Pages

domingo, 2 de janeiro de 2011

Deus foi brasileiro no governo Lula

Nesses oito anos, Lula exerceu extraordinária liderança e provou ter espírito republicano

NO BRASIL, HÁ uma frase do saber popular, "Deus é brasileiro", através da qual as pessoas manifestam sua crença na boa sorte. Cacá Diegues, a partir de uma história de João Ubaldo, fez um maravilhoso filme sobre o tema no qual Deus, cansado dos erros dos homens, sai em busca de um santo do Nordeste que o substitua enquanto ele tira merecidas férias.

Não sei se Deus é mesmo brasileiro, mas estou seguro que o foi para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos oito anos em que governou o Brasil. Nestes anos, o Brasil mudou, e mudou para melhor. E o presidente saiu consagrado, com um índice de aprovação popular de 87%.

Lula teve muita sorte -mais do que seu antecessor. Os dois falharam em um ponto, foram impotentes diante da tendência cíclica à sobrevalorização da taxa de câmbio.
Não obstante, enquanto que nos oito anos do governo Fernando Henrique as exportações aumentaram 50%, nos oito anos de Lula, 200%. Por obra e graça do Espírito Santo, graças à elevação dos preços das commodities. A abundância de dólares corrigiu as contas externas do país, mas não criou demanda para as empresas.
Esta foi sustentada e o crescimento assegurado graças a decisões de governo: o aumento do salário mínimo e as transferências para os pobres.

Não devemos, portanto, subestimar os méritos de Lula. Ele soube ajudar a sua sorte. Fez um bom governo. Um governo de centro-esquerda que beneficiou os pobres (reduziu seu número para a metade) e a burocracia pública, mas, ao contrário do que dizia o consenso hegemônico, não trouxe inflação nem prejudicou o crescimento.

Um governo que não temeu desagradar os ricos. Que foi fiscalmente responsável, exceto no último ano. Que reagiu bem diante da crise financeira global de 2008 não obstante o atraso do Banco Central em baixar os juros.

Um governo que afinal logrou baixar a taxa real de juros para cerca da metade, para os atuais 5% ao ano, não obstante a advertência ortodoxa que a taxa "natural" de juros, abaixo da qual a inflação explodiria, era de 9%. Que não logrou impedir a sobreapreciação do câmbio, mas teve coragem de introduzir controles na entrada de capitais.

Um governo que afinal lembrou que existe o empresário e a empresa nacional ou, em outras palavras, que existe uma nação e que esta será tanto mais forte e mais capaz de competir com as demais quanto mais clara e coesa for a coalizão política unindo empresários, burocracia pública e trabalhadores.

Um governo que projetou no mundo a imagem de um Brasil independente e equilibrado.Em uma de suas últimas falas, Lula declarou emocionado: "A minha chegada ao poder tinha que mudar o patamar de governança. Eu tinha de provar a cada dia que teria condição de governar igual ou melhor que todos os doutores que passaram pela Presidência".

As comparações entre governos são sempre muito relativas, Lula abusou delas. Ele não recebeu uma "herança maldita" de seu antecessor. Nem deixa uma herança bendita para a presidente Dilma Rousseff: o câmbio sobrevalorizado está aí sem solução à vista. Mas, nesses oito anos, exerceu extraordinária liderança, provou ter espírito republicano, e bom êxito. Deus foi brasileiro em seu governo.Luiz Carlos BresserPereira

12 Comentários:

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

ÀS VEZES ME PONHO A CISMAR ...>>

AS MUDANÇAS ACONTECEM COM O TEMPO , OU INTERFIRIMOS NOS ACONTECIMENTOS ??? >>

HÁ QUE TER ESPERANÇA ... SIEMPRE !!!>>

>>

soldadonofront disse...

Muito bom.

!!@v@nte!!

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

ÀS VEZES ME PONHO A CISMAR ...>>

AS MUDANÇAS ACONTECEM COM O TEMPO , OU INTERFERIMOS NOS ACONTECIMENTOS ??? >>

HÁ QUE TER ESPERANÇA E LUTAR ... SIEMPRE !!!>> (padrealberto.blogspot.com)

>>

Júnior Câmara disse...

O melhor presidente da história desse país,nunca me cansarei de falar...Obrigado Luiz Inácio LULA da Silva!!!

Blog do canal do jordão disse...

AS VEZES EU MIM PERGUNTO SERÁ QUE LULA SERIA O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE SE NÃO TIVESSE SE ALIADO COM GENTE COMO SARNEY, RENAN CALHEIROS, COLLOR, DELFIM NETO, E OUTROS QUE EU NÃO MIM LEMBRO NO MOMENTO. LA NO FUNDO EU QUE SEMPRE VOTEI NO MELHOR PRESIDENTE E JÁ TIVE O PRIVILEGIO DE ESTÁ COM O PRESIDENTE. ACREDITO QUE ESSAS PESSOA QUE EU CITEI, NÃO TROUXERAM NADA QUE MULTIPLICASSE E SIM SÓ FIZERAM DIMINUIR O GOVERNO.

Anônimo disse...

"Ele não recebeu uma "herança maldita" de seu antecessor. Nem deixa uma herança bendita para a presidente Dilma Rousseff: o câmbio sobrevalorizado está aí sem solução à vista."

QUALÉ a desse Bresser, hein??!! Receber o país QUEBRADO das mãos do Fernandinho não foi uma "herança maldita"??? FRANCAMENTE!!!

Alex
MG

Anônimo disse...

"Ele não recebeu uma "herança maldita" de seu antecessor. Nem deixa uma herança bendita para a presidente Dilma Rousseff: o câmbio sobrevalorizado está aí sem solução à vista."

QUALÉ a desse Bresser, hein??!! Receber o país QUEBRADO das mãos do Fernandinho não foi uma "herança maldita"??? FRANCAMENTE!!!

Alex
MG

Enéas Maffei disse...

Sou contra misturar "Deus" nos assuntos deste Planeta, - o verdadeiro povo de Deus, conforme a Bíblia, chega a ser semelhante a "alienígenas" , porém orientados por Ele [Deus] a se envolver na Sociedade, buscando ser uma "influência" benéfica, ou, como disse Cristo, "sal na Terra" e "Luz no Mundo" .
Ok .
Mas, de fato, a expressão "Deus é brasileiro" , teimosamente usada por Bresser, nada mais é do que a negação de pretender admitir que , DE FATO , Lula foi por Deus ... "abençoado" !
Mesmo que Lula NÃO seja um "evangélico", ou "católico praticante" , - o TALENTO é "dom" divino, e , Lula esbanja talento, recebido dEle.
Para terminar , - francamente , - QUE DIFICULDADE para ADMITIR a supremacia de uma inteligência e determinação de um homem [Lula] que deixa o cargo após REELEIÇÃO ! - com 87% de aprovação da população brasileira.
Esse cara, [não Lula], ou seja, esse imbecil, faz parte dessa corja de direitistas preconceituosos e que nos acusam de buscar uma "guerra social" entre ricos e pobres.
Esta "guerra" existe, e SEMPRE foram eles que "deram o 1º tiro" .

Dom Orvandil disse...

Prezada Helena, tua análise sobre o Presidente Lula é excelente. Não há dúvidas de que ele foi o melhor Presidente da história do Brasil. Muitas pessoas não conseguem entender sua capacidade de construir alianças, inclusive com setores políticos que integraram a ditadura e neoliberalismo, inclusive. A falta de análise dessas pessoas não lhes permite perceber que a sabedoria política sempre recomenda que se aja taticamente e não com emoções, buscando agregar setores que boicotariam o processo de desenvolvimento se não fossem aliançados pelos grande projetos, no caso o aplicado pelo Presidente Lula, buscando desenvolvimento e compartilia de renda com milhões de ex-miseráveis, elevados às condições minimamente humanas. Lula soube muito bem articular e ajudar pessoas a crescer. Abraços, companheira e bom trabalho aí, Dom Orvandil www.padreorvandil.blogspot.com

Ray Silveira disse...

Este tal de Luiz Carlos (Empo)Bresser Pereira não sabe o que diz. Para que se prove a herança maldita que ele e o FHC deixaram para o Brasil, basta olhar superficialmente todos os indicadores sociais e compará-los.
Quanto a herança mais do que BENDITA que o Governo Lula deixa para a Dilma, nem isso: basta ver o próprio PIG citar os 90% de popularidade do Lula.

augusto disse...

Bresser pereira é um economista ponderado, independente e um cidadao brasileiro que pensa o brasil. Nao tenho duvidas disso.
Mas discordo frontalemtne que as comparaçoes '' entre governos'' sejam relativas assim...
Nao ha nada de relativo entre o "A'' quer reduzir ao maximo a força do Estado e o 'B' que a aumenta como força e motor de igualdade e desenvolvimento.
Entre quem pensa o pobre PRIMEIRO e o coloca como AGENTE tambem do crescimento... e aquele que nunca o pensa, exceto como exercito de reserva de mao.de.obra talvez.
Desculpe, bresser, mas na defesa de algum resquicio de tucanismo, voce se equivocou. Totalmente.

Luiz Carlos disse...

Esse Bresser é um "véio gagá". Dizer que o Lula teve só sorte, é de uma sandice sem igual, digna dessa elite hipócrita e separatista. O que aconteceu foi que, além da sorte, ele fez um Brasil soberano e independente, diferentemente, daquela múmia que o antecedeu; onde nosso Brasil era submisso e dependente dos E.U.A.
Dizer que o Lula não recebeu uma herança maldita, só podia ser erudição da cabeça desse estúpido ex-ministro.
E viva Lula, o líder mundial que bateu todos os records de popularidade.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração