O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos disse que o ex Presidente Lula selou seu fim, com políticas sociais que não vinculam a cidadania à posição no mercado de trabalho.
"Quando surgem políticas universalistas, reguladas apenas pela renda, os direitos pertencem ao indivíduo, e não ao profissional", disse Santos, 75, em aula magna no Iesp (Instituto de Estudos Sociais e Políticos) da Uerj.
Seria o encerramento do ciclo do que ele conceituou como "cidadania regulada".
A hipótese de Wanderley Guilherme dos Santos está ligada à contestação do que considera uma interpretação liberal e paulista da Era Vargas, que vê como "malignas" a criação dos sindicatos únicos por categoria e a instituição do imposto sindical.
Para ele, Vargas resolveu um "problema de ação coletiva" evidenciado nas derrotas de forças de esquerda que tentaram organizar os trabalhadores antes de 1930.Ele visava ter "um ator associado, de maneira subordinada, na coalizão contra o setor derrotado da oligarquia". Mas o sindicalismo ganhou dinâmica própria e nos anos 60 já não era só correia de transmissão governista.
Wanderley Guilherme disse ainda que o Brasil caminha para modelo próximo ao da social-democracia, em que o trabalho e o capital são ouvidos na gestão do Estado. "Qualquer futuro governo não fará política sem isso."
3 Comentários:
...Tivemos pessoa admiráveis na História do Brasil, Cunhambebe, Aimbere, Aqualtune, Sabina, Dandara , Zumbi, Negro Cosme, Luiza Mahim, Ajuricaba, Sepê Tiaraju, Padre Batista Campos, Frei Caneca, Padre Miguelinho, Eneida, João Cândido, Siqueira Campos, Prestes, olga, Pagu, Laura Brandão e tantos que Marcaram com beleza a nossa trajetória de lutas.
Lula foi igual nas lutas só que ele marca a Mudança do Brasil com o fim da fome de 500 anos que todos nossos heróis lutaram contra.
Lula no seu Heroísmo marca esse fato de mudar o fiel da balança para o lado do Povo.
Lula é extraordinário é um herói sem igual que ainda não caiu a ficha na gente.
Lula Virou o Jogo da História do Brasil.
Abração Amigo para todos.
Azuir Filho e Turmas de Amigos: da Unicamp, Campinas, SP, de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ e de Mosqueiro, Belém, PA
O LULA foi admirável e continuará sendo admirado por longos anos, eles reescreveu a história dos pobres deste país, por isso será lembrado por longos anos.
PRESDENTE LULA, NÃO É FIM DA ERA VARGAS E SIM SUA CONTINUIDADE, MELHOR O APROFUNDAMENTO DA REVOLUÇÃO DE 1930.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração