

Noir disse...

O "Último Imperador", também vai receber prêmio dado pelo "Instituto Millenium", pelo aumento da pobreza, aumento do desemprego, aumento da inflação, aumento da desigualdade social e econômica, aumento do desinvestimento industrial, aumento da vergonha de ser brasileiro, aumento do analfabetismo e outros mais.

Luiz Carlos disse...

É um absurdo esses vagabundos da midia não darem uma notinha.
Esses cafagestes falam maravilhas do FHC quando ele ia tomar café lá fora.
Cambada de safados esses mandatários do PIG

Ivan Monte disse...

Lula já ganhou muitos prêmios, mas tem um que ninguém jamais ganhará: a aprovação de 96% dos brasileiros...

Geysa Guimarães disse...

Chora, oposição!
E viva o SuperLula!

Geysa Guimarães disse...

Chora, oposição!
E viva o SuperLula!

Geysa Guimarães disse...

Chora, oposição!
E viva o SuperLula!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração