Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Wikileaks: até agora o vexame é estadunidense

Os relatórios confidenciais do governo estadunidense vazados na internet pelo Wikileaks até agora não trouxe nenhuma grande novidade sobre o Brasil. Ainda há muito a vazar.

São relatórios de análise, feitos por embaixadores e outros diplomatas sobre o Brasil, que trazem impressões, comentários e fofocas às vezes constrangedoras, mas até agora, praticamente nada que já não tivesse saído nos jornais, salvo algum factóide sem maior importância.

Nada do que foi vazado até agora se aproxima sequer, daquela declaração grosseira do ex-secretário de Comércio dos EUA, Robert Zoellick, quando disse publicamente, sem qualquer confidencialidade, que "se o Brasil não aceitasse a ALCA teria que vender seus produtos na Antártida".

Das críticas da embaixada dos EUA, é evidente que o Brasil não faria uma lei de excessão anti-terror nos moldes da "guerra ao terror" de Bush, e esse debate chegou ao público na época. Também é evidente que as relações de paz do Brasil com árabes e persas é muito diferente daquela de guerra que os EUA mantém, e o Brasil não iria tratar arábes e descendentes que vivem no Brasil com presunção de culpa.

Também é evidente que o Brasil colabora com a captura de quaisquer criminosos, de qualquer país, pois integra a Interpol.

Também é clara a diferença de relações entre o Brasil e os EUA, com vizinhos como Venezuela e Bolívia.

Enfim, esperar o quê de relatórios confidenciais escritos pela embaixada dos EUA? É sabido que os EUA se guiam por seus interesses, e os relatórios já divulgados não contém surpresa nenhuma.

Saia justa ficou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao receber alguns elogios indesejáveis, e ainda ser retratado como um tanto quanto "linguarudo". Mas, ao contrário do que muitos viram e independente dos defeitos de Jobim, não vi, até o momento, na leitura do relatório nada que comprometa naquilo que importa: os relatos dão conta de que ele desencorajou o lobby dos EUA na compra de caças, que seguiu a orientação do governo brasileiro ao manifestar contrariedade com a política militar dos EUA na Colômbia, e refutou a pretensão dos EUA de isolar Hugo Chavez.

Quem lê o relatório, vê Jobim como ele é. Aliás, é justamente por isso que o presidente Lula o colocou no ministério, e que Dilma o está mantendo. Não é por suas semelhanças com o presidente e com a presidenta eleita. É por suas diferenças. É parte da cota de conservadorismo necessária à governabilidade, e a evitar crises. O presidente Lula é um hábil negociador e conciliador, e essa história dos EUA verem Jobim "como uma contraposição ao Itamaraty", parece bastante conveniente e interessante para o governo Lula.

No final das contas, vexame fez os EUA. Imaginem se um país latino-americano deixasse vazar a comunicação entre a diplomacia com conversas confidenciais, expondo diplomatas e autoridades de outros países?

34 Comentários:

Geraldo Galvão disse...

Pois é Zé Augusto, aqui entre nós petistas, esse Jobim numa situação de guerra seria, sem muita delonga entregue ao pelotão de fuzilamento. Ele é sob qualquer perspectiva um traidor: os EUA são os únicos adversários dos governos democráticos da América latina. Os EUA não têm amigos têm vassalos. E o Jobim é um grandíssimo informante, traidor e FDP.

X-MAN disse...

Defeder o jobim nesse é demais, é indefensavel, ele é o ministro da defesa e sai dando informações pros americanos? A Dilma ta colocando uns politicos bem meia bocas no governo dela, principalmente o comite de campanha "bom pra perder" que ela tinha; ta mal, alem de começar esse negocio de corta corta corta e a demonização do fucnionalismo e aposentados, tão louquinhos pra ficarem só 4 anos e tchau. Depois não digam que a midia é contra etc e tal.

V disse...

Peraí. Vcs estão dizendo que o Wikileaks trata de vazamentos de informações? Vcs dizem que o governo deve manter o Nelson Jobim porque é uma hábil e conciliadora negociação?
O que se perdeu e o que se ganhou com isso?

Não há vazamento, há uma torneira que foi aberta pelo wikileaks.

E a coisa ficou feia para o Nelson Jobim, que já tem um histórico de trapalhadas.

Reg disse...

Lula é o Zé Dirceu do governo Dilma.
Não tem respeito por ela, por isto a caneta está nas mãos de Lula, quando deveria estar nas de Dilma.
Até parece que o governo cai se não se livrar dele.
Jobim, para o governo, é o cara?
Fora jobim, x9 dos infernos.
Quer dizer que..... digamos.... jobim impediria o possível golpe?
Gostamos de Lula e Dilma, mas os cargos são de Dilma, não de Lula.
Vai à merda, Lula.

luiz disse...

nenhuma surpresa, os EUA trabalham para os EUA, seus embaixadores, adidos, militares, funcionarios publicos, politicos, todos trabalham para o EUA.
só no Brasil tem politicos de direita que acham que o Itamaraty tem que defender os EUA e não o Brasil.

rickizgordo disse...

essa foi foda justificar a traicao do
jobim e do lula.por causa desse assunto e insistensia do lula com esse cara ele ja perdeu varios votos.

Anônimo disse...

Aí já foi puro puxa-saquismo explícito!. Sou adepto da extraordinária política desempenha pelo governo Lula, mas esse tipo de analise municia a oposição. Como disse Paulo Henrique Amorim: Brasil é o único país que desclassifica o Wikileaks! E dizer que manter um espião no governo é esperteza do presidente é, no mínimo, cômico.

Unknown disse...

Aí foi puxa-saquismo explícito! Sou nordestino e adepto da extraordinária política desempenha pelo governo Lula e sua inteligência emocional, mas esse tipo de analise municia a oposição político-midiática Brasileira golpista. Como já dissera Paulo Henrique Amorim: Brasil é o único país a desclassifica o Wikileaks! E dizer que manter um espião(?) no governo significa esperteza política é, no mínimo, cômico ou paradoxal...
Pense nisso!

Anônimo disse...

O Jobim parece ser intocavel... Grampo sem prova, demissao de Paulo Lacerda, fraude grosseira no processo constituinte, dando dicas ao Daniel Dantas com relacao 'as terras deste no Para, denunciando o Itamaraty como anti-americano para o embaixador americano, dedurando Samuel Pinheiro Guimaraes, confidenciando opinioes e informacoes privativas do presidente Lula sobre o Evo...

O cara, "an unusually active minister of defense," tem costas quentes mesmo; talvez por causa de conversas confidenciais com o embaixador gringo, do tipo que vazou na Wikileaks.

Se ele tivesse vergonha na cara, pediria demissao. Se nao pedir demissao, precisa ser exonerado.

"Os Amigos do Presidente Lula" esta' devendo um post mais honesto com relacao a este assunto.

soaresben disse...

Não concordo, isso não é papel de um ministro da defesa, não confio neste sujeito, ele tem a faca apontada para a presidente só esperando o momento de usa-la.

Abraços a todos

cleusa disse...

Agora é a blogosfera que precisa de vasamento para que possamos entender o motivo de tão descabida defesa da parte dos senhores.O que é isso companheiro?

Douglas Otaviani Tôrres disse...

POr favor respeite a inteligencia de seus leitores,não dê uma de pig e achar que somos Romers,Jobim é indefensavel,já tem um histórico de serrista e de por o lula em saias justas,agora é um X9,um traidor,sua permanencia no cargo é injustificavel,no mínimo devreria pedir demiss~~ao( o que seria esperar muito),e se aparecrem mais revelções,a aí,como fica? tem caroço embaixo deste angu na insistencia com Jobim.

Jose Vianey disse...

Fora Jobim!
Vamos reforçar a campanha "Fora Jobim"

Geraldo Costa disse...

Olha, este post tá embaldo num erro que pode custar caro ao governo Dilma! O Jobim é X-9, e ele pode ser carta do baralho no próximo governo sem problemas! Se a questão é bajular o PMDB nas cotas do Ministério e agradar as forças armadas, que se encontre outro conservador, mas que seja pelo menos sério e patriota, porque o Jobim NÃO É!!! Fora Jobim, Ministro X-9! Abre o olho Dilma! Bota um General Nacionalista pra tomar conta da Defesa e pronto!

Edemar Motta disse...

Jobim ameaça a credibilidade de Lula, para mim abaladíssima por sua retomada de acordo militar Brasil/Eua denunciado por, imaginem, Geisel.

O blog é de 'amigos do Lula', logo deve defender Lula sempre.Jobim, melhor não ser mencionado por aqui. É indefensável.

Anônimo disse...

salve, zé augusto,

os argumentos de seu post não me convenceram, meu caro.
em nenhum parágrafo se mostrou a importancia do trabalho da wikileaks no mundo da blogosfera e das grandes corporações midiáticas. uma pena.

sobre jobim,no barato, um trapalhão de marca maior, não entendo sua permanencia no governo lula, quiçá no de dilma.

abçs

carlos-fort-ce

Eduardo Lima disse...

Não defenda o Jobim não. Pelo amor de Deus! Cota de conservadorismo no Ministério da Defesa pra que? Para ele continuar dando informações confidenciais a Washington? Para que o exército brasileiro continue tendo relações carnais com os EUA? Para que se coloque uma base americana no Rio de janeiro como o Jobim já sugeriu? Para não se punir os crimes da ditadura militar? Gosto do Lula tanto quanto você, mas ele também erra. E neste caso errou feio. Colocou este ministro conservador pra agradar o PIG e aos reacionários do exército. E a soberania nacional que vá as favas né?!

Ruy Acquaviva disse...

Gostei do seu texto Zé Augusto. Não sou fã do Jobin e gostaria mesmo de ver ele fora do governo, porém notei que um ou mais trolls (os trolls geralmente colocam muitas mensagens com nomes diferentes para esconder que são trolls) estão postando neste tópico, inclusive xingando o Lula e tentando a todo custo desqualificar seu texto e agredir Dilma, Lula e o Governo em geral.
Por que publicar textos agressivos e boçais de trolls que só querem aproveitar os comentários para xingar o Lula, como fez o troll salafrário em comentário acima usando a alcunha de "REG".
Como disse, não gosto do Jobim, mas acho que na composição ministerial ele pode ser um mal necessário. De qualquer forma concordo plenamente que os vazamentos do Wikileaks não atingem o governo brasileiro e ficam mal apenas para os americanos.

saulo disse...

Durante a campanha da nossa presidenta Dilma sempre vinha a esse blog atrás de noticias e argumentos para combater as mentiras e as calunias que o pig( partido da imprensa golpista) faziam sistematicamente contra Dilma, lula e o PT. Sempre ficava satisfeito com o excelente trabalho da equipe desse blog. Sou militante, desde tempo que ser petista era lutar contra tudo e contra todos, membro da executiva do diretório municipal da cidade onde moro. Hoje fiquei decepcionado ao ver essa matéria defendendo o ministro da defesa ( dos EUA) o serrista Nelson Jobim traidor. Ver essa blog dizer que nos vazamentos do Wikileaks não há nada de comprometedor contra o ministro da defesa (dos EUA) o serrista Nelson Jobim traidor, é no mínimo querer tapar o sol com a peneira. Os relatórios que foram vazados trazem graves acusações, pelo jeito verdadeiras ate que alguém diga o contrario. Deixou todo brasileiro que ama esse país com muita revolta e vergonha de ter um ministro que não defende com deveria o seu país. Não acho que os embaixadores dos EUA estão errados, eles estão cumprindo com o dever patriótico deles, que é de defender os interesses do país dele, era isso que o ministro da defesa ( dos EUA) o serrista Nelson Jobim traidor deveria fazer pelo nosso querido Brasil e não ficar falando com embaixador dos EUA coisa que Lula convidenciou ao mesmo. Quero lembrar que no inicio da pré campanha presidencial no ano passado esse mesmo Nelson Jobim causou problema dentro do pmbd para aceitar a aliança com Dilma. Por tanto esse individuo há muito tempo vem causando problema para o PT e para lula. Sou um grande admirador do lula, sou nordestino com muito orgulho, mas acho que lula tá insistindo no erro grave, o de manter essa traidor como ministro, vai pagar um preço muito alto e nós também. Peço que os responvaseis por esse blog, que é nosso espaço de debate e de combate ao pig , reflita e tem mais cuidado ao tentar defender o indefensável. Depois, nas campanha eleitorais, não fiquem querendo culpar o pig, já que vocês desse blog estão fazendo o jogo deles agora. Todo cuidado é pouco.

sergio disse...

Pô!
Defendendo o Jobim?
Sinto muito, mas o ministro é um traíra.
É muito estranha essa defesa incondicional...

Anônimo disse...

Não fosse Lula, quem seria Dilma?

Anônimo disse...

Discordo. Se é para manter a cota de conservadores, há mil e um na lista. Manter o Jobim depois dessas informações é começar mal o novo governo: já desgastado. Não dá para defender isso. E também está na hora de parar de subestimar esta divulgação. Ela está aí e é melhor levar em consideração. A opinião pública que votou em Dilma e admira Lula, agradece. É perigoso não escutar a voz do povo que está com a gente.

Luciano Prado disse...

"...até agora o vexame é estadunidense". Pois é... É aí que mora o perigo. Depois que o site for elogiado por todo o mundo, ganhar credibilidade não vai adiantar denunciar que o espaço é obra da inteligência americana. Devagar com o andor...

Vera é Dilma disse...

Assino embaixo sobre o que escreveram todos os internautas acima!!! Até os minerais sabem que o Johnbim é amicíssimo do Cerra (até moraram junto)! Então, como é que pode esse judas fazer parte deste e do futuro governo? Se ele tivesse um pingo de vergonha na cara, pediria demissão! Como sabemos que não a tem, precisa ser demitido!

ALMO disse...

Concordo com seu ponto de vista. E sinceramente não vi este escândalo todo nas frases de Jobim. Que vê o trabalho de intercâmbio que o Ministerio da Defesa faz atualmente, a implantação da Política Nacional de Defesa, o reaparelhamento das nossas forças com equipamentos que priorizam a soberania tecnologica nacional e a reformulação do Ministério da Defesa colocando os militares na condição que eles são de fato: "SERVIDORES PÚBLICOS SUBORDINADOS AO PODER CIVIL CONSTITUÍDO", e os discursos que Jobim proclamou em alto e bom som contra a presença da OTAN e da 4ª Frota Americana no Atlântico Sul.. Este governo é do Brasil e o PT não alcançou a presidência sozinho..

Zé Augusto disse...

Caros amigos,
Não faz sentido argumentar que o "Brasil é o único país que desclassifica o Wikileaks!"

Os telegramas não são do Wikileaks, são da embaixada americana. Que valor tem uma análise crítica de um embaixador como Clifford Sobel sobre as relações Brasil-árabes-persas, sendo ele militante da comunidade judaica, sem a devida neutralidade?

Que valor tem críticas ao Itamaraty pelo sucesso na política externa que incomoda os EUA?

Dar excessiva importância para relatórios destes é que é fazer o jogo do PIG. A crise é estadunidense e não brasileira. É o PIG quem quer transformar em crise brasileira.

Zé Augusto disse...

Quanto à Jobim, não é defender, é entender a política nua e crua e além da superficialidade.

Vocês se lembram quem era o presidente do STF entre 2005 e 2006, durante a crise do mensalão? Não era o Gilmar Mendes, era o Nelson Jobim. Foi tão discreto ao tratar o assunto, que ninguém se lembra dele. O que teria feito um Gilmar Mendes na época? Esse deve ser o principal motivo que levou Lula a escolhê-lo ministro da defesa na época do caos-aéreo, além de ser um nome que consegue ter uma relação propositiva com as Forças Armadas, a razão de ser do cargo.

O presidente Lula teve outros ministros da defesa antes, íntegros e com história de alinhamento político impecável, mas que não tinham vocação para o cargo. Deixaram transformar o ministério em foco de crise e problemas. O presidente acordava planejando governar o Brasil, e passava a semana inteira preso nas crises no ministério da defesa, que não se resolviam, e tornavam crise política nacional. Perdia tempo excessivo, impedidno tocar outros programas em outros ministérios. Lula não tem vocação para repetir Salvador Allende, e esperar crises crescerem indefinidamente até a queda do governo.

Jobim foi escolhido pelo que é, e pelo que Lula sabe que é. Pelo mesmo motivo que outros ministros do PMDB ou oriundos do PSDB que foram oposição antes de 2002, compuseram o governo.

Vocês leram os telegramas vazaos no Wikileaks? Ali não há nenhuma ação de Jobim contrária às diretrizes de governo (até agora). As críticas dele não foram ao Itamaraty como um todo, foram em relação a uma pessoa (Samuel Pinheiro Guimarães), e aparentemente sobre um tópico específico, que seria sobre a interferência em sua viagem aos EUA como Ministro da Defesa. Não dá para saber o contexto de fato da conversa a partir do telegrama. É um pouco demais falar em espionagem, até porque a insatisfação dos EUA é grande com a compra de submarinos da França, com a possível compra de caças da FAB e com a aliança estratégica.

leonardo-pe disse...

ainda bem q voces falaram disso.mas,vão manter esse traíra do jobim?e o PIG,sem querer deu senha.APOIA OS EUA!

V disse...

Ah... agora entendi... o Jonhbin é nosso contra-espião. Na embaixada norteamericana, na casa do Gilmar Dantas, na casa dos tucanos, na do Serra....

Nossa como fui inocente.

Eduardo disse...

O Jobim sempre foi um elemento desestabilizador do governo. A reação dele ao PNDH é mais um exemplo. A atitude de revelar segredos do Evo Morales ao embaixador americano é uma quebra de confiança muito grave.

Se já houve uma correlação de forças que impunham a presença de um conservador como ele à frente do ministério da defesa, estou certo que isso não existe mais. A sociedade e as forças armadas estão prontas a receber um ministro minimamente progressista.

Abraços e parabéns pelo belo blog que você mantém!

ErnandesFernandes disse...

Zé Augusto, o vexame realmente é estadunidense, mas a preocupação também é nossa! Pois há um aspecto importante deste caso, que passou praticamente desapercebido! Os tais telegramas mostram Jobim como um fofoqueiro, o que é totalmente impróprio para um ministro da defesa pois, mesmo que ele nunca venha a usar essa "habilidade" para deliberadamente atrapalhar planos do Governo, ele deixa o país muito vulnerável, pois poderia facilmente vir a revelar coisas importantes, além de comprometer a relação do ministério com os militares e com os ministros de outros países (que sabendo dessa característica do ministro podem passar a vê-lo como um agente duplo como foi o Cabo Anselmo na época da ditadura). Creio que seria bom trocá-lo, antes que ele se queime mais e comprometa mais a relação do Governo com os militares e com outros países.

Anônimo disse...

jobim é um homem sério e acho que não
deveria haver dúvidas quanto a isso.

infelismente, as veses homens honrados são maldosamente enlameados.

mas basta observar um pouco a história do ministro pra verificar
que que o caráter dele nem de longe
parece ser distorcido.

abraço a todos

Jotaroberto disse...

Voces são amigos do pres Lula ou puxa-sacos do presidente. Defender esse Jobim com uma argumentação ridicula desta, é coisa de vassalos.

Ricardo disse...

Cuidado com os trolls que vêm aqui atacar o Lula.
Seus argumentos estão corretos em relação ao Jobim, na minha opinião. A questão é que outros blogs, como o do PHA, ficam demonizando o sujeito (e como tem muito papagaio por aí...).

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração