Pages

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Raposões do PIG no Congresso se articulam para tomar conta do galinheiro na Regulamentação da Mídia

O novo Marco regulatório das Telecomunicações já desperta movimentação no Congresso, mesmo antes do Ministério das Comunicações concluir sua elaboração.

As pessoas envolvidas no assunto tem a percepção clara de que parlamentares donos de rádios e TVs criarão dificuldades para mudanças na lei.

Um dos pontos previstos no projeto, que enfrentará resistências, é a proibição de parlamentares serem concessionários de rádio e TV, já previsto na Constituição, mas sem regulamentação clara.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta uma bancada do PIG de mais de 100 parlamentares, donos de canais de rádio e TV, direta ou indiretamente (através de parentes ou "laranjas").

O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), manifesta otimismo:

"Há uma chiadeira dos proprietários dos conglomerados de comunicação, mas a matéria não pode ser mais adiada... A bancada de radiodifusão é cerca de 1/5 do Congresso, mas resta 4/5, e não quer dizer que este 1/5 seja todo contrário a mudanças, se elas forem boas para o País".

Porém há quem questione se o poder de fogo do PIG (imprensa golpista) contrário à regulamentação, se restrinja a 1/5 do Congresso. Boa parte dos parlamentares, mesmo não sendo donos, foram ou são radialistas, apresentadores, comentaristas, etc, e são fiéis adeptos dos patrões ou ex-patrões.

Outro tanto de parlamentares, sobretudo com origem no tucanato, não são donos, nem radialistas, mas são agentes dos barões da mídia, em uma relação de troca, onde uma mão lava a outra: o PIG ganha o voto no Congresso nas matérias corporativistas de seu interesse, e o parlamentar, em troca, ganha um "salvo conduto" no noticiário, poupando-o de matérias negativas, e enaltecendo-o positivamente.

Raposas já rondam o galinheiro

A bancada do PIG, já age como raposas em busca de tomar conta do galinheiro, ocupando posições na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, que trata do assunto.

O deputado Arolde de Oliveira (DEMos/RJ) é dono de uma emissora de rádio, e é contra vir a ser obrigado a vender ou devolver sua concessão. Ele se declara contrário a um novo marco regulatório amplo e defende pequenos ajustes na legislação de rádio e TV, para adaptá-la às inovações tecnológicas e apenas regular questões como a propriedade cruzada dos meios de comunicações.

Mesmo sendo dono de rádio, o deputado do DEMos se considera "isento" para elaborar regras a que ele deveria estar submetido, e pretende ser reconduzido à Comissão de Ciência e Tecnologia, da qual fazia parte na legislatura anterior.

Outro que pretende integrar a Comissão de Ciência e Tecnologia, é o agora deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), aquele do mensalão tucano, e autor de um projeto para implantar um AI-5 digital na internet.

Azeredo também defende que parlamentares possam ser proprietários de emissoras, se limitando a criticar a concentração. O tucano afirma que já foi dono de uma pequena rádio, mas não é mais. (Com informações da Ag. Câmara)

4 Comentários:

Anônimo disse...

Muito cuidado com o tucano Wladimir Costa/PMDB-Pará. Ligadíssimo ao PSDB ao PIG se apropriou de dezenas de rádios comunitárias no Pará.

Edemar Motta disse...

Se uma cidadezinha tem só uma rádio e essa pertence a um político, haverá manipulação da informação.

É o que se precisa evitar ao máximo.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

CUIDADO, TAMBÉM, COM : >>

JOVAIR ARANTES - PDT/GO - tem umas 150 rádios comunitárias "sob sua batuta ". Já o denunciei, formalmente, ao Ministério das Comunicações em 1998, mas ... A CASA É DE LL ES . >>

WELLINGTON FAGUNDES - PPS / MT - várias rádios e Tvs comunitárias "sob sua batuta ", principalmente em Barra do Garças MT, Rondonópolis MT e , por aí afora ... >>

E O MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PAULO BERNARDO, CONTINUA DIZENDO QUE NÃO PODE FAZER NADA... >>

Rafael Chaves disse...

PETROBRAS desmoraliza O Globo

http://blogdorafaelchaves.blogspot.com/2011/02/petrobras-desmoraliza-o-globo.html

Onde a moral dessa turma do PIG vai parar...?
Talvez na camada Pré-Sal...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração