Pages

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jornal Nacional: do golpismo ao lobismo

No Jornal Nacional, na editoria política, ou há golpismo ou lobismo, jornalismo político que é bom passa longe.

Até as eleições imperou o golpismo. Passada as eleições, vimos manifestação explícita de lobismo, pelo menos por enquanto.

É razoável que uma primeira entrevista após as eleições com uma nova presidente eleita fosse mais leve (qualquer que fosse o eleito). O telespectador tem curiosidade sobre os próximos passos de como será o novo governo, e sobre a presidenta.

A Globo fez uma edição até razoavelmente simpática e sem truques, entrecortada com trechos biográficos e depoimentos de pessoas que conviveram com Dilma (mais ou menos como aqueles programas "esta é minha vida"), mas deu para ver na pauta da Globo, mais a tentativa de desfazer a imagem golpista e de ter feito campanha pró-Serra, do que informar ao telespectador.

Todo mundo se lembra da grosseria de William Bonner ao dizer que Dilma "tinha fama de maltratar seus colegas de trabalho", em entrevista durante a campanha. Bonner chegou a começar bater boca, dizendo que tinha gravação do presidente Lula dizendo que ela "maltratava colegas" em discurso público, como se o presidente tivesse dito a sério.

Hoje suavizaram. Tocaram novamente no assunto, mas eliminaram a palavra "maltratar". Apresentaram ela como uma pessoa com fama de durona, no sentido de exigente e rigorosa (o que deixou de ser crítica para virar elogio), e colocando as imagens do presidente Lula falando no assunto, mas com a narradora ressaltando que Lula falava em tom de humor.

Foi a forma da Globo querer consertar a grosseria que Bonner fez.

O resto teve um pouco de puxa-saquismo, e no fim teve o lobismo explícito. Bonner fechou a entrevista elogiando Dilma ter defendido no discurso de ontem a liberdade de imprensa.

A entrevista ao Jornal Nacional não foi a primeira de Dilma após eleita. Essa primazia a Globo não teve. A primeira entrevista da nova presidente foi no Jornal da Record, com menos lobby e mais jornalismo.

33 Comentários:

X-MAN disse...

Essa "liberdade de imprensa" que eles falam na na realidade não praticam, mas o asnecio e o vampirão não aprendem, já tão se engalfinhando pelo butim demotucano, tão com o pensamento em 2014, numa arrogancia d ematar, se esquecem que no meio tem 2011, 2012, 2013, e a Dilma não é tonta, nem bem sentou na cadeira e já meteu no orçamento a grana pra cumprir as promessas de campanha, esses bocós vão tomar uma rasteira maior do que tomaram esse ano.

Unknown disse...

ALGUNS RELIGIOSOS NEM TODOS , VAO TER QUE ENGOLIR A DILMA , E DIGERIR COMO FOR CONVENIENTE, QUE TAL PEDIR PARA SERRA IR NAS IGREJA AGRADECER O APOIO , E FALAR DA DILMA PRESIDENTE?

Leila Farkas disse...

Vai precisar de muito papel higiênico pra limpar a m.... em que se meteram! rs rs rs

Unknown disse...

Vendo a entrevista da Presidente Dilma no JN pude ver a grandeza dessa mulher e a falta de caráter, o comportamento asqueroso, falso e repugnante desses apresentadores, com certeza, a mando dos patrões. Vi o puchaquismo barato e sem escrúpulo desses cara de pau. Vi, também, a primeira entrevista como Presidente dada a Record onde foi tratada com educação, respeito e carinha, bem diferente do tratamento falso e oportunista de quem não tem compromisso com a verdade.

Morais disse...

Quando li na internete que a Dilma daria entrevista ao vivo na Globo fiquei decepcionado, porém li mais na frente que a primeira entrevista seria na Record, aí fiquei satisfeito pois a Globo não poderia ter este direito.
Achei também muito puxa-saquismo do Wiliam mas no fundo gostei de ver que ele tinha que entrevistar a Dilma e não o seu candidato.
Queria deixar aqui os meus parabéns a toda equipe deste blog pelo belíssimo trabalho de apoio á candidatura da Dilma.

Virgílio disse...

Foi impagável ver a entrevista de Dil ao casalJN. Imagino o constrangimento que eles devem ter passado diante da forma superior com que ela se colocou. Aliás, agora, sim, o Brasil irá conhecer a verdadeira Dilma e não a falsa imagem que a mídia utilizou durante toda a campanha. Gostei muito que a primeira entrevista fosse para a Record. Isto é, também, uma mensagem para a Globo. Mas não tenhamos esperança de mudança destas quatro famílias que controlam o PIG. Temos que estar sempre atentos e vigilantes.

Luiz de POa disse...

Boa análise Zé Augusto, mas não sei se tu viu o complemento ao iniciar da madrugada no jornal da globo. Mostraram a história toda, inclusive as ligações com zé dirceu e erenice. Lobo não perde a pele e muito menos o jeito. Penso que Lula já teve ter avisado Dilma sobre trocar sorrisos demais com o PIG, principalmente em programas tipo "Esta é sua vida"! A única rede que mostrou imparcialidade durante a campanha politica 2010 foi a Record e eu não peço mais nada de um órgão de imprensa do que isto, mostrar o lado que a gente só acha na internet, as informações que omitem! Cabe falar também da avacalhação que o CQC quis fazer (e fez) na festa da vitória da Presidenta: É essa a liberdade de imprensa que querem? Avacalhação e depois se fazer de vitima?

ROBERTO TELES disse...

NÃO SEI SE NOTARAM, MAS QUANDO DILMA FALOU EM O BRASIL SEM INFLAÇÃO, O BONNER FEZ QUESTÃO DE DIZER QUE: “DESDE 1994″ OU SEJA, ELES NÃO PERDEM A POSE, POR ISSO VAMOS CONTINUAR ATENTOS

Leda Ribeiro disse...

William Bonner não passa de uma cavalgadura. Ele diz que fala para os Homer Simpsons. Acontece que ele é o próprio com agravantes de ser puxa-saco dos donos da empresa. Elegância, que deve ser atributo de um jornalista e de qualquer outro profissional, passa longe dele. Sua companheira ainda parece ter um pouco de bom-senso. Urge que revejam a maneira de proceder no JN.

Prodígios Lopes disse...

Lamento muito mas a presidenta DILMA tinha que botar a Globo na geladeira ou na melhor das hipóteses demorar muitos dias para dar entrevista. Espero que ela não esqueça rapido de mais a oposição imoral, obscena da Globo

josé lopes disse...

O depoimento daquele senhor que participou junto com a Dilma de organizações anti ditadura deveria ter sido colocado no ar antes das eleições. Mas, a omissão e a manipulação deixam? Nesta entrevista ao JN, este mesmo senhor afirmou que Dilma não participou de qualquer ato de violência. Pelo menos isso foi bem esclarecido. Se bem que entendo que guerra é guerra.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Acho que poucos perceberam, quando o Serra demorou dar a entrevista de derrotado, o PIG e o Zerra estavam esperando o terceiro turno, quem de Ódio prega de Ódio vive.

josé lopes disse...

Gozado, eles falam em alternância de poder. Ou que: "é muito poder nas mãos de um partido" e, que: "isso é ruim para a democracia etc." Mas ninguém diz de uma rede de televisão cobrindo milhares de emissoras de rádios e televisões em todo país dando a esta rede direção única. Quando o Jornal Nacional faz lavagem cerebral na cabeça do telespectador do Rio de Janeiro, também faz a cabeça do telespectador do Amapá. No caso da Globo, esta rede transmite para mais de 120 emissora em todo país. Todo esse poder vem desde a época da ditadura quando os canais de televisão eram outorgados ou concedidos para todos os seus parceiros políticos. É sobre isso que temos que nos preocupar para evitar esse abuso de poder que a Globo exerce. Opinião minha.

josé lopes disse...

Precisavam ver a cara do apresentador do Jornal da Globo, William Waack na Globo News no dia seguinte das eleições. O sujeito não conseguia disfarçar o seu descontentamento. A gente critica o JN, mas o JN é pinto em relação ao Jornal da Globo apresentado por este jornalista.

A Escola do Coração disse...

A Globo sempre esteve ao lado de quem está no poder. Seja quem for, não importa a sua índole. É uma organização parasita e nefasta. Não caminha com suas próprias pernas, pois desde a sua formação sinistra busca as pessoas para usar e as coisas do mundo para amar.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

LAMENTÁVEL ... !!! >>

ENQUANTO AS ALTAS AUTORIDADES DO BRASIL NÃO MANIFESTAREM, ATRAVÉS DE SUAS POSTURAS - aderindo quando lhes convém - E DA LEI, SEU DESAGRADO À ATUAÇÃO DA IMPRENSA PIC/PIG, ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO DEIXARÃO SUAS TRAPASSAS ... >>

>>

Reginaldo disse...

Agora eles vão tentar derrubar ela não podemos dar tréguas;1-Lei de meios de comunicação já;2-fortalecer a PF;3-Existe muitos epsodios em aberto dar para mandar varios tucanos para a lei da ficha limpa. Deputados e senadores do PT vamos agir.

vinícius disse...

A Dilma foi Dilmais.
O que está escrito aí no texto foi o que todos vimos...
.. Globo tentando se passar por boazinha.
Uma grande contribuição para mudar a Globo, virá da população.
É simples, basta trocar de canal.
Eu já fiz isso e você!
Nós temos opção!!!

Graça Fontelles disse...

Nós temos que acabar com essa "organização".Não dando mais audiencia, e nem comprando mais prodotos dela.São uns CALHORDAS!!!

blogdorosado disse...

A pergunta que deve ser feita a Serra ou a Monica é: Monica Serra fez aborto?
Esta pergunta tem que ser respondida,para que saibamos definitivamente quem baixou o nivel da campanha.
Se a monica fez aborto o Serra tem que ser abolido da politica Brasileira.

SergioFerraz disse...

Foi visível, ontem, a falsidade da Globo e do casal 45- tão verdadeiros como uma nota de 3 reais (hehehe).

ET:
Os internautas não vão deixar por menos, LEY DE MEDIOS JÁ!!!

Anônimo disse...

Desprezo é o que a Globo e o Pig, mercem. Toda a vez que for nescessário dar uma entrevista, só quando for coletiva, serão chamados.
De outra forma, muito bem escolhidos:
local / data / hora, com perguntas préviamente discutidas para evitar as capciosas, com as quais são preparadas as "arapucas".
- Todo o cuidado é pouco!!!
Lembremos de tudo o que o nosso LULA passou nas garras desta mídia
golpista.
Atentos, estaremos entrincheirados, observando...
Neuza - RS
Vovó Neuzinha

MauMauquirino disse...

Estão preocupados com 2014,eu não,mas acho que todos que participaram deste luta não podem menosprezar a baixeza dessa turma.
Em 2014,eles não poderão contar com os boatos difundidos na internet,que está claro para todos nao passavam de boatos,vejam as matérias nos principais tele jornais,colocando claramente o passado de Dilma,o aborto não terá o espaço que teve,propostas para fazer um governo melhor que o de LULA e DILMA e de DILMA e LULA,assim espero e acredito,eles não terão,contudo o ódio que essa turma carrega pode se propalar pelo Brasil,suas armas são as mentiras e o apoio do PIG,que de mansinho já começa criar supostos conflitos,no futuro governo e também difundir o preconceito de forma velada, os próximos 4 anos serão fundamentais para fazermos as reformas tão almejadas,cumprir seus compromissos de campanha será uma arma fundamental para uma possível reeleição de Dilma,mas o momento é de governar bem e para todos,2014 está muito longe para nos pautarmos nele,que a Dilma mostre a sua força,a mesma que usou contra a ditadura.

Anônimo disse...

Outra forma de a Globo tentar consertar a grosseria que fez seria colocar a opinião de mais um "especialista" em imagens pra dizer que aquela da bolinha de papel, pelo menos, não ficou evidenciado. Porque, pra mim, foi a coisa mais infantil que já vi na televisão.

lilian disse...

OLHA,EU NÃO VEJO DESSA FORMA,ACHO QUE UM RESIDENTE TEM QUE MOSTRAR PERSONALIDADE,E ISSO INDEPENDE DO QUE FIZERAM DURANTE A CAMPANHA,ELES NÃO CONSEGUIRAM FURAR ESSE BLOQUEIO E POR ISSO DAR OU NÃO ENTREVISTA NÃO MUDA NADA.Só não gosto quando o PIG mente e fica no achismo das coisas,como a globo news que fica achando ,achando o que acha,o que acha no achismo ,achismo.Ela tem Mais que da entrevista sim,em todas as redes,só não podem é versar como eles costumam fazer.Pois quem entende mesmo é o presidente,eles tem que ser considerados apenas o que são ou seja entrevistadores,no meu ver quem assiste por exemplo a globo news ou mahatan,parece que a mulher é um carrasco, cada um é cada um,Dilma é mais resevada e isso tem que ser respeitado,pois o país não pode ser governado por quem não entende.Dilma é agora a representação da condução do País e não eles.Por isso seria bom antes de dizer o que acham se aprofudar na verdade e na humildade dos fatos e não no achismo.

Leo disse...

Com a Derrota do queridinho Serra a Globo que jogou sujo toda campanha não tem outra saída,tem que engolir seco a vitoria da Dilma e comecar a bajulação para ver se atrai $$$$$ em publicidades,espero Dilma corte pela metade todas as publicidades na mídia PIG e pricipalmente na Veja.

Leo disse...

(Assim escrevi para o Reinaldo Azevedo da Veja).Ja começou tua ladainha foi crapula,a grande quantidade de votos do serra não foi pela sua capacidade(não tem nenhuma)e sim pelo jogo sujo que fez e voces ainda acham que os Petistas é quem jogou sujo,o jogo do PSDB ja nasceu sujo desde o dossiê para proteger o Áécio e centenas de outras,agora o Serra não tem mas forum de privilegio e vai responder por mais de 10 processos,ele não passa de um ficha suja e vc sabi disso,mas seu ganha pão vem deles sem eles vc va é pedir bolça familia.

Leonardo Scalercio disse...

Paulo Henrique Amorim para Ministro das Comunicações!!!

Ninguém melhor que ele para ir - como o mesmo diz - na "jugular" do PIG.

Lei de Medios já. Chega de puxa-sacos dessa mídia golpista e canalha.

trovinho disse...

No domingo, o focinho do wiliam waack estava bem engraçado, pois era um misto de espanto, raiva e vontade de cagar. Terça, na entrevista da bandida, ops, band, o joelmir estava de luto e não era pelos mortos do cemitério, mas pela morte existencial resultado do enorme esforço que fez e viu fazerem, sua turma de megalômanos, viciados em tratar a todos como imbecis. A derrota produziu-lhe a angústia dos massacrados pelo choque do real. Ele que se acha um gentleman não deu nem boa noite para a presidenta num ato falho. FODAM-SE

Arlete disse...

A grandeza de Dilma acentuou ainda mais a grosseria que o casal mais chato/antipático da tv teve com ela em entrevista na capamha. Valeu ver a cara do casal lulu e luluzinha faziam para agradar a Dilma.

Fernando Branquinho disse...

Passam a campanha toda golpeando, depois vêm de rabo entre as pernas tentando recuperar a imagem. A Veja começou a babação. Não ficaria surpreso se, até o final do ano, a Globo passasse em horário nobre "Lula, o filho do Brasil". A sobrevivência fala mais alto.

Dilma deveria ser seletiva com suas entrevistas. O principio constitucional da publicidade não quer dizer obrigatoriedade de usar todos os meios de comunicação. Obrigatório é o Diário Oficial. O resto, é facultativo. Não é privilegiar um meio de comunicação ou um grupo, mas reservar-se o direito de dar entrevistas a quem minimamente tem respeito à pessoa e ao seu cargo.

Malú disse...

A maneira grossa como trataram a Dilma contrastando com a subserviência com que trataram o José Serra, só poderia vir da certeza que eles tinham de que: "O PIG unido jamais será vencido". Montaram num porco. Tinham certeza da vitória do Zé Bolinha, assim como tinham certeza da hegemonia deles. Deve estar sendo muito duro para o PIG, porque não foi apenas uma derrota do Zé Bolinha, foi, principalmente, uma derrota da imprensa amestrada.

A Escola do Coração disse...

Que tal passarmos a não mais assistir a Globo e nem comprarmos nada que esteja relacionado à ela? Para todos aqueles que se acham dependentes da referida emissora de tv, se não conseguirem se libertar diretamente, poderiam ir diminuindo aos poucos as horas que permitem que suas mentes sejam bombardeadas com todo o tipo de lixo mental. Passem a ler mais e a conversar mais, pois agindo assim, estaremos ajudando o nosso País a se transformar em uma Nação cada vez mais soberana.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração