Anunciada no mês passado para investigar contratos para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a CPI da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corre o risco de não ser criada. Desde que o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) apresentou o requerimento aos colegas, pelo menos 66 parlamentares de diversos partidos já retiraram suas assinaturas. Para criar uma comissão parlamentar de inquérito, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados. As informações são do site Congresso em Foco
Em seu blog, Garotinho - que já foi condenado por suposta formação de quadrilha - mostra que 42 parlamentares já desistiram de apoiar a iniciativa. Outros 24 já apresentaram o pedido de retirada formal à Mesa Diretora.
Os argumentos para a retirada das assinaturas têm como origem a preocupação dos parlamentares com a organização da Copa. Como as obras estão atrasadas, eles dizem que uma devassa patrocinada pela CPI pode atrapalhar ainda mais os andamentos dos trabalhos para 2014. No entanto, a construção de estádios e a reforma de aeroportos, casos mais críticos hoje, não são de responsabilidade do Comitê Organizador Local nem da CBF.
"Uma CPI nesse momento poderia inviabilizar o andamento do projeto da Copa no Brasil. Acredito que existem outras formas de o Legislativo fiscalizar a atuação da CBF e dar as respostas que a sociedade precisa. O melhor para o desenvolvimento do projeto da Copa é continuar fiscalizando e debatendo em busca de melhorias nos projetos", disse o deputado Marcelo Aguiar (PSC-SP).
SUSPEITA DE FAVORECIMENTO
O requerimento tem como base para investigação o contrato social registrado na Junta Comercial do Rio, reproduzido pelo jornal esportivo Lance Comitê Organizador Local da Copa é uma empresa da qual o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tem 0,01% das ações e a entidade, 99,99%, mas permite que os lucros sejam divididos entre os sócios independentemente das proporções.
Por isso, acredita Garotinho, Teixeira poderia se apropriar sozinho de todos os lucros. Em 2006, o comitê da Copa da Alemanha lucrou US$ 263 milhões. Por conta da reportagem, a CBF afirma que mudou o contrato. Em nota publicada no seu site, a entidade informa que a divisão de lucro desproporcional foi retirada do documento.
Garotinho anunciou no mês passado que estava próximo de protocolar o pedido. Anunciou, na época, ter 114 assinaturas. Na semana passada, o ex-governador disse que chegou a contar com mais de 200 apoios. Porém, com a retirada de ao menos 30 nomes, ficou próximo do mínimo necessário.
PRESSÃO
"Eu quero apresentar o pedido com um bom número de folga para não correr riscos", afirmou. Os parlamentares têm até o último minuto do dia em que o documento é protocolado para desistir do apoio. Várias CPIs já foram abortadas no último instante por pressão do governo sobre a base, tanto na gestão tucana quanto na petista.
Em 16 de março, o presidente da CBF visitou os principais líderes partidários e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). E ouviu que a CPI não iria adiante. "Não há clima para CPI", disse Maia. Entre os líderes, há o convencimento de que a comissão não vinga. Eles acreditam que, mesmo que Garotinho consiga as assinaturas, o colegiado não será instalado.
Oficialmente, os discursos dos deputados estão afinados. Justificam a retirada de assinaturas com o argumento de não querer atrapalhar a organização da Copa. Nos bastidores, no entanto, revelam o receio de existir retaliação da CBF em cima das federações e dos clubes de futebol de seus estados.
Garotinho
Por conta do medo de represália dos deputados, Garotinho passou a tratar do assunto mais discretamente. A intenção era apresentar o requerimento na quarta-feira, dia de Congresso esvaziado por conta do feriado prolongado. Mudou de ideia em cima da hora. Disse que a estratégia vazou. Se tivesse apresentado o pedido, os deputados teriam algumas horas para mudar de ideia e retirar a assinatura, já que o prazo se encerra a meia-noite do dia de apresentação do pedido.
7 Comentários:
Larápio dos bons como ele e a mulherzinha são, o que o incomoda é não ter, por enquanto, como abocanhar parte daqueles lucros, portanto, na sua podre cabeça, já que ele não pode ter, outros tampouco deverão passar a mão no que é nosso e não desses pilantras. É impressionante como o Ricardo Teixeira consegue fazer por décadas a fio suas falcatruas e não lhe aconece nada. Certamente é porque, como a famiglía Garotinho, tem gente graúda no Judiciário para protege-lo.
Não é fácil governar um país continental como o nosso com a corrupção entranhada em todas as áreas da vida nacional. Por isso, mais admiração e respeito sinto por Lula e Dilma, que, apesar de tantos obstáculos têm conseguido fazer uma obra de gigantes. A prova é a pesquisa sobre a sensação de bem estar e melhoria de vida feita junto as populações de quase uma centena e meia de países, onde o Brasil figura em 17lugar. E parabéns para o presidente Chavez também por a Venezuela figurar em 5º lugar, o que a coloca a frente de vários países do chamado primeiro mundo, hoje atolados em crise, e tapa a boca de seus detratores.
Essa questão de CPI virou caso de policia, deveria algum órgão com algum poder investigar as mesmas, pois elas tem um único fim: fazer algum tipo de conchavo pra benefício próprio, uma pena que os nossos "nobres" parlamentares usem essa prerrogativa dessa forma e quando tem que ser pra investigar crime comprovado do executivo como no estado de São Paulo, não pode ser criada porque os nobres criaram outras cinco pra investigar banalidades e o povo que se arrebentepagando os seus previlégios.
Essas CPIs não contribuem com nada, o que tem que se fazer, nós simples cidadãos é: "escolher melhor os nossos representantes que na minha opnião seriam reduzidos a um por estado" pra que façam lêis práticas e nosso judiciário ápito (judiciário sem corrupção)em fazer cumprir essas lêis e que elas fossem igual pra todos e não essa hipocrizia que impera no país,
Boa tarde e feliz Domingo de Pásco a todos, o PiG já deu a partida. Começou a campanha para a eleição presidencial de 2014. E o Aécio Neves ja largou com 14 pontos. São 7 por dirigir com habilitação vencida e sete por dirigir embriagado. hehehehe
Boa semana a todos.
http://tirando-a-limpo.blogspot.com/2011/04/garotinho-bate-em-teixeira-e-diz-que-o.html
Sou a favor de uma CPI do Futebol brasileiro(clubes de futebol) como a CPI da CBF (DITADURA DO FUTEBOL BRASILEIRO = Ricardo Texeira), todos presidentes entram enão querem largar o cargo e os clubes tudo em dividas. Tem que fazer uma devassa nessa máfia que se chama futebol.
Desperdício de dinheiro público. O governador "Garrotinho" gastou uma verdadeira fortuna na reforma do Maracanã o que daria para construir dois hospitais totalmente equipados ou 15 escolas igualmente equipadas. Será que não previu a Copa do Mundo no Brasil em 2014? Se entrarem de sola nesta história veremos possivelmente um novo caso de obras super-faturadas com desperdício de dinheiro público. Se o dinheiro saísse do bolso dele...
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração