Pages

sábado, 25 de setembro de 2010

Só haverá 2º turno se rivais do PT virarem 5 milhões de votos

As oscilações registradas pela pesquisa Ibope se devem principalmente à conversão dos indecisos. Eles caíram de 8% para 5% em uma semana e beneficiaram os candidatos de oposição. Com isso, a soma de brancos, nulos e indecisos chegou a 10%. Está muito próxima do que foram os brancos e nulos na eleição de 2006: 8,4%.manual

Logo, a fonte de votos dos indecisos está se esgotando como fator de crescimento dos oposicionistas. Na semana que falta até a eleição, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) precisarão, necessariamente, "roubar" eleitores de Dilma Rousseff (PT) para conseguir levar a eleição para o segundo turno.

Não é uma tarefa fácil. Dilma tem cerca de 10 milhões de votos a mais do que a soma dos adversários. Se cooptarem metade, ou seja, 5 milhões de eleitores, haveria uma boa chance de segundo turno. Isso equivale a virar 625 mil votos por dia, de hoje até a eleição.

Para isso ocorrer, é necessário um fato novo. As denúncias apresentadas até aqui contra a candidatura da petista parecem estar perto do limite de seu impacto eleitoral.

A queda da ministra Erenice Guerra, da Casa Civil, teve um impacto limitado sobre a eleição. Apenas 27% dos eleitores souberam da demissão, tomaram conhecimento que a causa foi a acusação de que filhos da ministra intermediaram negócios com o governo e acham que isso é verdadeiro em algum grau. Mas 1 em cada 3 desses ainda vota em Dilma.

Na prática, apenas 9% dos eleitores admitem que o caso influenciou ou pode influenciá-los: 4% dizem que já mudaram de candidato e 5% afirmam que estão repensando seu voto. Porém, os percentuais são iguais para os eleitores de Dilma e de Serra. Logo, eventuais mudanças podem anular umas às outras.

A exigência de dois documentos para poder votar (título de eleitor e um documento com foto) não parece ser um fator decisivo no resultado da eleição. Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários.Análise: José Roberto de Toledo

9 Comentários:

Douglas Otaviani Tôrres disse...

O que sei que não acredito em Ibope e Datafolha,os dois estão forçando a barra na margem de erro para ajudar o Serra,isto foi comproovado quando da pesquisa Datafolha ultima que mostrou cescimento das candidaturas de Marina e Serra,e logo depois o TrakcingIG/Vox mostrou a estabilidade.Ficar dando crédito a Ibope e Datafolha,peloamor de Deus é masoquismo,vamos analisar coisas sérias e confiáveis.

soldadonofront disse...

Então Serra vai precisar de uns 10 milhões de votos porque 5 milhões foi o que o privatista Serra perdeu ontem quando o Petrobras tornou-se a segunda maior petrolifera do Mmundo - coisa que ainda não foi espelhadas nas pesquisas.

O pior, é que a oposição e sua mídia nem podem mais falar mal da Petrobras que a mascara da inveja ou do golpismo ficam evidentes.

Muitos já tem certeza de que A-C-A-B-O-U para Serra.

Celso@urutal disse...

Helena, na pesquisa do Vox Populi/Band/IG, desta sexta-feira (24)
A Presidente Dilma perdeu só um ponto, o Serra Baixaria, continua estável
Dilma tinha 51% agora está com 50%, ou seja dentro da margem de erros.
Já o Zé Prepotente tinha 24% e continua com os mesmos 24%, e a Marina 10%.
Entre os votos válidos da pesquisa Dilma caiu 4 pontos, está portanto quase dentro da margem de erro da pesquisa, e como no Ibope devem principalmente à conversão dos indecisos. Ou seja esgotou o fator de crescimento dos oposicionistas.

ALÔ! GLOBO, FOLHA, UOU, ESTADÃO, CBN, JOVEM PAN, VEJA, O TERRORISMO E AS MENTIRAS COVARDES DE VCS NÃO RESOLVERAM NÃO!!!KKKKKKKKKKKKKK

SABEM QUANDO VCS VÃO CONSEGUIR VOLTAR AO PODER? NUNCA MAIS SEUS PILANTRAS!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKK

DIA 3 DE OUTUBRO SERÁ O SEPULTAMENTO DOS DEMOTUCANOS!!! VÃO MORRER ABRAÇADOS COM ESSA MÍDIA PODRE E MANIPULADORA QUE SEMPRE REPRESENTOU OS PODEROSOS DO BRASIL.

COMO A GLOBO É CARA DE PAU, COM CERTEZA VAI QUERER ENTREVISTA EXCLUSIVA DIA 03, COM A NOSSA PRESIDENTE DILMA!, MAS SABE QUANDO VAI CONSEGUIR? NUNCA!!KKKKKKKKK
EU TENHO CERTEZA QUE A NOSSA PRESIDENTE VAI DAR EXCLUSIVA PARA A REDE RECORD, QUE É UMA TV IMPARCIAL.

FALTAM 8 DIAS PARA A MAIOR VITÓRIA PARA PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL

FALTAM 8 DIAS PARA A MAIOR HUMILHAÇÃO DO FHC-SERRA-DEMO-
TUCANO-PIG. KKKKKKKKKKKKKKKKK

X-MAN disse...

Pois é "Procura-se um escandalo Desesperadamente" novo filme a estrear nos jornalecos essa semana, filme terrir, muito em voga nos anos 70, por misturar terror com humor, no elenco um vampirão atrapalhado e o "homem que virou chuchu", sucesso garantido junto aoa "analistas" da rede goebbells.

NA ESCUTA disse...

GENTE, POR FAVOR, VAMOS NO BOCA A BOCA, NAO PODEMOS DEIXAR PARA UM SEGUNDO TURNO, POIS TEM O DESGATE E UM GASTO SEM NECESSIDADE. JA GANHANDO NO PRIMEIRO TURNO, TERAO MAIS TEMPO DE RESOLVER AS NOMEAÇÕES E COMEÇAR JA O PAC 2.

marcos - RS disse...

Vamos conversar com os indecisos é importante não vacilar, a hora da verdade está chegando !!!

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Neste momento, é que os AINDA duvidavam da inteligência do nosso grande Lula ficarão fantasticamente surpresos, explico :
O nosso Presidente Lula fez questão de fazer uma ampla coligação para apoiar a candidata Dilma, tendo esta coligação o PMDB, PDT, PR, PCdoB, PSC, PSB, PTC, PTN, todos liderados pelo PT, agora nesta hora da onça beber água, teremos dezenas de milhares de candidatos com "cola-santinho" indicando o nº 13 para a Presidência da República .
Posto isto, informo que a nossa Dilma Roussef deverá liquidar este pleito no dia 03/10/2010 .

Vamos manter a calma, mas continuar pedindo votos de familiares, amigos e até de desconhecidos .


Saudações Petistas !

Morais disse...

O sonho é muito importante, devemos deixar a oposição sonhar, pois nós sonhamos muito com o segundo turno em São PAulo, o PT trabalhou muito e agora o sonho vai se tornar realidade.
Continuaremos sonhando com a vitória do Mercadante e trabalhando muito e com certeza este sonho se realizará, mas o sonhor deles está fora de cogitação de ser realizado.

Anônimo disse...

JA CONSEGUI CONVENCER 8 PESSOAS INDECISAS E 2 QUE TINHAM MEDO DE VOTAR NA DILMA , ELES TINHAM OUVIDO FALAR QUE A DILMA ERA FAVOR DO ABORTO , ELES SAO EVANGELICOS , FALEI PRA ELES QUE ERA MENTIRA , QUE O SERRA INVENTOU ESSA PRA PREJUDICAR A DILMA , AGORA ELES VAO VOTAR NA DILMA KKKKKKKKKKK , A VERDADE VAI VENCER O MEDO , TEMOS QUE ENCERRAR DIA 3 DE OUTUBRO SEM CHANCES PRA TRAIDORA DA MARINA E PRO ZE PEDAGIO

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração