Pages

sábado, 19 de março de 2011

O vestido vermelho de Dilma diante da "embromation" de Obama





Dilma vestiu um elegante vestido vermelho, com os sapatos da mesma cor, durante a visita em Brasília do presidente dos EUA, Barack Obama.

Consultores da embaixada estadunidense (supostamente informais), como o colunista da Globo, Merval Pereira, devem ter reunido o estado maior do PIG e do Instituto Millenium, para fazer relatórios de análise de tal vestimenta, uma vez que a cor é a mesma da bandeira e camisetas do PT e, como deve ter alertado o satírico professor Hariovaldo Almeida Prado, é também a cor do "perigo vermelho" do comunismo internacional.

Com a falta de assunto que a oposição e o PIG tem, não é difícil imaginar que vão inventar teorias conspiratórias sobre o simbolismo do vestido vermelho.

Mas vamos ao que interessa, porque só faltava a Presidenta não poder escolher a cor da sua roupa em seu próprio país, em sua própria casa.

E o que interessa foram os dois discursos, que teve seus tons avermelhados no conteúdo (mas bastante amigável na forma, como deve ser uma eficiente diplomacia), firmando posição dos interesses brasileiros nas relações bilaterais e multilaterais.

Em seu estilo franco e direto, sem qualquer hostilidade, Dilma defendeu:

- a afirmação positiva, ao receber o primeiro presidente dos EUA afro-descendente;
- o legado do presidente Lula, como potência mundial, tanto social, como econômica, ambiental e pacifista;
- as metas de seu governo em tornar o Brasil um país de classe média, sem pobreza, e com desenvolvimento sustentável;
- fez a cortesia (sincera) de jogar para a platéia do eleitorado de Obama, elogiando-o pelos esforços em resolver a crise pela qual os EUA passam;
- criticou a guerra cambial, que prejudica o Brasil;
- romper as barreiras protecionistas nos EUA contra produtos brasileiros: etanol, carne, algodão, suco de laranja, aço, etc.
- cooperação em ciência e tecnologia, onde os EUA ainda são mais hegemônicos;
- rapidez nas reformas das entidades multilaterais, que não refletem o protagonismo de fato e dimensão geo-política de países como o Brasil;
- a ampliação do Conselho de Segurança da ONU;
- a UNASUL (União dos Países Sul-Americanos);
- os EUA cederem mais na OMC para destravar a Rodada de Doha;
- desenvolver o mercado de energia limpa, como de biocombustíveis;
- conquistar o mercado dos EUA para exportação de petróleo e derivados, do pré-sal;
- a América Latina em paz, segurança, democracia, cooperação e desenvolvimento com justiça social;
- o mesmo para a África e Oriente Médio;
- promoção de um acordo de paz entre israelenses e palestinos, povos amigos com os quais nos sentimos solidários;
- a multipolaridade, livre das assimetrias do passado, geradoras de crises e de instabilidades.

Já a visita de Obama, de prático, sobrou os interesses comerciais e alguns tratados de consenso, uma vez que o Brasil é um dos países para o qual os olhos do mundo estão voltados, pelo seu crescimento econômico, pelo crescente mercado interno, pela liderança energética, tanto na indústria do petróleo, como de energia renovável. Com Dilma no poder, assim como quando Lula estava na presidência, as negociações só sairão se forem vantajosas para o Brasil.

O resto é "embromation". Obama evitou atritos com o Brasil. Foi cauteloso defendendo de forma genérica reformas no Conselho de Segurança da ONU. Suas declarações podem ser interpretadas como aceno ao Brasil, mas ele não se comprometeu a apoiar.

Defendeu as missões de paz conjuntas, como no Haiti, mas forçou a mão ao falar da resolução do Conselho de Segurança da ONU autorizando a bombardear a Líbia. O Brasil se absteve, recusando a apoiar intervenção militar externa, contra a posição dos EUA.

Obama falou mais para seu público interno, de olho na reeleição em 2012. Provavelmente sua viagem ao Brasil, Chile e El Salvador, além de interesses pragmáticos econômicos, visa estimular ao eleitorado hispânico dos EUA (o voto não é obrigatório lá), e buscar para os "formadores de opinião" de lá, uma imagem de dinamismo, com gestos de competitividade no comércio internacional com outras potências, como a China, que ganha cada vez mais mercados na América Latina.

Por tudo isso, fez bem Obama em cancelar o comício alienígena na Cinelândia. Não teria nada de suficientemente interessante a dizer ao povo brasileiro, que valesse um comício.

35 Comentários:

X-MAN disse...

O que está patente é que o problema dos eua são a china e o pre-sal, os americanos não querem ficar pra trás, por que se bobearem a china toma a influencia deles na america do sul (não sei se seria melhor ou pior), tudo se resume a bussines and oil. A Dilma acertou nessa de mandar estudantes pra cursarem em universidades americanas, é inegavel a excelencia de varias delas e o país precisa formar cabeças para o futuro. Isso é estrategia.

Armando P. S. disse...

Fiquei sabendo que a embaixada americana, vai dispensar os serviços do agente infiltrado, Merval Pereira. A informação que ele passou, é que a Dilma ia usar um vestido azul claro, e ela usou um vestido VERMELHO, maravilhoso. A embaixada disse, esse agente é muito incompetente, se ele não consegue nem saber qual o vestido que a Dilma vai usar, como vai fazer uma análise do País.

Anônimo disse...

NEUZA RS Vovó Neuzinha
A esse anõnimo aío de cima:
Por que no te callas?
Entiendes de simbologia, jo pienso que no.

mariazinha disse...

É mesmo. Também se não cancelasse...O que teve de gente revoltada na blogosfera com a invasão alienígena do nosso espaço na Cinelândia! Em suma, tomara que esses ianques fiquem bem longe do BRASIL; são sinônimo de morte e sangue. Saravá meu pai!

Anônimo disse...

Mariazinha,

Você é credenciada para chanceler do Brasil, com certeza muito melhor que esse tal Patriot.

De fato, quanto mais distantes desses predadores estivermos, melhor.


Edemar Motta.

spin disse...

Imagina só Lula naquela mesa tipo choparia ao lado de FHC
Lula quer paz, ficar quieto, a imprensa que não respeita seu direito à privacidade, o que ele(Lula) chama de quarentena

walter melo disse...

vocês acreditam, de fato, nesse blá-blá-blá todo? não me digam que voces são tão ingênuos assim. QUANDO ELES (AMERICANOS, INGLÊSES, FRANCESES, CHINESES, RUSSOS ou qualquer outra quase potência) QUIZEREM TOMAR AS NOSSA RIQUEZAS, QUALQUER UMA, é só vir e tomar. os nossos governos, todos, nos deixaram de calças arriadas, incapazes de nos defender de qualquer aventureiros.
TEMOS QUE TER ARMAS ATÔMICAS E MÍSSEIS INTERCONTINENTAIS!!!!

Susy disse...

Foi embromatiom, mesmo. Ele falou todos os discursos de improviso. Detalhe, liso como quiabo, mas conseguiu o que queria, vender ao Brasil.

Zé Augusto disse...

walter melo
Se fosse como você diz, o Lula teria que ter privatizado a Petrobras, como eles queriam e que o FHC estava fazendo pelas bordas. E se fosse assim, Lula também teria sido obrigado a assinar a ALCA.
É claro que no poder bélico é impossível enfrentá-los aind por décadas, mas também não tem mais clima para intervenções militares em um país da dimensões do Brasil.
Hoje no mundo as riquezas são discutidas na OMC e estes fóruns, e nisso o Brasil consegue enfrentar de igual para igual. Basta que não voltemos a ter governos submissos.

ProfeGélson disse...

QUEM TIRAVA OS SAPATOS ERA O FHC!!!!

Ary disse...

A ser verdade, o gesto (e ato) mais simbólico, foi o presidente ter autorizado, na frente da presidenta Dilma, o início dos covardes ataques à Líbia (é preciso desovar os mísseis que, em terra, não geram lucros). O recado foi dado a quem pretende um assento nio CS.

Hélio disse...

Os USA estão falidos.
Eles são fiadores do capitalismo
que os afundou, Europa no meio.
Criticam os países de regime fechado,com forte apelo religioso mas, eles vivem a bombardear e
matar inocentes no Iraque, Afeganistão e agora na Líbia.
Antes, derramaram rios de sangue
em Hiroshima e Nagasaki, Vietnam, Camboja e outros.
São movidos, apenas, por interesses economicos,tendo por
álibi, uma pseudo democracia.
Estão de olho grande no nosso petróleo.

Edson disse...

Vestiu de vermelho mas deixou a polícia prender os manifestantes políticos do PSTU (cadê a liberdade de expressão - Dilma se iguala aos torturadores da ditadura)...

Vestiu vermelho mas deixou que os seguranças dos EUA retirarem os sapatos dos brasileiros (empresários e políticos) dentro do seu próprio país... (subserviência aos EUA - Dilma está de quatro para os EUA)

Leonardo disse...

Augusto,

Na boa, você vai ficar liberando os comentários babacas dessa criança chamada Nikacio Lemos Bitencult? O cara já postou um monte de mensagens aqui para falar as maiores bobagens sobre o melhor presidente que esse país já teve chamado Lula. Paciência tem limites. Primeiro ele tgem que tirar a fralda, depois fala sobre política, democracia, etc, conceitos que ele desconhece.

Zé Augusto disse...

Edson
A manifestação do PSTU foi no Rio.
A polícia que prendeu é do Sérgio Cabral. Você está forçando a barra ao confundir Dilma com o policial da esquina. Está fora da jurisdição federal. Além disso, o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio, já formou uma frente parlamentar para interceder junto a Sérgio Cabral e ao secretário de segurança, Beltrame, para libertar os manifestantes.

Victória 1 disse...

O vestido da Dilma não era vermelho. Pode ser goiaba forte (pode sugerir vermelho). Vermelho mesmo era o vestido da Michefe Obama, mulheer do Obama, quando desceu do Air Force One no Aeroporto de Brasília. É só comparar!...

Anônimo disse...

Carlos / Americana

Bom dia,

Não creio que o Brasil deve se armar.

USA tem 30% de sua economia baseada
na ind. bélica e está devendo os tufos para a China.

Brasil tem ki ser potencia em combustivel renovavel como esta caminhando pois ai todos virão comer na nossa mão.

Bombas destroem,basta ver apenas um vazamento pequeno no Japão e todo mundo morrendo de medo.

Saudações Pacifistas.

pires disse...

Um absurdo aceitarmos que o sr. obama petrovamp tenha dado ordem de ataque a Libia de dentro de nosso território, a partir de NOSSA capital federal, Brasilia, escolhida para ser a Capital do Terceiro Milenio, da Paz e da Concórdia e, inaceitável o excesso de risos e sorrisos nos rostos de nossas autoridades (inclusive de nossa presidenta) num momento delicado como esse, de ataque a civis na Libia e possibilidade de agravamento do acidente nuclear no Japão.
Estariam rindo de que?
Estivesse lá o Presidente Lula e o office boy havaiano da chevron ja teria tomado um "presta atenção!"
Pires - SP - Brasil

X-MAN disse...

O Brasil está cheio de petroleo, os caras nem escondem, sem vergonha nenhuma ssumem que querem o oil brasileiro, o obama ta aqui pra isso, garantir a parte dos eua, se vai ser ma maciota ou na marra é que é a questão. De bobo americano não tem nada, nem de bonzinho. O brasil é que tem que se fortalecer e cuidar de seu quintal, principalemnete deixando os lobos longe do galinheiro. Teve uma memina lá que discursou pra madame, foi pros eua etc e tal, é assim que eles cooptam as cabeças, fizeram isso em 1960, com varios inclusive o fhc. Quem tem que formar cabeças é o Brasil, inclusive paganmdo pra estudarem fora, coisa que a Dilma está se preocupando.

walter melo disse...

caro zé augusto, antes de mais nada devo dizer que não pretendo ser o dono da verdade e nem desejo alimentar polêmicas. mas se voce desejar fazer uma pesquisa, eu vou te direcionar: no blog "aposentado invocado" há um post de 08/03/11(terça-feira) de um trabalho realizado pelo prof.,da UFSC, alberto da silva jones, no qual ele lista todas as INVASÕES efetuadas pelas tropas americanas desde 1846. são DEZENAS. voce pode encontrar, também, a mesma relação, numa nota de roda-pé, do livro "as veias abertas da américa latina" de, se não me engano, eduardo galeano.
amigo relembre que eles TOMARAM À FORÇA, do méxico, os estados do texas, califórnia e outro que não me ocorre agora.
amigo, um país que já matou 3 presidentes, tentou matar um quarto, gerou uma guerra civil e destruiu duas cidades repletas de mulheres, velhos e crianças é capaz de qualquer coisa.
amigo desculpe-me se pareço ou estou sendo pedante, com ares de intellctual de esquerda, mas, amigo, não foi essa a minha intenção. o fato é que eu sou um velho de 69 anos, que, graças a deus tem boa memória.
sem mais, walter melo

ana db c disse...

PF revistada pelos segurança de OBAMA, Ministros obrigados a tirar o sapato...
Tony Patriota estadunidenses está retornando aos aureos tempos tucanos de Celso Lafer sem sapato.

Saudades de Lula! Já vaticinei que Lula sempre esta certo por motivos que a propria razão desconhece.. O tempo sempre lhe dá razão... Tempo curto desta vez.
A 4a. Frota já esta nos calcanhares do Brasil. Começa não reconhecendo as 200 milhas náuticas e ai é so aprovar uma resolução na ONUSA para invadir em defesa do golfinhos e baleias. Vamos rezar para que a China antes disso tome seu devido lugar de imperio, bem distante de nós.

ana db cruz disse...

Miro-me no exemplo dos estadunidenses que já afirmaram não ter amigos ter interesses. Mas existem os que tem complexo de verme que insistem em se agachar para facilitar a .... Na minha singela e humilde opinião, não devia este Blog permitir essa CORJA derrotada em 2010 bos.., digo, postar comentarios aqui. Dilma so prepara o terreno para dar continuidade aos avanços sociais de Lula preparando seu retorno glorioso em 2014 ou 2018.
Ave Lula!

ana db c disse...

Frcassaram em 2002, 2006 e 2010 com serra. Perderam a maioria no Congresso, onde será realizada uma REFORMA CONSTITUCIONAL que dará fim ao PiG e a corrupção no poder Judiciário. E o tucanalha, cujo partido se tornou nanico insignificante, ainda vem cantar de galo aqui.kkkkkkkkkkkkkkk

Edson disse...

José Augusto Aguiar Duarte,

O caso dos presos políticos no Rio de Janeiro,tudo bem que foi a polícia carioca... mas um telefonema da Dilma ia bem...

E quanto às revistas dos carros da Policia Federal pelos seguranças dos EUA? A PF é do governo Dilma e aí Cabral não toma conta... e Dilma mesmo.

E quanto a tirar os sapatos para ver Obama??? Foi em Brasília... é Dilma mesmo.

Ninguém tá forçando a barra... é tudo verdade... o governo brasileiro está de QUATRO para os EUA...

Saudades de Lula. Este sim é um presidente de um país SOBERANO.

Ana Cruzzeli disse...

Zé Augusto

Eu adorei a postura do Lula, aquela de não ter ido ao jantar no planalto, agora eu adorei a postura da Dilma. Ela que sabe que o financiamento Ponzi que o Obama criou em 2008 deve estar para estourar logo logo deu várias mensagens.
Mensagem 1- De Dilma para o CANALHA do Obama:
Obama, querido filho da pátria, eu sei que seus bancos privados vão quebrar de novo , você se juntou a corja financista achando que poderia criar e segura a bolha até 2015, só que tem um pequeno probleminha seu filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$, ela vai estourar antes do que você planejou e a Líbia que você, seu filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$ invadiu e acha que vai dominar com o outro filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$ do Sarkosy e aquele outro filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$ do premiê inglês não vão dominar coisa nenhuma, pois o povo líbio jamais permitirá a reinstalação da família imperial deposta há 42 anos. Eles são bravos e vão lutar até a morte. Você seu filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$ não conhece o povo líbio, eles já se juntam para combater a retomada do poder por parte da família imperial deposta.
Mensagem 2- De Dilma para o CANALHA do Obama:
O que você, seu filho da pátria, achou da valorização do nosso cambio? Acho que não gostou muito não é mesmo, afinal as montadoras estadunidenses tem que remeter menos lucro para suas matrizes e você ,seu filho da @#$%&*@#$%¨$$$$$$, teve e terá que injetar mais dinheiro do contribuinte estadunidense nessas empresas. Opus, foi MAAAAAAAAAAAAAAU Obama.
Mensagem 3- De Dilma para o CANALHA do Obama:
Você e sua corja de lacaios europeus quiseram me derrubar em 2010, derrubando assim o Lula por tabela. Injetaram tanto dinheiro no ferrado do Serra e não conseguiram derrotar a mim e nem o Lula, agora vai ter que apertar a minha mão e não do seu lacaio. Só que essa mão que você aperta não receberá nenhuma ajuda se não reformular a ONU e parar de invadir outras Nações. Pode me paparicar o quanto quiser que para receber nosso rico dinheirinho vai ter que negociar bastante.
Mensagem 4- De Dilma para o CANALHA do Obama:
Nós nunca vamos esquecer o que você fez o Lula passar em relação ao Irã, nosso corpo diplomático já sabia que não podia confiar em você há muito tempo. Não pense que irá me engabelar no caso dos caças nem adianta ameaçar invadir o Atlântico Sul com tropas da OTAN. Canalhas como você eu como no café da manhã.
Logicamente que tais mensagens foram ditas com outras palavras com muita elegância e muita discrição e desde 2010. Enfim a velha máxima volta a tona: Quem ri por último é por que não entendeu a piada. Realmente, o CANALHA do Obama é muito lento.

Avelino disse...

Caro Zé Augusto e demais comentaristas
Acredito que muitos dos que aqui comentam, deveriam opinar também na midia "limpa", colocando-ser a favor ou contra a invasão da Libia pelos aliados, diga-se conglomerados, comandados pelos EUA.
Saudações

X-MAN disse...

Acho o obama tremendamente cara de pau, disse disse e não falou nada, veio por que os eua estão ficando pra tras na questão do pre-sal, a china com as burras cheias e que não gosta de deixar o dinheiro debaixo do colchão quer tudo pra si, os eua que gastam fortunas a manter ditadores e governos corruptos e racistas tem uma reserva aqui no Brasil que é um país pacifico e se tiver um governinho tucanos compra tudo por alguns tostões e uns passaportes espertos pra essa turma deslumbrada ir gastar na disneylandia (como fez o azeredo enquanto o povo mineiro sofria com os deslizamentos). Nós, o POVO BRASILEIRO, é que temos que exigir dos governantes que cuidem de nossa liberdade e soberania, se uns baba ovos querem tirar os sapatos pra ver o obama que tirem.

Anônimo disse...

Mikaci, vocie lucra muito mais voltando lá para o seu blogueiro favorito, o Reinaldo da Veja. Sei que você fica lá o dia inteiro comentando e dando tapinha nas costas daquele sujeito. Volta pro seu chefe, pára de falar asneira aqui.

Zé Augusto disse...

Edson
Essa história de revista de carro da Polícia Federal está muito mal contada.
Operações de segurança de chefes de estado tem regras e protocolos. Foi assim desde a Rio-92, nas cimeiras quando vieram outros presidentes.
A autoridade no Brasil é a PF, e a polícia local, e as Forças Armadas. Todas as ações da segurança dos EUA dependem totalmente da cooperação e autorização das autoridades brasileiras.
Acho que tem gente lendo demais o PIG e acreditando, ou então com complexo de vira-latas, para não entender que é normal o Brasil garantir a segurança dos chefes de estado estrangeiros, como rotina.
Da mesma forma com a história dos ministros. Quem noticiou foi a imprensa pelo que ouviu falar. São as fontes ocultas, seriam tucanos? Seriam desafetos querendo derrubar ministros? Teve jornalista puxa-saco dos EUA barrado que não tem coragem de criticar os EUA cercear a imprensa num evento deles, e como um bom sabujo, ainda aproveita para descarregar o ônus no governo brasileiro.

HELENA CATIN disse...

UM VESTIDO VERMELHO NAO DISFARCA A CAGADA DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS DE DEIXAREM SEGURANCAS AMERICANOS REVISTAREM MINISTROS E ATE CARRO DA PF, OS AMERICANOS DERAM AS CARTAS COMO DONOS DA CASA DE MAE JOANA DILMA QUE SÃO!! VERGONHA PARA OS BRASILEIROS QUE EXPERIMENTARAM A CAPACIDADE DE UM CELSO AMORIM AQUELE É QUE É CHANCELER DE VERDADE HOMEM DE VERDADE NAO ESSES CAGOES COVARDES QUE PUSERAM NO LUGAR!!! VERGONHA!!!!! VOLTA LULA E AMORIM!!!!

Anônimo disse...

É sabido, que vermelho e azul escuro favorecem as pessoas que teem pele clara.
É só olharem quando a presidente Dilma está com roupas em tons pastéis, a diferença de quando de vermelho e azul escuro.
Todo mundo sabe disto e é uma bobagem alegar o vermelho ser do PT.
Difícil agradar a todos.
Faz parte.

Garcia disse...

Se algum dos atuais ministros se sujeitou a tirar os sapatos aqui no Brasil para os estadunidenses a presidenta Dilma tem que enfiar o pé na bunda do dito cujo, senão corre o risco de ser desmoralizada tal qual FHC o foi.

Anônimo disse...

Carlos/Americana

Tudo bem DemoPATAS...TucanoPATAS e outras espécies de seres RAIVOSOS
com a classe trabalhadora, e seu
LIDER maximo LULA o melhor presidente ki o Brasil ja teve
Comentar aki. Mas se fazer passar por um dos nossos é D+.Mas ta explicado a trairagem ja esta no DNA desses ratos.

Viva o Zé Augusto o mais Democrata dos Blogueiros sujos ki permite esta especie contaminada entrar aki.

ALEX disse...

Zé Augusto:
o duro foi o "passa moleque" que os nossos 4 ministros tomaram da segurança americana!!!
que é aquilo sô?
Caramba, os 4 foram embora quietinhos!
Pô deveria ter sido abolida a revista de ministros né?
Olha, precisamos ver o que realmente rolou pq a "situation" ficou mal, principalmente pro Pimentel, Mercadante e Mantega.

procurandobernardo disse...

Katia Arantes

Adorei seu comentário sobre o discurso da Dilma para Obama, "com matises avermelhados no conteudo e amigável na forma" - PERFEITO - o discurso e o comentário.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração