Pages

sábado, 30 de outubro de 2010

Debate na Globo: Dilma ganhou, Serra jogou a toalha



O debate da Globo acabou sendo o que teve mais propostas, mostrando que o interesse da população é por problemas reais, bem diferente da agenda do PIG.

Dilma ganhou, porque o formato e as perguntas não deixaram muito espaço para as baixarias, o campo preferido de José Serra.

Com perguntas que exigiam propostas, Dilma mostrou mais conhecimento e mais compromisso. Em vez de promessas ao vento, respondeu com políticas realistas sobre segurança pública, saúde e educação. Dilma mostrou mais conhecimento do Brasil real, dos problemas que afligem o cidadão comum, desde o emprego, a microempresa, a agricultura familiar, o crédito, os impostos, a qualidade dos serviços públicos. As propostas da Dilma foram mais realistas, convenceram mais. Dilma só não foi melhor quando o tempo foi curto para o tema.

Serra também não foi tão mal, o formato do debate ajudou ele a não ir mal, mas foi pior, porque as respostas dele soavam como promessas de políticos. Respostas genéricas, mal informado, distante dos problemas do cidadão. Demonstrou desconhecimento em vários assuntos, como não saber do cadastro nacional de segurança pública, não saber que as taxas de juros para financiar a agricultura familiar é extremamente baixa, mostrou pouco conhecimento do programa empreendedor individual. Enrolou em muitos assuntos e desviou da pergunta em outros.

Resultado: Dilma saiu com a imagem de melhor preparada, mais séria, mas firme.

Resumindo: Dilma precisava apenas do empate e saiu no lucro. Serra precisava da vitória, e saiu no prejuízo.

A impressão que ficou é que Serra jogou a toalha. Ele não tentou aquele algo mais que precisaria para tentar reverter sua desvantagem.

15 Comentários:

Adriano Matos disse...

Concordo plenamente, Zé. Dilma foi ótima. Tava descansada. Conhece os temas e o que é importante para ter sucesso neles. No último debate do primeiro turno, na mesma pergunta sobre formalização do emprego, ela deixou de responder com uma proposta que considero magnífica e que hoje falou de pronto: desoneração da folha de pagamento.

Hasta la vitória, grande Zé!

Marcos Sousa disse...

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobe odebate da Globo:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate+da+globo/n1237815534467.html

Plurimulher disse...

Este processo eleitoral foi uma escola pra Dilma! Como ela está mais segura, mais elaborada e estratégica e ao mesmo tempo sensível e serena... Isto demonstra ainda mais a sua capacidade e empenho, que num curto espaço de tempo gerou um resultado maravilhoso. Imagine em quatro anos, o que poderá ser modificado. Ela já é e será ainda mais uma grande inspiração para as mulheres, que buscarão cada vez mais se desenvolverem e acreditarem na sua capacidade. Adorei o debate, foi perfeito! E dormiremos hoje mais tranquilos com a certeza de que o páis seguirá mudando, porque ela será eleita a primeira mulher presidente no dia 31!

Cornélius/Londrina disse...

Dilma teve classe e firmeza e mostrou a mulheres e homens deste país que a mulher dá conta de se tornar sim, presidenta da República do Brasil.

Serra estava mais para um dublê de prestigitador. Teve muita sorte de a Dilma não atirá-lo no buraco do Metrô ou na sargeta com Paulo Preto.

O debate acabou, a Globo fará como sempre, as suas traquinagens kamellianas e a vida segue.

Às ruas…nossa voz, nossa bandeira, nosso sentimento e nossa alma para dizer a Lula um emocionado MUITO OBRIGADO PRESIDENTE e a Dilma, SUBA A RAMPA DO PLANALTO sem medo de ser feliz!!!

Luis rodrigues disse...

Oxalá.

V disse...

Ela tem mais currículo, nunca desistiu de suas empreitadas, é continuidade de uma BOA experiência de governo, do PT.

Já o outro candidato é um desistente, desistiu do curso de engenharia, do curso de economia, da UNE, da prefeitura, de uma gravidez, do governo do estado, de votar a favor do trabalhador... putz é um desistente mesmo. E quer reviver uma má experiência que tivemos com os tucanos.

Anônimo disse...

Ate que em fim!
> no ultimo dia de campnha. o famigerado pig global, contribuiu para a democracia.
Quanta diferença deste que eles chamam de debate mas que na realidade e uma dinamica de questionamento pautada pelo cidadão eleitor frente a frente com os candidatos.
E um modelo que deve ser seguido, pois ali se o candidato não quiser se ferrar, ele tem que esquecer seu adversario e focar nos oitenta entrevistadores, perante o telecspectador. desta forma, desde que seja cuidadosamente fiscalizada a lisura desse grupo de representantes de cada estado, as propostas aparecem com mais clareza e desenrolo, com a educação que o eleitor merece, sem dar espaço para a baixaria.
quem tinha em sua pauta, a baixaria e não propostas, se ferrou, pois ali esta o palco e que cada um, ao seu estilo, podia fazer o seu chou.
Fiz aqui um comentario repudiando esse debate, mas felizmente aquele debate não existiu. o que veio foi uma exposição de propostas por quem tinha as propostas, e o novo ficou melhor.
Parabems as equipes da globo, e a dos candidatos, que souberam apresentar nesse final de campanha uma forma democratica e transparente de comunicar com seus milhões de eleitores.
Prarabens a nossa candidata Dilma, por saber passar para o eleitor o que ele ainda precisava ouvir dela. a candidata fez o seu chou.

Geysa Guimarães disse...

Cuidado, O Aloysio Nunes, que é o cérebro da campanha serrista, garante que A ELEIÇÃO ESTÁ EMPATADA E SERRA VENCE (Diário da Região de Rio Preto).

O "senador surpresa" receia que Dilma - QUE NÃO SERÁ ELEITA, sentencia - não consiga controlar esse pessoal (extratos mais raivosos da militância do PT, comportamento que lembra o fascismo).

Aloysio não erra "previsões", só fala do que tem certeza. Tomem tenência, se é que ainda há tempo.

jOAO disse...

ACHEI INTERESSANTE, QUANDO SERRA DISSE: EU SOU PROFESSOR!!!EU DOU AULA, TINHA UM RAPAZ ATRAS(INDECISO)COMECOU A RI, ACHOU QUE ELE SE LEMBROU DESTE VIDEO AQUI:http://www.youtube.com/watch?v=DJ5UdW8cMmw
VOTO NA DILMA, POIS O SERRA REPRESENTA ATRASO.

Reginaldo disse...

Este debate nocauteou Zé Martelo.

matgaio disse...

Uma das coisas mais engraçadas pra mim foi a hora em que o Zé Pedágio falou do impostômetro ter atingido um trilhão, culpando os altos impostos, e a Dilma respondeu que isso é resultado (óbvio) do aumento do consumo. Bye Bye Serra!

william lopes guerra disse...

PHA:
Já lá vai meu 3º comentário nesse espaço. Mas permita-me:

Sábado é dia de feira em minha cidade. Quase igual a de Caruarua, PE: tem de tudo e os moradores da zona rural vêm à feira. Acontece que gosto de percorrer os barracos, prosear nos botecos ao redor, vê os matutos tomando umas e fumando o cigarrode-palha. Bom é quando um fica de cócoras, sentado nos calcanhares e levanta o chapéu puído (feito de palha de carnaúba, aqui mesmo) e fala:

- Amenhã, se Deus quiser, vô tacar um 13 na urna logo bem cedim! Assisti o debate naquela Grobo, onte.

E em tom de grande admiração, manda:

- Minino, ô muié perparada! O Lula é danado: butô uma pessoa daquela, mode continuar fazendo o bem prá nois?!

Sabe, PHA, a gente fica boquiaberto. Tem TV na casinha dele, lá no meio da Caatinga, aonde Lula e Dilma mandaram o Luz para Todos. Ele tem até parabólica. Vê tudo. Sabe de tudo. Mas eu perguntei:

- Seu filho que estuda aqui, vota em quem?

O matuto coça o cocuruto da cabeça, cospe de lado, se ajeita, escorado no pé de parede e diz:

- Seu Doutor, Uila (William). Ele trouxe um computador, lá prá casa. Instalô e me pediu preu pagá a tal de interneta.

Fez uma pausa, fiquei interessado. – E daí?

- Ele bole lá nos butão e aparece as pessoa falando, escrevendo. Um tal (não estou inventando, nem mentindo) de Paulo.. Amorim (PHA) que o meu minino apricia. Rapaz o homem é sabido! Desimbucha tudo, mostra tim-tim-tim por tim-tim-tim o que Serra é com o partido deles, lá. De noite, vem os vizim mode nois conversar. Meu minino, nos fim de semana, explica tudo. è uma beleza!

No final quase fui às lágrimas. Como é gratificante saber que Lula mandou Luz para todos os povoados, os mais distantes e inacessíveis, e os mais pobres compram TV, parabólica, rádio, geladeira, fogão e… Pasmem: até computador? Meu Deus, como não se emocionar e ouvir o final do relato daquele homem marcado pelo trabalho de sol a sol e de mãos calejadas de tanto pegar em cabo de chibanca e cortar toco no meio do mato?

- Maneira, que seu Dr. Uila, lá nois vota tudo na muié do Lula, a Dilma. Pode inventar coisa contra ela, nois num arreda porque queremo o bem para nois, a certeza, não o mal, nem a vorta da miséria…

Anônimo disse...

Veja Dilma Rousseff e José Serra no debate Rede Globo 2º Turno 29/10/2010 (a globo não disponibilizou na internet):

http://inaciovacchiano.wordpress.com/2010/10/30/os-debates-que-a-globo-monopolizou/

Geologist disse...

Parabéns à Dilma Rousseff, futura Presidenta da República. Quem trabalha e busca pela verdade sempre é e será digno.

Alexander disse...

Amigos, o debate de ontem serviu pra mostrar que Dilma tem propostas claras e sabe comparar o governo do presidente Lula com o (des) governo do vendedor da Nação, passado.
Mas peraí gente só eu que percebi a tentativa absurda da Rede Globo de TV de ajudar o Serra no fim do debate??
Quem aqui percebeu uma clara aproximação da câmera na última parte do debate, nas considerações finais, que ficou pertinho do rosto do Serra.Para a Dilma eles manteram a câmera longe do rosto dela.
Puxa vida hein Globo, essa não foi discreta não hein?
Nojo dos tucanalhas!
Vamos Dilma!Para o Brasil seguir um país de todos!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração