Pages

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Perseguição ao presidente Lula continua. MPF quer cassá-lo.

O MPF/DF (Ministério Público Federal do Distrito Federal) entrou com uma ação na Justiça contra o presidente Lula e o ex-ministro da Previdência Social Amir Lando (PMDB), alegando improbidade administrativa. Pede a cassação dos direitos políticos de Lula.

A razão da denúncia foi uma carta enviada aos segurados da previdência social em 2004, notificando que o empréstimo consignado estava disponível a juros baixos.

A ação do ministério público tem 64 páginas e é recheada de juridiquês, mas alguns argumentos parecem absurdos até para leigos.

Para o Ministério Público não havia interesse público na postagem das correspondências. Ora, para os milhões de aposentados que só tinham linha de crédito a juros de 10% mês ou mais, saber que tem direito a uma linha de crédito de 2% ao mês, não é interesse público? Absurdo esse argumento.

Outro argumento é a surrada tese de beneficiamento ao banco BMG (a mesma utilizada no processo do chamado "mensalão") por mera "coincidência de datas". Mas a própria denuncia do MPF se contradiz, pois a carta não faz qualquer menção a nome de nenhum banco, e afirma que as postagens iniciaram após o dia 8 de outubro de 2004 e se estenderam até dezembro de 2004.

Em 8 de outubro, a Caixa Econômica Federal já oferecia o crédito consignado, e não apenas o BMG. Em 20 de outubro, quando as primeiras cartas deveriam estar chegando, os bancos Cruzeiro do Sul, Cacique e Bonsucesso assinaram convênio com o INSS, concorrendo com o BMG. No mês de novembro, enquanto outro lote de cartas era expedido, mais 3 bancos tornaram-se conveniados. Então não tem cabimento dizer que as cartas foram para beneficiar o BMG.

Outra contradição no processo, é acusar o então presidente de fazer propaganda pessoal porque as cartas vieram subscritas com seu nome. Mas no próprio texto da ação do MPF diz que não houve contrato aprovado entre o Ministério da Previdência e DATAPREV (estatal de processamento de dados do próprio Ministério, que imprimiu e expediu as cartas), pelo contrário houve contestação, e até cancelamento da remessa final. A impressão e postagem foi decidida informalmente através de meros memorandos entre funcionários do terceiro escalão para baixo. Ora, então como responsabilizar o então presidente por atos administrativos de terceiros, usando seu nome, mas que ele não assinou e não tem nenhum contrato que tenha passado pelo crivo jurídico da Advocacia Geral da União?

É provável que, por falta de fundamento, Lula seja excluído da ação ou, na pior das hipóteses, absolvido ao final do processo. Mas já não chega o papelão do Ministério Público durante as eleições, fazendo umas denúncias com base em testes de hipóteses, com recortes de jornais, sem a devida fundamentação?

A nota do MPF está aqui, e íntegra da ação pode ser lida aqui.

12 Comentários:

Luiz de POa disse...

Esse era (e ainda é) um dos objetivos da direita através do presidente não eleito José Serra e seu partido PSDB: desconstituir Lula, o mito Lula, através de manobras legais desse tipo, afinal de contas ele não pode voltar mais. Não conseguiram o impedimento durante os anos de presidente, irão tentar agora. Por outro lado existe um movimento bastante estranho e até misológico por parte de alguns setores do nosso meio jurídico cuja ideia fixa é reduzir o "fenômeno" Lula e seu governo a apenas uma aventura consumista, uma "gastança" sem controle que levou as pessoas gastar o que não podiam e ao consequente desespero (culpa de quem?)! Uma olhada em "superendividamento" no google ilustra um pouco!

Anônimo disse...

Carlos/Americana

Simples meu caro Zé Augusto: Ninguem chuta cachorro morto, e LULA esta bem vivo. Mortinho esta o Padim Pade Cerra.

Abraços.

Carlos.

Ana Cruzzeli disse...

Ó Zé, ainda bem que você explicou direitinho. Eu já tinha lido esse informe e fiquei aprensiva.
O MPF deve está cheio de denúncia arquivada contra o Lula essa deve a de numero 30050400....
Ainda dizem que esse mensalão do PT existe. Isso eu quero ver.
Já rebuscaram a vida do Lula do direito ao avesso no calor da crise de 2005, não encontraram nadica de nada, vão encontrar agora.

Ronaldo Aquino disse...

Chega a ser ridícula tal ação... Cassar os direitos políticos de Lula? O q o MPF/DF quer? Com certeza causar uma convulsão social... Pra mim, isso é para ganhar os holofotes e tentar desmitificar Lula já que, com certeza, ele entrará em ação em 2014... Pau neles, Lula!

Anônimo disse...

O MPF está com falta de coisas mais importantes para fazer??? É a pergunta que não quer calar...

RICARDO MACEDO disse...

O distrito federal esta atolado em corrupcao, e nao e de hoje, o MPF-DF me parece que prefere, fabricar noticias para alimentar a imprensa golpista, do que investigar as maracutaias locais.

Jorge mendes disse...

A direita podre desse país ainda não se conformou de um operário ter feito tanto pelo país e querem manchar a qualquer custo.
Lembra Vargas x Carlos Lacerda e no fim foi até o 2º governo Lula o melhor presidente.
não adianta,não apagarão o brilho do nosso presidente.

Malú disse...

O Lula na presidência ou fora dela, é o maior pesadelo da oposição. Patina, tucanos perebentos!

Anônimo disse...

LULA EM 2014 pra resgatar nossa dignidade pela segunda vez.

TE AGUARDO PRESIDENTE LULA.

demotucanos nunca mais disse...

Querem cassar os direitos do Lula pqe temem que Lula volte depois que Dilma cumprir o seu ciclo.
Querem voltar o poder a qq custo.

TB querem cassar Vanessa no Amazonas p/ Arthur Virgilio voltar.

Anônimo disse...

Querem tornar Lula inelegível !!!! Acorda jurídico do PT

augustus disse...

Lula sendo alvo do psdb/dem,MP, a gerente que ficou em lugar,por sua indicação se encontra com integrantes do movimento "Cansei", vai a festinha do PIG, dá beijinho FH e, se houver encontro com seu (dela)torturador vai dar beijinhos e falar "gracinha". Baalanço de atos realizados em 48 horas. Comparece a uma solenidade do PIH, troca beijinhos com FH, se encontra com duas senhoras televisivas sem ibope nenhum. Talves da ana mara praga, a gerente esteja querendo aprender a fazer uns quitutes para oferecer ao FH. com a Hebe deve ter pleiteado uma audiêncua com o Maluff. Este deve ser muito ocupado, contando os dinheiros que nem o próprio sabe que tem. Êsse cargo de gerente está merecendomaior atenção e esforço.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração