Pages

quarta-feira, 2 de março de 2011

Oposição desfocada

Sinais dos tempos. Até colunista da Folha sempre tão engajado com o a oposição, agora faz critica partidão da imprensa. Leia o texto de Fernando Rodrigues da Folha tucana para entender como o jornal está abandonando  seus parceiros de longa data

- É de dar dó a incapacidade de reação das oposições em Brasília. Mesmo o PT e outros partidos de esquerda eram mais aguerridos e objetivos há 25 anos. Embora frágeis, com bancadas pequenas, sabiam se posicionar. Falavam ao seu público. Tanto é assim que os petistas perseveraram na sua organização interna até chegar ao poder com Lula, em 2003.

Um exemplo da desconexão com a realidade é a ação direta de inconstitucionalidade contra a lei do salário mínimo proposta ontem por PSDB, DEM e PPS. A ideia até parece boa, pois é uma lástima o Congresso outorgar ao Planalto o direito de fixar por decreto o valor do salário mínimo anual até 2015.

Ocorre que há uma controvérsia sobre a Constituição impedir o Congresso de ser pusilânime. A Carta fala apenas em "salário mínimo, fixado em lei", sem advérbio de tempo. O texto aprovado no mês passado só fixa critérios. Na realidade, o Planalto não fica livre para conceder qualquer reajuste. Terá de aplicar uma fórmula matemática inflexível -considerando as variações do PIB e da inflação.

O problema maior desse sistema é a volta da indexação. Em 2012, as previsões indicam, o mínimo terá de pular dos R$ 545 atuais para algo próximo a R$ 620. Se houver um solavanco à vista na economia, Dilma Rousseff estará impedida de aplicar um reajuste menor.

O discurso de PSDB e DEM sempre foi contra a indexação, um crime contra o livre mercado. O maior mérito da hoje oposição foi ter debelado no passado esse mecanismo nefando que retroalimentou a inflação por décadas a fio.

Mas o que disseram tucanos e demistas na ação contra a lei do salário do mínimo? Classificaram a fórmula de indexação automática como "louvável". E foram explícitos: "Os partidos autores [da ação] apoiam esta iniciativa".Esse é o ponto. A oposição não sabe para qual público falar. Fala para ninguém. Fica sozinha.

9 Comentários:

Jorge Santos disse...

AH sim, foi esse mesmo Fernando de Barros que se insurge contra a Corte do Cosme Velho.

Veja esse post do blog do Passarinho Pentelhão:

Racha no PIG!!! Articulista da Folha, Fernando de Barros e Silva, diz que entrevista de Dilma no programa Mais Você foi uma papagaiada!!!

http://passarinhopentelhao.zip.net/index.html

augusto disse...

É simples, sr. fernando rodrigues, da folhabranda.
O motivo pelo qual a oposiçao em brasilia está tão,...tão esquálida e desmilinguida... vai, no que faz é bem notorio e obvio.
É que o tempo neolib, o tempo do 'esfola.os.pobres.porke.sao.meio.comunistas, esse tempo ja passou.
Motivo simplorio até: eles não tem o que dizer.

Heverton disse...

Não pensem que essa "Folha PIG Tucana" dá verbos sem nós. Isso é apenas um aviso aos compas demotucanos do tipo: "Ei galera, se liguem. Vamos ser mais eficientes. Precisamos melhorar nossas estratégias. "Assim não dá. Assim não pode ser"" Com o perdão do plágio ao FHC.

TAIGUARA disse...

O estuário dessa movimentação demofrênico-tucanopata, ai incluídas a mídia conservadora (PIG para os íntimos), a formação do novo partido do Gassab, as declarações dos irmãos gomes e a demonstração de amizade do Governador de pernanbuco é a candidatura do Baladeiro do Baixo Leblon em 2014. Dissimuladamente, como convém a quem quer que se disponha a atuar conforme os ditames da cartilha do Menino do Rio, o PIG começa a desconstruir todos aqueles que, até ontem figuras de proa do ninho dos bicudos, possam constituir obstáculos ao "pó pará, presidente?".
O primeiro a viras COCÔ DE CAVALO DE BANDIDO foi o Nosferatu. A bola da vez é o Gassab. Em seguida subirá o cadafalso o Xuxu. Aliás, as denuncias envolvendo sua administração começam a pipocar na imprensa, principalmente no PIG paulistano. Continua...
Continuação...
A coisa é feita de uma forma tão dissimulada que, até o momento, ninguém atentou para a infiltração, promovida pelo Filhinho do Vovô (parece que não tinha pai), no cerne do Governo de São Paulo do tal INDG, instituto que consumiu doses industriais de contratos mal cheirosos com o Governo de Minas e outras administrações demofrênicas-tucanopatas - sempre sob orientação e proteção do Aócio - que serviram de anabolizante para a ascensão vertiginosa e inexplicável do seu prestigio e poder.
Insisto no meu mantra - O PERIGO MORA EM MINAS.

TAIGUARA disse...

Helena, por favor, substitua o texto anterior. Obrigado.

Morais disse...

Esta oposição já era, eles não tem líder, tem sempre alguém querendo mais poder que o outro e, nunca estiveram do lado do povo e agora para conquistarem votos precisam defender o povo e isto é coisa que eles não sabem fazer e não gostam de fazer.
Queremos o fim desta oposição ridícula que temos no nosso país.

H.Pires(midia terrorista) disse...

Essa "oposição" não presta pra nada. É sempre a mesma coisa. É sempre a mesma tentativa de destruição, com os mesmos "argumentos", de nossos Governos populares. A mesma midia. As mesmas distorções e mentiras dessa midia. A direita faliu e levou o mundo consigo. Não prestam pra NADA. Mas, segundo os próprios, eles tem uma chapa "imbatível": serra/marina, serra/anaconda, serra/malafaia, serra/aecio, serra/macaca chita, serra/....(qualquer coisa) é "imbativel". Alem do que, sempre segundo eles e a globo(tudo igual), possuem 44 milhões de votos mais o saci perere, a soninha(nunca vai ser a "bela" né?) adormecida, a mula-sem-cabeça, o batmam o robim e o chupa-cabra.

MARCOS BICALHO disse...

A oposição está desacreditada por causa da velha imprensa ou a velha imprensa está desacreditada por causa da oposição que apóia?

Ruy Acquaviva disse...

Mais uma vez a Folha desinforma e mente. A fórmula de reajuste do Salário Mínimo não é uma fórmula de indexação como era a correção monetária.
A correção monetária visava neutralizar a inflação ajustando aoutomaticamente todos os preços pela inflação passada, imposta por tecnocratas dos governos militares.
A fórmula apresentada pelo Governo Dilma foi negociada com os trabalhadores e visa a valorização do Salário mínimo, ou seja, o aumento do valor real do mínimo e não o retorno ao estado anterior. Além disso não diz respeito a todos os preços e sim especificamente aos rendimentos dos trabalhadores. Os preços que estão indexados pelo mínimo o estão informalmente e contra a lei.
Além disso o fator de reajuste não é a inflação , mas o CRESCIMENTO ECONÔMICO, medido pelo PIB de dois anos antes.
Não há motivo para o governo não querer dar o reajuste no ano que vem, porque ele diz respeito a um ganho (advindo do crescimento econõmico) que já foi apropriado pela sociedade (e por isso o prazo de dois anos).
Ao defender o corte do reajuste do mínimo como forma de combater possíveis problemas econõmicos futuros (altamente improváveis, mas vá lá como hipótese), a Folha apresenta o ARROCHO SALARIAL e o ROUBO dos direitos legítimos dos trabalhadores como fórmula de agir do governo.
Eles defendem com exasperação o direito de propriedade e os ganhos do capital, mas apresentam o achaque aos direitos adquiridos dos trabaladores como a grande solução, travestindo o capitalismo selvagem da era vitoriana de "modernidade" e divulgando a mentira de que os direitos dos trabalhadores são coisas "jurássicas". Ah! esses neoliberais enganadores...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração