Pages

sexta-feira, 4 de março de 2011

Obama pode anunciar fim de vistos para brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca no Brasil na noite da sexta-feira (18) com uma agenda cronometrada. Cercado por uma comitiva com quase mil pessoas, entre seguranças, assessores e secretários, Obama vem fechar uma série de acordos com o governo brasileiro e visitar pontos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta, pode entrar também o fim da obrigatoriedade de vistos prévios para brasileiros que queiram entrar nos EUA.

O primeiro compromisso está marcado para o sábado (19), quando será recebido pela presidente Dilma Rousseff em um almoço no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) com a presença de dez grandes empresários brasileiros.

Estão na lista as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht; a Coteminas, maior empresa têxtil do país; a Cutrale, gigante na produção de suco de laranja; a fabricante de aviões Embraer; a siderúrgica Gerdau; a mineradora Vale; a Stefanini, que atua na área de tecnologia da informação; a Aracruz, produtora de papel e celulose; e a Votorantim, conglomerado com braços nas áreas de cimento, mineração e metalurgia, siderurgia, celulose e papel, entre outros.

A intenção dos empresários é buscar canais de aproximação com o mercado americano e aprofundar as relações comerciais justamente num momento em que a China ultrapassa os EUA como principal parceiro do Brasil.

O Itamaraty não esconde que poderá haver algum tipo de pressão da delegação americana para que o Brasil escolha os caças F/A-18 Super Hornet, da Boeing, no processo de renovação da FAB (Força Aérea Brasileira).

Fim do carimbo no passaporte

Durante o evento, Obama deve fazer seu principal discurso durante toda a visita. De acordo com assessores da embaixada americana em Brasília, o presidente vai reforçar a visão de que o Brasil não é apenas mais um país na América Latina, mas sim um grande parceiro que tem atuado como protagonista nas grandes questões mundiais.

Diplomatas brasileiros dizem acreditar que o os elogios não ficarão apenas nas palavras. É esperado que Obama coloque em pauta o fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados Unidos.

De acordo com Roger Dow, presidente da US Travel Association, quando a rejeição de vistos recua a menos de 5%, o país se habilita a entrar no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte.

Em 2009, 890 mil brasileiros gastaram R$ 4,4 bilhões nos Estados Unidos, dando ao Brasil a 7ª posição no ranking dos maiores visitantes. No ano passado, o número de brasileiros saltou para 1,2 milhão. O fim da exigência do visto poderia gerar R$ 10,3 bilhões de receitas extras aos americanos, pelos cálculos da US Travel Association. Em tempos de crise, relatam os diplomatas, esse dinheiro é extremamente importante.

Dentre outros acordos que serão assinados, um é especialmente importante para os cerca de 1 milhão de brasileiros que trabalham nos EUA. É que eles deverão ser beneficiados pelo acordo de cooperação na área de Previdência Social. Por esse programa, aquele que paga a Previdência nos EUA e resolver voltar para o Brasil, poderá resgatar o que pagou no território americano.

Turismo no Rio

No domingo (20), Obama terá uma dia mais à vontade, ainda mais porque estará na companhia da mulher, Michele, e das filhas Sasha, de 11 anos, e Malia, de 9 anos. Apesar de a programação ainda não estar fechada, espera-se que a família visite o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e uma praia.

Um dos programas que está definido é a visita a uma comunidade que conte com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). É nesse local que Obama dará um tom mais popular à sua visita.

A ideia, previamente acertada com o governo brasileiro, é de fazer propaganda para os eventos internacionais que virão por aí, como a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio.R7

14 Comentários:

Morais disse...

Agora que interessa aos EUA eles querem derrubar os vistos, pois acho que o Brasil ainda deve manter a necessidade de visto aos norte americanos para que eles não venham correndo para o nosso país procurar emprego, pois a situação lá tá difícil.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Claro estão precisando do $$$ brasileiro, agora é hora de exigir visto dos americanos.

Malú disse...

Depois que eles abocanharem bastante o nosso dinheiro, quando os EUA melhorarem de vida, volta a nos exigir o tal visto. Não, Obama, muito obrigada, pode deixar assim mesmo. Mesmo respeitando o sagrado direito que cada um tem de ir e vir, acho de muito mau gosto brasileiro levar o dinheiro que ganha aqui para gastar e encher a pança de americanos, gerando emprego lá e desemprego aqui.

Ary disse...

Acho lamentável esse desejo, quase orgásmico, que muitos alimentam: entrar, visitar, conhecer, ficar nos EUA. Deviam, se não fossem tão idfiotizados, se auto-limitarem no direito de ir e vir. Nada há para fazer por lá.

Baixando na Faixa disse...

Pra quem vai conhecer Nova York é uma boa sim. Também tem este lado positivo


Documentário - A Decepção Obama
Doc. que destrói completamente o mito de Barack Obama
http://bit.ly/cBFqYo

Gessi disse...

Prezados norte americanos

Vocês não são bem vindos aqui. Vão embora.

Dear USA citizen
You are not welcome here in Brazil. Please, go home !!

Ana Cruzzeli disse...

Helena e Zé Augusto

Gostaria de engrossa a essa noticia do Obama outras boas noticias que estão por vir.
Bom ventos já sobram anunciando a retomada do crescimento dos EUA e a busca pelo controle do aumento das commodities.
Aqui no vermelho já dá noticias que a China fará contenção da inflação, vai encolher para 7% e isso é um bom sinal pois parte da inflação mundial foi provocado por ela ...
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=148977
Já os EUA dá noticias de previsão de valorização do dólar que no segundo semestre pode ser evidenciado...
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=148978
Boas, muito boas noticias para todos, o mercado especulativo certamente vai se acalmar depois de tudo isso e a taxa de juros deve começar a cair antes do previsto que seria em meados do segundo semestre.
Mais um ponto para a trio Dilma-Guido-Lula, agora o que é melhor o Brasil não descumpriu as regras da OMC no tocante a oferecer subsídios aos produtos de exportação como alimentos brasileiros ( ponto para os ministros Guido e Fernando Pimentel) coisa que está acontecendo com 40 países exportadores de commodities , eles não resistiram a tentação, mostraram fraqueza. O Brasil foi bravo nesse sentido agüentado até piadinhas de economistas mal-intencionados estadunidentes, bretão e tantos mais sobre aqui ser o paraíso para os especuladores, agora o que poucos perceberam ou não quiseram perceber é que a remessa de lucros da multinacionais estrangeiras, aqui com suas filiais, estavam depreciadas provocando descontentamento dessas empresas, o cambio valorizado é desfavorável a elas. O presidente da FIESP logo logo terá que dar explicações ao Congresso, estou com essa instituição engasgada. Oh gente antipatriota...
O Brasil vai sair incólume por mais uma crise , muito mais fortalecido e de quebra ajudou os pobres da África e da Ásia por via lateral não provocando migração dos especuladores da divida publica para o fundo de commodities.
Essa equipe que o Lula construiu é imbatível e tem nervos de aço. Eu sabia que eles teriam sucesso, mas não tão cedo. Agora é briga de cachorro grande, o Brasil amadureceu demais gente, demais .
O dolar vai subir minha gente...
O dolar subir tem outros efeitos que já estão sendo cuidados, antes que o Paulinho da Força Sindical venha com suas espinafradas, a equipe economica já previa isso para o segundo semestre, tudo será cuidado e o desemprego é o que importa. Diminuí-lo é o que importa.

Luiz Verdi disse...

com o jobim na defesa, ele já mexeu os pauzinhos para que a dilma opte pelos caças dos eua, afinal em 2 meses ela já deixou evidente de que o discurso é popular, mas as medidas implementadas mostram que o que prevalece é a vontade do imperio.

luiz disse...

nada contra os americanos, povo admiravel, que como o brasileiro tem suas indiocrassias. mas o f 18 e um caca de segunda linha, ate a bolivia com os sukoi tem avioes muito mas muito superiores mesmo. nao da pra eles oferecerem algo melhor? senao manda o rafaele.

monge scéptico disse...

Podemos dizer não muito obrigado e pronto.
O governo americano, não é confiável. Cabe
a nós tomarmos precauções, contra tais ofe
-recimentos, que não interessa essencial-
-mente a generalidade do povo brasileiro,
que sustenta este sistema.
Sr obama go home! sabemos que podem estar
preparando algum golpe para fragilizar nossa economia. BACK! OF HOME!

self liar disse...

Não confio em nenhum presidente depois de Kennedy.

Obama é uma mentira ,não ajudou os pobres .Não se esforçou para ser um presidente decente. Já sabia da situação desde que colocou uma porrada de gente de wall st no seu governo

Estados Unidos é pais tomado pelos banqueiros,que criaram uma espécie de dívida para justificar sua tomada.

OBS:A dívida não existe e se existiu alguns lastros o proprio povo americano produziu e pagou esta dívida.


Não espero boas intenções dos Estados Unidos .Fico Infeliz que as Olimpiadas e a Copa servirão para pressionar o governo Brasileiro a criar uma legislação "anti-terrorista" (contra o sistema) PERMANENTE.

Anônimo disse...

Agaro que a elite paulista se suicida enforcando-se no próprio ego. A Classe C vai invadir Miame.
Enteu

Unknown disse...

Concordo com vc anônimo...
A Elite ja esta ficando nervosa..risos...

Unknown disse...

Estes bacacas se acham !! Á ideia de não visto é muito legal!
E olha que eu não preciso, ja que sou imigrante nos States desde 1974.
Eu acho que este comentarios acima são de pessoas que não podem visitar Miami , mas que gostariam muito.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração